Faz mal encolher a barriga na gravidez?

Perguntado por: imendes . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.9 / 5 15 votos

Ainda que seja possível, há também a dúvida sobre o pequeno estar em perigo quando a mãe faz esse movimento de “esvaziar” a barriga. No entanto, a Dra Karen esclarece que não é o caso. “Para o bebê, isso não faz a mínima diferença porque ele está dentro de um espaço de líquido amniótico.

Então preparamos uma lista com as sete coisas que grávida não pode fazer de jeito nenhum e explicamos rapidamente o porquê de cada uma dessas ações.

  1. 1 – Bebida alcoólica. ...
  2. 2 – Tatuagens. ...
  3. 3 – Alimentos crus ou pouco cozidos. ...
  4. 4 – Atividades físicas. ...
  5. 5 – Vacinas. ...
  6. 6 – Doação de sangue. ...
  7. 7 – Medicamentos para dormir.

Isso porque, quando o abdômen se distende para acomodar o bebê, a pigmentação da pele do abdômen pode gerar essa linha. Ou seja, toda gestante está propensa a apresentar a linha nigra, pois ela é apenas uma alteração da pele diante da gravidez. Desse modo, se você é gestante e a linha nigra apareceu, fique tranquila.

Por que a Barriga de Grávida Fica Dura? A barriga já começa a ficar dura logo no início da gravidez, entre a 7ª e 8ª semana de gestação. Nesta fase, apesar de não se notar ainda um crescimento, a mulher pode começar a perceber que o “pé da barriga” está mais inchado e mais duro do que antes de engravidar.

Os músculos e ligamentos que sustentam a barriga estão se esticando cada vez mais, sendo normal sentir um pouco de dor. Os braços e as pernas do bebê já são proporcionais entre si e relativamente ao resto do corpo.

Prática pode fazer os músculos abdominais ficarem desequilibrados, além de colocar em risco diversos órgãos como o pulmão e o estômago. Quem nunca deu uma segurada na respiração e murchou a barriga para tirar uma foto e parecer ficar mais magro.

Isso porque o ato de encolher a barriga o tempo todo pode causar inúmeros problemas de saúde que você nem imagina. Segundo Walkíria Brunetti, fisioterapeuta especializada em Saúde Postural e Dores Crônicas, encolher a barriga pode hiper tensionar os músculos superiores do abdômen e enfraquecer os músculos inferiores.

"O hábito de murchar a barriga sobrecarrega a musculatura superior e enfraquece a musculatura da região inferior do abdômen. Isso pode levar a dores nas costas, problemas na respiração e até escape urinário ", explica a fisioterapeuta Priscila Pschiski, da Clínica Pelvic Funcional, em Brasília.

De lado (direito)
Assim como a posição de barriga para cima, essa pode também comprimir a veia cava da oxigenação. Pode trazer mal estar para mãe, e, ocasionalmente algum prejuízo para a oxigenação do bebê. Por isso, esta é uma posição a ser evitada, mas não abolida.

Isso porque o consumo materno de chimarrão, chá, cacau, café passado, suco de uva e outros alimentos ricos em polifenóis e flavonoides pode afetar o desenvolvimento da circulação do bebê durante a vida intrauterina, a partir do terceiro trimestre de gravidez (28 semanas).

Muitas mulheres acreditam que durante a gravidez não podem abaixar para pegar alguma coisa no chão, mas isso não é verdade. Na verdade, mulher grávida pode sim abaixar, desde que tenha cuidado para não cair ou se machucar de outra forma. O que também deve ser evitado na gravidez, além da queda, são pancadas na barriga.

O umbigo em algumas gestantes pode começar a mudar ainda no primeiro trimestre. Algumas podem ficar com a região estufada ainda mesmo sem apresentar a barriga de gestante.

Dicas para prevenir e tratar as estrias

  1. Hidratação. A hidratação da pele é importante em todas as fases da vida e ainda mais durante a gravidez. ...
  2. Uso de óleos. ...
  3. Massagem. ...
  4. Não utilizar roupas apertadas. ...
  5. Não tomar banhos quentes. ...
  6. Visita ao dermatologista. ...
  7. Cuidado com a alimentação.

Apesar da expectativa e de sempre pernsarmos no local quando falamos sobre gravidez, pouco se fala que, por mais que pareça o contrário do movimento natural de crescimento do bebê, cada mãe tem um processo única e que, por conta disso, pode acontecer da barriga não crescer tanto quanto era esperado.

Então, se você notar alguma anormalidade, a dica é deitar-se de barriga para cima, marcando o tempo e contando os movimentos. Caso note que ele está se mexendo menos que 10 vezes, num intervalo de duas horas, procure seu médico. Normalmente, quando está tudo bem, é possível contar 10 estímulos em 30 minutos.

Essa dor pode existir sim e é uma dor abdominal no período da ovulação (metade do ciclo menstrual), mais precisamente onde se localiza o útero (quatro dedos abaixo do umbigo).