Faz mal dormir em quarto quente?

Perguntado por: dramires . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.1 / 5 12 votos

Em resumo: um desastre total. Quando está muito quente para dormir, os estágios do sono ficam desequilibrados. A temperatura corporal elevada está associada a uma queda no sono de ondas lentas, responsável pela revigoração física.

Não, o ar condicionado não prejudica a saúde. O que pode acontecer, é uma sensação de ressecamento das vias respiratórias. Mas isso não faz mal à saúde e pode ser prevenido, tomando sempre bastante água e hidratando as mucosas.

Aquele peso a mais de um edredom e cobertores traz uma sensação de aconchego e muitas pessoas acreditam que, no frio, o sono é muito melhor. E não é que é verdade? “Quando está mais frio, os mecanismos fisiológicos para a manutenção da temperatura do corpo (mais as cobertas e roupas quentes) favorecem o sono.

"O ideal seria sempre dormir com portas e janelas abertas, principalmente estando alguém gripado, com alguma infecção viral respiratória, na tentativa de melhorar a circulação do ar e consequentemente diminuir os riscos", afirma Pedro Augusto Vieira, otorrinolaringologista do Hospital Cema, em São Paulo.

Veja nossas dicas!

  1. Use ventiladores posicionados estrategicamente. ...
  2. Promova entradas de correntes de ar. ...
  3. Instale um bom ar condicionado ou climatizador. ...
  4. Aposte nas plantas como itens da decoração. ...
  5. Troque as lâmpadas por modelos de LED. ...
  6. Atenção à entrada de sol. ...
  7. Trocar os pisos por materiais mais frios.

Para o sono começar, o organismo precisa dissipar o calor. “No verão, o corpo tem de fazer um esforço redobrado para realizar esta tarefa. Assim é mais difícil adormecer. Além disso, o tempo de sono profundo e o tempo total de sono podem ficar mais reduzidos”, explicou.

A exposição ao vento também pode enfraquecer o sistema imunológico, deixando a pessoa vulnerável à entrada de vírus e bactérias. Quem sofre de problemas respiratórios, como asma e bronquite, precisa ter ainda mais cuidado, já que o ventilador pode ser um verdadeiro “pulverizador” de ácaros e poeira.

Segundo o professor, quando o fluxo de ar quente é oriundo do equipamento, como acontece com o split, que opera com sistema de recirculação — ou seja, sem haver renovação do ar interno com a entrada de ar externo — ocorre o fenômeno da expansão, que, por sua vez, pode provocar uma sensação de sufocamento.

Se você sofre de algum tipo de alergia, como rinite ou sinusite, dormir com o ventilador ligado não é uma boa ideia. Isso porque o vento pode acelerar a circulação de partículas causadoras das alergias, desencadeando, assim, sintomas alérgicos.

Em entrevista à revista New York, Natalie Dautovich, professora de psicologia e porta-voz da National Sleep Foundation, dormir com os pés descobertos ajuda a evitar o excesso de calor no corpo, fator que atrapalha o descanso. A explicação, segundo a especialista, estaria na conexão entre o sono e a temperatura.

Segundo os cientistas, as mantas ativam o nervo vago de uma pessoa, ou seja, o nervo mais longo do corpo que vai do estômago ao crânio. A pressão do cobertor ativa o sistema nervoso parassimpático do corpo e ajuda a “desacelerar” o corpo, cortando a produção de cortisol e aumentando a secreção de serotonina.

Por outro lado, a Anvisa (Agência de Vigilância Sanitária), separa a temperatura ideal por estações e indica de 23ºC a 26ºC para o verão e 20ºC a 23ºC para o inverno.

O vento é responsável por causar baixas sensações térmicas devido à sua característica de acelerar a transferência de calor entre os corpos e o ambiente, proporcionando desta forma temperaturas mais agradáveis em dias de verão (exemplo do uso do ventilador).

Nestes casos, a recomendação é de colocar a parte dianteira do ventilador virada de frente para a janela da sala ou do quarto. Assim, o ventilador acaba empurrando o ar quente do ambiente interno para fora da janela.

Como ventilar um quarto sem janelas

  1. Deixe a porta aberta.
  2. Utilize ventiladores de teto, ou ventiladores portáteis.
  3. Uso de um sistema de ar condicionado.
  4. Ventilação mecânica exterior.

Ter uma bacia de água no quarto
Se não vem ao natural, improvisamos com o que temos. Nesse contexto, uma bacia ou um balde com água até a metade ajuda a manter a umidade atmosférica equilibrada no quarto.

Colocar um balde no quarto, ter plantas dentro de casa ou tomar banho com a porta do banheiro aberta são ótimas soluções caseiras para umidificar o ar quando este está muito seco e dificulta a respiração, deixando as narinas e a garganta seca.

Os ambientes fechados facilitam a propagação de vírus e bactérias que podem resultar em diversas doenças, principalmente durante o inverno, quando as temperaturas se tornam mais baixas e o ar mais seco, contribuindo para que o organismo fique mais vulnerável e propenso a infecções.

a cada noite fica mais difícil respirar Você torce muito seu corpo precisa de ar fresco e sem ele é difícil dormir bem você tem pesadelos sua muito sua pele fica com uma tonalidade amarelada o ar refrescar o seu quarto e seca a umidade. a umidade promove a disseminação de bactérias. todas.