Faz mal dormir com o celular por perto?

Perguntado por: acorte . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.5 / 5 4 votos

Um dos principais motivos para não deixar o celular por perto durante a noite, nem mesmo antes de dormir, é a luz azul emitida pelas telas destes dispositivos. Ao ter contato com a iluminação, o corpo tem seu ciclo circadiano, ou relógio biológico, alterado.

30 a 40 cm

O ideal é manter a distância mínima de 30 a 40 cm. Como as luzes transmitidas pela tela do celular são semelhantes à luz do dia, o cérebro humano não é capaz de entender que a pessoa está dormindo. Com isso, o sono é prejudicado.

Ficar mexendo no celular por muitas horas vem causando problemas de privação crônica de sono em adolescentes. A alteração do horário biológico deles aconteceu pela estimulação cognitiva dos smartphones. “Quando você começa a dormir mais tarde, seu relógio biológico se arruma e os problemas no sono aparecem.

As ondas de radiofrequência dos celulares são de baixa potência, mas seu impacto na saúde preocupa os cientistas. Mas também há pesquisas que associam o uso do telefone celular com câncer de pele e câncer de testículo.

No entanto, caso carregue o seu smartphone no quatro, este hábito poderá afetar a secreção de melatonina no corpo, o que pode então levar a algumas consequências, como obesidade e diabetes. O estudo indica que, no estado de standby, o valor da radiação eletromagnética do smartphone é de 2,3 miligauss.

Os dispositivos não suportam temperaturas extremas, como calor ou frio intensos. Mas cientistas afirmam que o travesseiro ou cobertor por si só não tem a capacidade de superaquecer os celulares. Geralmente, isso pode ocorrer pelo fato de as pessoas utilizarem muitos aplicativos e funcionalidades ao mesmo tempo.

A exposição em excesso a luz azul emitida pelos smartphones pode ser prejudicial até mesmo para o sono no fim do dia, é por esse motivo que mexer no celular antes de dormir ou durante a madrugada pode ser dificultar uma boa noite de sono. Verificar mensagens corporativas pode afetar negativamente a saúde mental.

Não durma com as costas e os pés para a janela ou para a porta. Há uma fuga de energia quando se está voltado para a porta. Nesta posição, você vai ter dificuldade de acordar e de levantar da cama.

5 dicas para não deixar o celular atrapalhar seu sono
Se quiser assistir a algo ou precisar usar o celular para qualquer coisa, faça isso em outro cômodo. Deixe o celular no silencioso durante a noite, idealmente longe do quarto e da cama. Se acordar no meio da noite, evite pegar o celular.

As frequências das ondas de rádio utilizadas pelos aparelhos celulares modernos estendem-se entre 450 e 2000 MHz (Mega Hertz – 106 Hz), que podem variar de acordo com as características da rede local de cada país.

O celular emite uma radiação eletromagnética a partir da antena acoplada ao aparelho (que atualmente não é visível, mas faz parte de seu mecanismo interno).

Segundo os critérios estabelecidos pelo BFS os celulares que apresentam os maiores níveis de radiação são o Motorola Edge que emite 1,79 watts por kg, o ZTE Axon 11 5G, Asus – ZenFone 6, Apple – iPhone 13 Pro Max, Google – Pixel 3a XL e alguns aparelhos da marca Xiaomi.

raios gama

Os raios gama são os mais perigosos porque atravessam o corpo e deformam as células, podendo levar a vários tipos de câncer.

A tensão começa a crescer à medida que maior carga é adquirida, portanto, é recomendado mantê-la em uma faixa abaixo de 100% – entre 80% e 30%, para ser mais específico – para que o processo exija menor tensão, prolongando a vida útil da bateria.