Faz mal dormir tarde na gravidez?

Perguntado por: ateles . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.3 / 5 14 votos

Durante a gravidez, é comum sentir mais sono que o normal e, de acordo com um estudo publicado no Sleep Medicine Journal, tirar sonecas durante a tarde não é nada prejudicial – pelo contrário.

Não. Apesar de haver uma maior secreção do hormônio de crescimento durante a noite, o aumento das horas de sono não se relaciona a um maior crescimento.

O bebê dentro da barriga dorme muito, de 8 até 16 horas de sono por dia e durante essas longas sonecas ele tem sonhos você sabia dessa? Sim, o bebê tem sonhos com suas vivencias dentro do útero inclusive todas as sensações que recebe de sua mãe.

1. Primeiro trimestre. A 1ª das 12 semanas da gravidez tem a sonolência mais forte.

– Sentar: A cadeira ou sofá deve ter sempre um encosto, para que a coluna fique totalmente apoiada.

Dormir de barriga para cima não é recomendado porque o útero acaba causando uma compressão do sobre os vasos sanguíneos do abdome, especialmente sobre a veia cava (que traz o sangue de volta dos membros inferiores para o coração). No entanto, não é nada "grave" ou que possa fazer mal para o bebê.

Ao levantar-se da cama, faça-o com movimentos suaves, espreguiçando-se, pois isso é bom para as articulações e para a musculatura.

Em resumo, dormir do lado esquerdo é a posição mais recomendada para a saúde da gestante e do feto durante a gravidez.

O bebê dentro da barriga dorme em grande parte do seu dia, chegando até 12 horas de sono e durante essas longas sonecas ele tem sonhos. Mas sonhos, como assim? Sim, o bebê tem sonhos com suas vivencias dentro do útero inclusive todas as sensações que recebe de sua mãe1.

É por meio do sono que o organismo exerce as principais funções restauradoras do corpo, repondo as energias para uma nova jornada. Durante a gravidez, então, dormir bem é primordial.

A boa notícia é que cochilar à tarde faz bem e oferece benefícios à saúde do corpo e da mente. Hábito comum da cultura espanhola e italiana, a famosa “sesta” (ou soneca após o almoço), aumenta a disposição e a produtividade nas tarefas diárias, diminui o cansaço e melhora a concentração e o desempenho cognitivo.

O BEBÊ SENTE FOME NA BARRIGA DA MÃE? Não, seu bebê não sente fome quando você está grávida. O feto recebe um fluxo constante de nutrientes, desde o momento da implantação no revestimento do útero até a mãe dar à luz, o feto terá tudo o que precisa através da placenta.

Massagear a barriga
A sensibilidade ao toque surge por volta da 20ª semana de gravidez. A partir desse período, o bebê passa a sentir e até a reagir, seja com uma leve aceleração dos batimentos cardíacos ou empolgadas piruetas, aos carinhos e massagens recebidos.

A verdade é que o bebé sente e absorve muitas coisas que acontecem no Mundo. Segundo os especialistas o bebé consegue reconhecer a voz e as emoções da mãe da mãe e muitas outras coisas. À medida que cresce o bebé é capaz de sentir os gestos de carinho e afeto na barriga.

A fadiga, mesmo a fadiga extrema, é um sinal precoce de gravidez que quase todas as mulheres experimentam no primeiro trimestre. Também é muito normal no terceiro trimestre, afetando cerca de 60% de todas as mulheres grávidas.

O ginecologista e obstetra Domingos Mantelli explica que o apetite exacerbado é comum no primeiro trimestre da gravidez, principalmente devido às mudanças hormonais, mas é preciso tomar alguns cuidados.

O estresse de uma mulher durante a gravidez pode afetar o desenvolvimento do cérebro do bebê ainda não nascido, de acordo com estudos baseados em exames cerebrais em fetos, publicados nesta segunda-feira (7) na revista de medicina JAMA Open Network.

Se estiver tudo bem com sua gestação, fisiologicamente falando, não há problema nenhum em se agachar em qualquer momento da gestação, não vai fazer o bebê nascer antes da hora.