Faz mal dormir com trança no cabelo?

Perguntado por: lesteves . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.2 / 5 6 votos

Dormir com tranças é seguro para o cabelo? Sim, mas você pode danificar o cabelo se as tranças forem apertadas demais. Quando você trança o cabelo com muita tensão, faz pressão no couro cabeludo, o que pode levar a queda de cabelo.

Confira os mitos, verdades e dicas! É MITO: Fazer rabo de cavalo ou trança não ajuda os fios crescerem, então, não adianta tentar esticá-los à "força".

Mesmo que a trança ainda esteja ótima, existe um tempo limite para ela ficar na cabeça. O ideal é nunca deixar passar de 8 semanas e, pelo menos uns 15 dias antes de renovar o penteado, deixar o cabelo natural se recuperar.

O atrito do seu cabelo e do jumbo com o travesseiro na hora de dormir podem potencializar o surgimento de frizz durante os dias em que você ficar com a trança boxeadora com jumbo. Por isso, a fronha de cetim é uma das opções que você tem para amenizar o problema.

- escovar bem as madeixas logo antes de ir para a cama, tirando todos os nós e deixando os fios completamente livres para a noite de sono; - aplicar um pouco de leave-in ou óleo capilar nas pontas para deixá-las soltinhas e, assim, evitar que o atrito no travesseiro provoque problemas a curto e longo prazo.

A famosa trança sempre foi associada como forma de evitar a quebra e ajudar no crescimento dos cabelos. Mas dependendo da maneira como o penteado é feito, o efeito pode ser contrário, causando até mesmo a perda dos fios.

"As tranças comuns não provocam nenhum malefício aos cabelos. O único tipo de trança que pode danificar os fios são as muito apertadas, que puxam a raiz", explica o cabeleireiro Anthony Souza.

Para dormir com as box braids e se acostumar com o novo estilo, faça um coque bem alto, mas frouxo, deixando todo o cabelo para cima, no topo da cabeça. Ao deitar, você não sentirá o peso das tranças, vai dormir mais confortável e ainda evita que seus cabelos naturais sejam danificados.

Mito! Realmente, quando tiramos a trança parece que nosso cabelo caiu muito, mas a verdade é que nosso couro cabeludo solta cerca de 150 fios por dia, então imagine todos esses fios sem conseguir sair?

Depois de passar um tempo com as tranças no cabelo, é comum que ele fique ressecado, já que não recebe nenhum tipo de tratamento além do shampoo. O couro cabeludo também requer cuidados no primeiro momento, porque é uma área bastante vascularizada e precisa de produtos que proporcionem oxigenação.

8 semanas

A durabilidade da trança raiz depende muito das características do cabelo e da forma como são feitas. Mas, de forma geral, elas costumam durar cerca de 3 a 8 semanas.

Por serem tranças que duram bastante no cabelo, é comum usá-las até o tempo limite de três meses, como já comentamos. Quanto mais elas ficam, mais potentes precisam ser os cuidados pós-retirada.

A trança espinha de peixe costuma ser a que dura mais tempo, além de uma ótima opção para deixar o visual mais estiloso.

6. Prenda o cabelo. Por mais que não pareça, prender o cabelo em forma de tranças ou rabo de cavalo contribui para acelerar o crescimento dos fios. A pressão natural desses penteados estimula o crescimento, no entanto, para evitar que os fios quebrem, é importante evitar excesso de peso ou pressão.

Por isso, evite lavar à noite e, para tirar o excesso de água, utilize uma toalha de algodão. Esse material evita frizz e mantém os fios intactos. E importante: não esfregue a toalha nas tranças.

O nó feito na colocação da box braids pode causar irritação e coceira no couro cabeludo devido a tensão nos fios. Na colocação de tranças sem nós, há flexibilidade imediata para estilizar o cabelo, no entanto a box braids necessita de alguns dias para o manuseio devido a tensão.

  1. Atenção ao lavar os cabelos. As tranças devem ser lavadas, ao menos, 1 vez na semana. ...
  2. Prefira produtos à base de óleos naturais. ...
  3. Mantenha a raiz sempre nutrida e hidratada. ...
  4. Faça manutenções regulares. ...
  5. Não fique com as tranças por muito tempo.

Pentear os cabelos todos os dias é o mais indicado
Se você está em dúvida se deve ou não pentear os cabelos diariamente, a resposta é sim. Isso porque, ao longo do dia, os fios facilmente ficam embolados por causa do vento, elásticos e até mesmo pela falta de cuidados.

O ideal é higienizá-lo pelo menos 1 vez na semana. Para um cabelo saudável, com bom crescimento, é fundamental cuidar bem do couro cabeludo, pois tudo começa por ali! Equilíbrio é tudo na vida! Por isso, lavar o cabelo de 3 a 4 vezes na semana é o cenário ideal.