Faz mal dormir no chão?

Perguntado por: amota . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 4 votos

De acordo com especialistas, dormir no chão não vai trazer benefícios a longo prazo. Contudo, a curto prazo, pode ajudar a reduzir as dores agudas na coluna. Assim, isso acontece pois, ao dormir no chão, as pessoas tendem a deixar os joelhos para cima, tirando a pressão da coluna.

A tendência de quem dorme no chão é tornar-se mais produtivo e desperto, pois além de acordar sentindo-se mais relaxado e descansado, devido a boa postura durante as 8 horas de sono, não é comum que a pessoa continue no chão, enrolando, após abrir os olhos.

Isso porque, na cultura japonesa, o ato de dormir próximo ao chão faz com que as energias sejam absorvidas pela terra e renovadas, o que resulta em uma maior qualidade do sono. Há ainda outros benefícios para a saúde, como a melhora na circulação sanguínea, o relaxamento muscular e a correção da postura.

Coloque um lençol grosso ou um colchonete no chão.
Escolha algo que vá proporcionar muito amortecimento, como uma colcha ou um descanso para as costas. Se você não tiver nada grosso o suficiente, empilhe alguns cobertores. Teste seu colchonete para garantir que ele dá bastante apoio para as costas.

Dormir no chão evitando o contacto direto
Se quiser colocar a cabeça no chão, é preferível encontrar uma superfície mais ou menos macia para o fazer. Deitar-se na carpete ou no tapete pode ser mais confortável do que deitar-se em pisos de madeira ou azulejo.

Algumas vezes, poderá ocorrer o excesso de calor. O motivo dos coreanos ainda dormirem no chão, é porque na Coreia do Sul ainda há muitas casas antigas, que utilizam esse método. Hoje em dia, o aquecimento foi adaptado com o sistema à gás, mas isso na maioria, em apartamentos, e isso acabou se tornando um costume.

Dormir de barriga para cima é totalmente prejudicial? Dormir de barriga para cima não é uma posição ideal, porém, não é totalmente prejudicial para o corpo. Nesta posição, as articulações relaxam, o que impede torções ou dores. Os prejuízos, no entanto, podem ser para a coluna, que não fica ereta perfeitamente.

De lado. “Além de ser a posição mais recomendada pelos especialistas, dormir sobre o lado esquerdo do corpo é especialmente interessante para aqueles que sofrem com problemas gastrointestinais”, indica o médico.

Aposte em dormir com dois travesseiros! Além de ajudar a introduzir o sono mais rápido, ele ajuda a evitar dores musculares e melhora a circulação sanguínea, reduzindo problemas de pressão arterial, varizes e inchaços pela manhã. Quem não gosta de dormir com o aconchego ideal para uma boa noite de sono?

A origem da cama
O ato de dormir sempre foi uma questão, desde o início da humanidade. Na pré-história, o ser humano pensava em como dormir melhor. Dessa forma, dormir melhor era sinônimo de segurança, onde dormir com um pouco mais de conforto, mesmo que naquela época a cama ainda não fosse uma ideia.

Quando você coloca seu colchão no chão, não há circulação de ar na parte inferior. Se houver umidade na superfície, pode surgir um problema a longo prazo. Se você optar pelo colchão para chão, será necessário colocá-lo em pé para arejar diariamente.

sete horas

Em média, 70% dos homens japoneses dormem menos que sete horas por dia. O ideal é de sete a nove horas por dia, para pessoas entre 18 e 64 anos.

Dados do governo local, de 2015, mostram que 39,5% dos japoneses dormiam menos de seis horas por dia —dado pior até que os dos anos 1980, na época frenética da bolha de crescimento econômico. O índice, que é recorde, representa aumento de 8% em relação a 2014 e de 15% ante o ano anterior à posse de Abe.

Vários médicos e ortopedistas indicam o colchão inflável pela forma como ele pode ficar firme e proporcionar grande relaxamento para o corpo.

Ou seja, existem crenças que vão mais longe e acreditem que dormir com os pés virados para a porta atrai, de alguma forma, a morte. Voltando ao feng shui, os especialistas nesta prática de bem estar acreditam, também, que ter a cama nesta posição é desfavorável à circulação de energias.

É bom para o cérebro. Dormir sobre o lado esquerdo beneficia a drenagem linfática do sistema nervoso central, garante um estudo realizado na Universidade de Stony Brook e na Universidade de Rochester, nos Estados Unidos, e publicado na revista científica The Journal of Neuroscience.

O colchão futon de 8 cm é macio e confortável e respirável. É capaz de ser enrolado para ficar no armário e enrolado no chão para dormir. Permite um uso eficiente do espaço de vida e armazenamento, fácil de se mover.