Faz mal dormir de madrugada?

Perguntado por: lbeiramar5 . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.5 / 5 18 votos

Dormir de madrugada é um problema? De acordo com algumas pesquisas, dormir de madrugada pode ser um problema sim. Cientistas do Reino Unido indicam que o melhor horário para dormir é entre as 22h e 23h. Cair no sono depois desse horário aumenta em até 25% as chances de desenvolver doenças cardiovasculares.

Essa experiência pode deixar os indivíduos extremamente cansados e irritados durante o dia e até a longo prazo provocar cansaço crónico, ansiedade e depressão.

De acordo com um novo estudo publicado no periódico Experimental Physiology pessoas que possuem o hábito dormir tarde podem ter mais chances de desenvolver obesidade, diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares. Pesquisadores apontam que pessoas que acordam cedo têm menos chance de desenvolverem essas doenças.

A pessoa que dorme depois das 23 horas está se matando. E rápido. Portanto, para entender as consequências dos maus hábitos relacionados ao sono, descobrir porque dormir tarde faz mal à saúde e conferir minhas dicas para ter um sono saudável, continue a leitura até o final. A partir desse ponto a escolha é sua.

Se necessita de acordar às 6h
Neste caso deverá recolher-se às 20h46, 22h16 ou às 23h46 – e se quiser mesmo adiar a hora do descanso então a última chamada é à 1h16.

Idealmente, o objetivo deve ser passar por 5 a 6 ciclos de sono completos, por isso, para acordar às 4 da manhã, deve ir para a cama às 19 horas ou às 20h30.

Calma, você pode sim!

Por isso, entende-se que para um adulto acordar às 5 horas da manhã, ele precisa ir dormir até às 22h da noite anterior.

Temos evidências de que as pessoas que dormem as sete horas, mas acordam mais tarde, têm maior risco de desenvolver um quadro de depressão. Um estudo publicado recentemente pelo periódico JAMA Psychiatry mostrou que basta dormir uma hora mais cedo que esse risco é reduzido em 23%.

Principais malefícios de dormir tarde
Uma das consequências mais conhecidas após um sono mal aproveitado é o cansaço. A sensação de estar exausto tendo dormido pouco atrapalha a produtividade do nosso dia, dificultando na concentração e no cumprimento das tarefas.

Qualquer sutiã apertado pode interferir na circulação, independentemente do momento (manhã, tarde ou noite). Portanto, basta escolher o tamanho correto para evitar prejuízos circulatórios. O sutiã foi desenvolvido para o corpo feminino e não causa prejuízos à saúde, podendo ser usado durante o dia e à noite.

Uma síncope (desmaio) pode ocorrer durante o sono sim porque existem inúmeras causas de síncope e existe a possibilidade de certas causas gerarem síncope com o paciente deitado e até mesmo dormindo.

Dormir pouco pode favorecer o ganho de peso, devido ao impacto que o sono de má qualidade tem no apetite e no gasto energético, podendo levar ao ganho de peso. Isso porque dormir pouco está associado a alterações nos hormônios que controlam a fome.

O dia de um bilionário geralmente começa antes mesmo do nascer do sol. Badziag diz que a grande maioria deles acorda entre 5 e 6 da manhã. Mas a rotina matinal vai muito além de apenas levantar mais cedo.

As descobertas da ciência até agora apontam que quanto menos tempo de sono, mais curta será a sua vida. Então, se você quer chegar à velhice de maneira saudável, deve investir em uma boa noite de sono.

Analisando os horários e os QIs dos participantes, os pesquisadores concluíram que pessoas que dormem mais tarde demonstram inteligência, por reforçarem que não precisam estar em sincronia com a luz solar, como nossos ancestrais faziam.

Alguns fatores podem influenciar essa situação: metabolismo, processos fisiológicos ou nutricionais. O cansaço excessivo pode se manifestar com irritação, sonolência ou desânimo. Além disso, é comum afetar todas as áreas da vida e, inclusive, prejudicar o desempenho no trabalho e nas obrigações diárias.

Quanto aos adolescentes (dos 14 aos 17 anos), a orientação é de que durmam de 8 a 9 horas por noite. Para adultos entre 18 e 64 anos, recomenda-se de 8 a 9 horas de sono por noite. Acima dos 64 anos, a necessidade de horas de sono diminui para 7 a 8 horas.