Faz mal dormir com fones de ouvido?

Perguntado por: ifogaca . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.9 / 5 3 votos

Dormir com fones de ouvido não faz mal à saúde, embora não seja tão agradável como é o caso de fones intra-auriculares ou headsets. Em alguns casos o uso de fones de ouvido na hora de dormir não é recomendado, como em infecções no ouvido. Tampar o canal auditivo pode resultar na piora da infecção.

As ondas sonoras podem contribuir para uma melhor qualidade de sono. Dessa forma, ouvir música antes de dormir pode trazer benefícios, e até mesmo ajuda a dormir mais rápido.

Por isso, é recomendável que o uso do fone de ouvido seja entre o intervalo de 30 a 60 minutos diariamente, pois, acima disso, é possível que a exposição contínua às células auriculares possam causar danos no processamento auditivo.

Não abuse do tempo de uso. Para não prejudicar a audição, é necessário limitar o tempo em que nos submetemos a atividades muito barulhentas. Por isso, o ideal é usar fones de ouvido no máximo uma hora por dia, segundo a OMS.

Com um bloqueio efetivo dos sons do ambiente, o usuário é levado a aumentar menos o volume. Enfim, concluímos que os melhores modelos de fone de ouvido para quem deseja preservar a audição são os circumaurais e intra-auriculares com cancelamento ativo de ruído.

Além do perigo do aparelho ter contato direto com a água, o vapor pode oxidar as terminações internas e prejudicar o funcionamento. Tomar banho com a playlist preferida como trilha sonora ou usar o celular enquanto utiliza o vaso sanitário. Embora sejam hábitos populares, nenhum deles são indicados por especialistas.

Curtir um som durante o banho não tem nada a ver com desperdício de água, muito pelo contrário. Selecionar algumas faixas prediletas pode ajudar a poupar o nosso líquido mais precioso. Para isso, basta escolher um certo número de músicas para tocar e marcar o tempo do seu banho.

Segundo alguns estudos, eles funcionam sobrepondo os ruídos do ambiente e nos blindando de quaisquer barulhos aleatórios que possam incomodar e atrapalhar o sono. Além disso, um pequeno estudo de 2012 mostrou que o som de chuva ajuda a reduzir as ondas cerebrais, aumentando o sono estável.

Outros especialistas indicam jazz, folk e música clássica como opções para relaxar e dormir. É importante saber que músicas de gêneros que não te agradam, ou que tenham grandes variações de tons e batidas, podem causar o efeito contrário, deixando você mais desperto e até estressado.

Os seis sons para dormir a seguir são os mais populares e eficazes para relaxar e pegar no sono.

  • Mar, chuva, rio e outros sons aquáticos. Sem dúvida alguma, o som ritmado da água tranquiliza. ...
  • Sons da natureza. ...
  • ASMR. ...
  • Ruído branco. ...
  • Música relaxante. ...
  • Ventilador oscilante.

Porém, algumas músicas podem ser mais eficientes do que outras para alcançar este estado de relaxamento; é o caso de 'Weightless', do grupo Marconi Union. Um estudo do instituto de pesquisa britânico MindLab International apontou essa faixa como a mais eficiente para reduzir os níveis de estresse.

O CDC destaca que, para prevenir a perda auditiva induzida pelo barulho, devemos evitar a exposição prolongada a ruídos ambientais superiores a 70 decibéis (como os de uma máquina de lavar roupa ou louça).

O fone de ouvido melhora a experiência do usuário em muitas situações. Com um fone de ouvido você pode assistir filmes, trabalhar e participar de reuniões sem interrupção, atender ligações e até mesmo participar de jogos sem ter interferência externa.

A maioria dos fones de ouvido não possui drivers para os tons graves, e aumentar muito o nível deles danifica rapidamente os alto-falantes. Como esse é um som de alta frequência, a tensão causada em alto-falantes que não possuem grande capacidade para graves acaba danificando-os.

Segundo especialistas, o uso excessivo do fone de ouvido e em alto volume, hábito está cada vez mais comum, principalmente entre os jovens, pode causar, a médio prazo, sérios problemas de saúde, podendo resultar em perda auditiva leve ou, em casos mais graves, em surdez.

Além do usuário perder qualidade do áudio, visto que deixará de ouvir com clareza alguns instrumentos e até mesmo tons, o uso do fone de forma unilateral pode causar a labirintopatia, também conhecida como doença do labirinto, que costuma causar bastante tontura.

Dependendo da causa da deficiência auditiva, a perda de audição pode ter cura após tratamento medicamentoso ou cirúrgico. O uso de aparelhos auditivos ameniza os casos de surdez mais profunda e corrige as deficiências leves a moderadas.

Quando posso usar o aparelho auditivo
No entanto, eles não permitem se expor à chuva sem medo de estragar o produto. A recomendação ainda é evitá-la, assim como outras situações.