Faz mal dormir com a barriga vazia?

Perguntado por: apereira . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.6 / 5 15 votos

O ideal é comermos alguma coisa leve, mas nunca irmos dormir com o estômago vazio. Estudos demonstraram que esse ato pode causar perda do sono e problemas para decompor a massa muscular durante a noite.

O especialista em Medicina do Sono explica que comer antes de dormir “pode perturbar a qualidade do sono” dado que a produção hormonal desencadeada pela ingestão de alimentos influencia e desregula a produção hormonal que acontece durante a noite.

Mas o que é considerado jejum? Jejum é o estômago vazio, o que garante que o medicamento estará sozinho no estômago e no duodeno do indivíduo. Assim, preconiza-se a administração uma hora antes das refeições e/ou duas horas após ter feito alguma refeição.

Os benefícios da ingestão de água em jejum podem ir muito além de purificar e eliminar as toxinas do organismo. Isso porque a água também pode funcionar como um alarme para o metabolismo, aumentando a queima calórica durante todo o dia em até 25%. Além disso, ao encher o estômago de água, há a inibição do apetite.

A melatonina, hormônio produzido pela glândula pineal, situada no centro do cérebro, é conhecida há tempos por seu papel na regulação do sono. Agora, surgem evidências de que ela também exerce uma ação fundamental no controle da fome, no acúmulo de gorduras e no consumo de energia.

“Umas das explicações para a associação entre estômago vazio e dor provocada pela úlcera é que quando o estômago está vazio a secreção ácida gástrica fica em contato direto com a parede inflamada (úlcera). Isso pode provocar irritação e dor”, explica o gastroenterologista Alexandre de Sousa Carlos.

O leite contém o aminoácido triptofano, o possível responsável por ajudar na hora de dormir. É que ele está envolvido na produção dos hormônios serotonina e melatonina, que são essenciais para a regulação do sono.

Realize pequenas tarefas
Pequenas tarefas, como lavar louça ou arrumar uma gaveta, podem também ajudar na qualidade do sono. Isso porque, além de ajudar a relaxar, afazeres simples quando concluídos propiciam a sensação de satisfação e nada melhor do que dormir se sentindo realizado.

A ingestão de água, além de ajudar em uma noite tranquila de sono, é uma das melhores formas de recuperar nutrientes e minerais no corpo. Durante o sono, a água presente no corpo lubrifica os músculos e articulações, beneficiando os hormônios e aumentando seu nível de energia.

Segundo a nutricionista Amanda Gerbasi, isso não é verdade. Leia também Produtos vendidos como 'saudáveis' podem ser enganação "É um mito. O que pode engordar é a qualidade do jantar. Muitas pessoas não têm o hábito de realizar jantares leves, de fácil digestão.

Mas, na grande maioria das vezes, uma ducha depois do almoço é inofensiva! No entanto, dependendo de alguns fatores, como a quantidade de comida ingerida, a temperatura da água e o esforço realizado durante o banho, a digestão dos alimentos pode, de fato, ser prejudicada.

36 horas

As fezes então são armazenadas em um local específico do intestino até serem evacuadas. Por incrível que pareça, esse processo de movimentação no intestino grosso dura cerca de 36 horas. Você deve estar pensando por que simples fezes levam tudo isso de tempo para irem embora do corpo.

duas horas

No momento que iniciamos nosso sono, os nossos sistemas passam a funcionar de forma mais lenta. Isso também ocorre com o sistema digestório e é por isso que se recomenda ingerir alimentos pelo menos duas horas antes de deitar.

Como o estômago e o intestino delgado estão inclinados para a esquerda, deitar-se sobre esse lado depois da refeição pode ajudar a fazer com que os alimentos passem por esses órgãos com mais facilidade. Mas lembre-se de esperar o intervalo de, pelo menos, duas horas até se deitar para evitar prejuízos ao sono.

Conclusão. Beber 500ml de água de uma vez pode causar desconfortos, mas não é prejudicial para a saúde em geral. No entanto, é importante beber água ao longo do dia, em pequenas quantidades, para garantir uma hidratação adequada e evitar sobrecarregar os rins.

Beber água ao acordar acelera o metabolismo, tonifica a pele, melhora a digestão e homeostase, melhora funcionamento de órgãos como gástrico, renal e cardíaco.

A combinação da água com limão é benéfica para a manutenção da saúde, por ser rica em vitamina C, bioflavonoides (que agem no organismo como potencializadores vitamínicos), cálcio, magnésio e limoneno que, de acordo com estudos, promove a melhora do humor e o alívio do estresse, da queimação e do refluxo gástrico.