Faz mal dormir muito no final da gravidez?

Perguntado por: ugomes . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.7 / 5 12 votos

Para os pesquisadores, ficou evidente que dormir demais, e não pouco, pode ser considerado um fator preditivo da DMG. Por outro lado, horas insuficientes de sono na gravidez tampouco beneficiam uma pessoa grávida. A privação de sono nessa fase está associada a maiores níveis de biomarcadores de inflamação.

Acomodando o barrigão
“Em geral, orientamos a deitar sobre o lado esquerdo do corpo, porque ajuda um pouquinho a não pressionar as principais veias e vasos do corpo”, explica a obstetra e ginecologista Mariana Prado.

Eventualmente, sintomas como náuseas e vômitos, sensação de barriga distendida, vontade frequente de urinar, cansaço e alterações do humor podem surgir no final da 4ª semana de gestação, mas eles são mais comuns a partir da 5ª e 6ª semanas.

Um deles é a sonolência que, de acordo com Gondek, está relacionado às alterações hormonais. “Mais para o final da gestação, a mulher fica mais cansada e se sente mais sonolenta, a barriga incomoda mais e a pressão pode cair.

Quantas horas de sono deve ter uma gestante? O ideal é que a gestante mantenha sempre o mesmo horário de dormir e de despertar. Durma cedo, tome bastante líquido e tente fazer com que o seu sono dure de 10 a 12 horas por dia. O metabolismo da grávida é bastante acelerado e o descanso é importante.

Geralmente, a fase da gravidez que dá mais sono é entre o primeiro e o terceiro trimestres. Durante o primeiro trimestre, o corpo da mulher passa por alterações físicas e hormonais, especialmente o aumento da progesterona, logo no início da gravidez, para que o feto se desenvolva com saúde.

É possível que o sono excessivo esteja relacionado com problemas de saúde, como a anemia, fibromialgia, rinite, alterações na tireoide e doenças cardíacas. Entretanto, também existem as chamadas doenças do sono, que causam o mesmo sintoma, são elas a narcolepsia, apnéia do sono e hipersonia idiopática.

Os movimentos feitos pela mãe como sentar, levantar, deitar e entre outros, são sentidos pelo bebê a partir da 17ª semana, pois o sistema de equilíbrio do feto já está formado. A partir da 20ª semana, os bebês também conseguem sentir o toque. É muito importante estimular o bebê nesta fase fazendo carinho na barriga.

O que o bebê sente quando a mãe passa a mão na barriga? Diversos estudos já investigaram o comportamento dos bebês dentro da barriga da mãe. Sabe-se que eles são capazes de ouvir vozes e sentir quando alguém toca quem os carrega – seja com a mão, seja num exame de ultrassom, por exemplo.

O BEBÊ SENTE FOME NA BARRIGA DA MÃE? Não, seu bebê não sente fome quando você está grávida. O feto recebe um fluxo constante de nutrientes, desde o momento da implantação no revestimento do útero até a mãe dar à luz, o feto terá tudo o que precisa através da placenta.

A médica destaca que vale ressaltar a adoção de alguns cuidados extras. O obstetra deverá orientar a gestante de que posições sexuais mais ousadas ou “acrobáticas” não são recomendadas. Não é a relação em si, mas são os movimentos bruscos, exagerados ou traumáticos que podem causar risco à gestação e ao feto.

São como saltinhos na barriga e podem ser percebidos logo no início da gestação. Quando a mulher está deitada é ainda mais fácil de perceber e, dependendo do estágio da gravidez, o bebê soluçando pode até incomodar, principalmente na hora do sono.

Porque o bebê só fica do lado direito da barriga? A explicação tem relação com a circulação do sangue da mãe, que é favorecida com o corpo deitado nesta postura. “A artéria aorta, que leva o sangue em direção ao corpo, desce pelo lado esquerdo da coluna.

Confira alguns deles!

  • 1- Mais contrações de treinamento. Conhecidas como contrações de braxton Hicks, elas são diferentes das de trabalho de parto. ...
  • 2- Pressão na pelve. ...
  • 3- Sensação de respirar melhor. ...
  • 4- Diminuição do movimento fetal. ...
  • 5- Maior inchaço nas mãos e pernas. ...
  • 6- Aumento da secreção vaginal.

Quando perceber que as contrações estão ficando muito frequentes, deite-se de lado e comece a contar. Se em um intervalo de 30 minutos ocorrem três contrações, de maneira regular (uma a cada 10 minutos), você está entrando no início do trabalho de parto.

Quando se aproxima a hora do parto a gestante pode sentir a barriga endurecer e ter contrações que não duram muito tempo. Antes de sair para a maternidade, a recomendação é tomar um banho, repousar e observar se estas contrações se mantém e se são fortes e regulares.

É muito comum, inclusive, que essas contrações comecem à noite devido ao aumento da produção de melatonina (causado pelo relaxamento), e a mulher amanhecer sem sentir nada. Na grande maioria das vezes, durante esse período o colo do útero vai amolecendo e afinando. O tampão pode sair e o intestino ficar mais solto.

Dormir de barriga para cima não é recomendado porque o útero acaba causando uma compressão do sobre os vasos sanguíneos do abdome, especialmente sobre a veia cava (que traz o sangue de volta dos membros inferiores para o coração). No entanto, não é nada "grave" ou que possa fazer mal para o bebê.