Faz mal escovar os dentes 5 vezes?

Perguntado por: ldrumond . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 19 votos

Pode escovar os dentes 5 vezes ao dia? Sim, porém se bem feita a escovação três vezes ao dia você não terá problemas com cáries dentárias ou doenças na gengiva.

Não há problemas em exceder o número comum de escovações diárias, desde que isso seja feito da forma correta e sem pressa. De nada adianta escovar os dentes 7 vezes por dia, se todas forem às pressas.

Escovar os dentes com frequência exagerada provoca, com o tempo, o desgaste do esmalte dental e o encolhimento gengival. Para manter a higiene adequada, é recomendada a escovação três vezes ao dia.

Pode escovar os dentes 4 vezes por dia? Não só como pode e sim como deve, normalmente profissionais recomendam de três a quatro vezes ao dia uma boa escovação dentária.

A limpeza da língua pode ser feita com a mesma frequência que a limpeza dos dentes. Isso significa que ela pode ser realizada sem problemas durante a escovação.

O tártaro no dente (ele também pode ser chamado de cálculo dental) é a placa bacteriana (ou biofilme dental) que endurece na superfície dos dentes. O tártaro também pode se formar sob a gengiva e irritar os tecidos gengivais.

O campeão de indicações na internet para clarear os dentes é o bicarbonato de sódio. São diferentes combinações: bicarbonato com limão, bicarbonato com água oxigenada, bicarbonato com gengibre e por aí vai… O bicarbonato realmente deixa o dente com aspecto mais claro.

A União Francesa para a Saúde Buco-Dental (UFSBD, na sigla em francês) anunciou novas recomendações para a higiene da boca refutando orientação disseminada de que seriam necessárias três escovações de três minutos por dia.

Indicativos de uma boca saudável

  1. 1 – Dentes claros e fortes.
  2. 2 – Gengivas uniformes e sem sangramento.
  3. 3 – Ausência de sensibilidade nos dentes.
  4. 4 – Bom hálito.
  5. 5 – Língua sem alterações de cor e textura.

A escovação excessiva pode ser prejudicial? Segundo a Dra. Anna, escovar os dentes por muito tempo não é um problema, o problema é aplicar muita força na escovação. Usar muita força pode causar abrasão do esmalte dos dentes e do tecido gengival, provocando sensibilidade dentinária.

Como evitar o mau hálito?

  1. Cuide da sua saúde bucal. A melhor maneira de evitar o mau hálito é manter as bactérias longe dos dentes. ...
  2. Use o raspador de língua. ...
  3. Umedeça sempre a boca. ...
  4. Coma de 3 em 3 horas. ...
  5. Vá ao dentista periodicamente. ...
  6. Evite enxaguante bucal em excesso. ...
  7. Tenha uma alimentação adequada. ...
  8. Pare de fumar.

A maneira mais simples e eficaz de manter os dentes brancos é praticar uma boa higiene bucal. No mínimo, isso significa escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia e sempre após a ingestão de alimentos ou bebidas açucaradas.

Portanto, a maneira certa de lidar com a questão é escovando os dentes após o café da manhã. Assim, além das bactérias, o restos de alimentos presos nos dentes durante o processo de mastigação também são retirados, preservando a saúde bucal.

A escovação noturna é a mais importante porque no período noturno, enquanto dormimos, acontece uma redução do fluxo salivar. Com isso, acidez da boca aumenta, crescendo também a suscetibilidade para o desenvolvimento de doenças bucais.

A cárie é uma infecção dos dentes causada por bactérias naturalmente presentes na boca e que se acumulam formando placas duras e difíceis de serem removidas em casa. Nesta placa, as bactérias vão aos poucos perfurando o esmalte dos dentes e causando dor e desconforto quando chegam nas partes mais profundas dos dentes.

Dentistas indicam três vezes ao dia para reduzir as chances de formação da placa bacteriana, mas uma vez já bastaria. A escovação é a melhor forma de manter a saúde, prevenir e reduzir a placa bacteriana, a remineralização dentária, as cáries, a halitose, as doenças bucais e as periodontais.

A escovação dentária após acordar é extremamente necessária, a fim de que seja removido o maior número de placa bacteriana possível.

Uma língua saudável é rosada, viçosa, brilhante, com bom tônus e saburra (crosta que cobre o fundo da língua) branca, fina e úmida. "Em contrapartida, a presença de tremores, inchaço, marcas de dentes ou cor alterada demonstram um aspecto menos saudável", afirma a homeopata Maisa Misiara.

Dicas para escovar os dentes da forma correta
A escova deve ficar em um ângulo de 45 graus em relação aos dentes. Tenha atenção nos locais que concentram resíduos, como a junção da gengiva e dos dentes – assim como os molares. Escove um dente de cada vez, com movimentos circulares até encostar suavemente na gengiva.

“A higienização da língua é fundamental para manter a saúde oral em dia, evitando o mau hálito e o desenvolvimento de micro-organismos que são nocivos para a dentição”, aconselha o especialista. O dorso desse conjunto de músculos costuma acumular uma massa esbranquiçada, a chamada saburra.