Faz mal dormir ouvindo celular?

Perguntado por: omoraes . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.1 / 5 10 votos

Quando utilizamos algum aparelho eletrônico à noite, o nosso corpo se engana com a luz e, assim, passamos mais tempo acordados. Como o nosso corpo é diretamente influenciado pela luz e por influências externas, durma em um quarto escuro, silencioso e calmo.

Em números, ter o acesso a gadgets (smartphones e tablets) à noite, mesmo sem utilizá-los, aumenta em 79% o risco de ter sono insuficiente. São 46% mais riscos de piora na qualidade do sono e 127% maiores chances de sonolência durante o dia. Segundo um dos autores, o Dr.

DORMIR COM O CELULAR DEBAIXO DO TRAVESSEIRO FAZ MAL? Muitos acreditam que o grande perigo de dormir com o celular debaixo do travesseiro está relacionado com a radiação. Mas, na verdade, o superaquecimento é o grande vilão nesta história. Assim como qualquer aparelho eletrônico, o superaquecimento deve ser evitado.

5 ajustes que você deveria fazer no celular antes de dormir

  1. Ativar o Modo Noturno. ...
  2. Definir Limite de Tempo para aplicativos. ...
  3. Configurar agenda de sono no app Saúde (iOS) ou Bem-estar Digital (Android) ...
  4. Habilitar o recurso "Não Perturbe" ...
  5. Usar app para relaxar.

Algumas recomendações contidas no guia californiano de como evitar exposição à radiação dos celulares são: deixar o aparelho longe do corpo, de preferência na bolsa ou mochila; usar fones de ouvido e autofalante, para evitar a proximidade do aparelho com o cérebro; preferir o envio de mensagens a ligações; evitar usar ...

No entanto, caso carregue o seu smartphone no quatro, este hábito poderá afetar a secreção de melatonina no corpo, o que pode então levar a algumas consequências, como obesidade e diabetes. O estudo indica que, no estado de standby, o valor da radiação eletromagnética do smartphone é de 2,3 miligauss.

Já a neurologista do Hospital Marcelino Champagnat, Patrícia Coral, complementa que essa expectativa e o contato prolongado com o celular podem gerar transtornos de ansiedade, depressão, dificuldade de concentração e insônia.

Recomenda-se cortar o tempo de tela 1 hora antes de dormir, mas também há benefícios em interromper apenas 30 minutos antes de dormir.

Apesar do nível baixo de radiação emitida pelo aparelho ser baixo, o acúmulo de exposição à radiação constante pode ser danoso. Desde 2011 a Organização Mundial da Saúde(OMS) adotou uma postura mais cuidadosa sobre esse tema.

Se você tem o hábito de deixar o seu celular carregando a noite inteira, enquanto você dorme, pode ficar tranquilo. Não há riscos do aparelho sofrer um superaquecimento, e muito menos dele explodir.

3) TV, computador e rede elétrica: Se possível, evite colocar sua cama perto da Tv, Computador e rede elétrica no quarto. Estes pontos emitem Tensão Eletromagnética insalubres ao corpo humano. Mantenha a distância de pelo menos Um metro.

Quando esses sentimentos tomam dimensões desproporcionais e a mente não se desliga ao dormir, apresenta-se o quadro de ansiedade noturna. O estresse acumulado durante o dia, assim como as preocupações constantes, são fatores que interferem diretamente na qualidade do sono, causando esse transtorno.

Normalmente, a insônia está associada a estresse, hábitos inadequados, um estilo de vida desregrado, transtornos mentais, neurológicos ou hormonais. Além disso, pode ser resultante de problemas respiratórios e gastrointestinais, dores crônicas, e o uso de determinados medicamentos.

Como a TV pode prejudicar a qualidade do sono? Um estudo feito nos Estados Unidos pela Johns Hopkins Medicine, revelou que dormir assistindo TV (ou até mesmo assistindo séries em computadores ou tablets) pode trazer prejuízos à qualidade do seu sono.

Saiba como os aparelhos eletrônicos atrapalham o sono
A combinação sono e aparelhos eletrônicos, como celular, tablet e notebook, é extremamente perigosa. A luz emitida pelas telas dos dispositivos bloqueia a liberação da melatonina – que é o hormônio responsável por avisar ao corpo que está na hora de dormir.

As ondas de radiofrequência dos celulares são de baixa potência, mas seu impacto na saúde preocupa os cientistas. Mas também há pesquisas que associam o uso do telefone celular com câncer de pele e câncer de testículo.

Segundo os critérios estabelecidos pelo BFS os celulares que apresentam os maiores níveis de radiação são o Motorola Edge que emite 1,79 watts por kg, o ZTE Axon 11 5G, Asus – ZenFone 6, Apple – iPhone 13 Pro Max, Google – Pixel 3a XL e alguns aparelhos da marca Xiaomi.

A tensão começa a crescer à medida que maior carga é adquirida, portanto, é recomendado mantê-la em uma faixa abaixo de 100% – entre 80% e 30%, para ser mais específico – para que o processo exija menor tensão, prolongando a vida útil da bateria.

Basicamente, os ciclos são compostos por cargas completas da sua bateria até 100%. Ou seja, cada vez que você carrega o seu telefone em 100%, você gastou um ciclo de carga. Com isso, é uma boa ideia evitar que seu celular complete esses ciclos a cada vez que é conectado ao carregador.

Se com 20% de carga restante, o aparelho alerta para bateria baixa, já dá para plugar o celular na tomada sem danos, segundo George Monte. “Você pode colocá-la para carregar sempre que quiser, porém note que a cada uma carga 'completa', equivalente a 100% dela, você vai contar um ciclo”, emendou Eronides Neto.