Faz mal dormir 5 horas por dia?

Perguntado por: ppilar . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.7 / 5 20 votos

Um novo estudo publicado nesta semana fornece evidências de que pessoas com 50 anos ou mais, que dormem cinco horas ou menos à noite, têm um risco maior de desenvolver várias doenças crônicas à medida que envelhecem em comparação com pessoas que dormem mais.

Especialista do sono afirma que é sempre melhor dormir apenas uma ou duas horas do que fazer uma direta. Fazer diretas deve ser evitado. De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC), os adultos precisam de mais de 7 horas de sono por noite, e os miúdos de 6 a 12 anos precisam de 9 a 12 horas de sono.

Veja, a seguir, algumas dicas que podem ajudar a dormir bem a noite toda.

  1. 1 - Evite telas e luzes. Evitar luzes é muito importante para que o corpo entenda que é hora de descansar. ...
  2. 2 - Prepare o ambiente. ...
  3. 3 - Evite a ingestão de líquidos perto da hora de dormir. ...
  4. 4 - Pratique um esporte. ...
  5. 5 - Evite distrações antes de dormir.

Estudo dos EUA com quase 2 mil participantes concluiu que apenas uma noite sem descanso adequado já é o suficiente para prejudicar o nosso bem-estar físico e mental. Dormir por pelo menos seis horas todas as noites é o que especialistas recomendam para que adultos mantenham uma boa saúde.

- 6 a 13 anos: 9 a 11 horas (sendo aceitável ente 7 a 12 horas); - 14 a 17 anos: 8 a 10 horas (sendo aceitável entre 7 e 11 horas); - 18 a 25 anos: 7 a 9 horas (sendo aceitável entre 6 e 11 horas); - 26 a 64 anos: 7 a 9 horas (sendo aceitável entre 6 e 10 horas);

Especialistas não recomendam dormir menos de 7 horas ou mais de 12 horas.

Nerina Ramlakhan, pesquisadora e especialista em sono, explica que isso alinha as várias fases do sono – e que é importante dormir antes da meia-noite e acordar próximo do mesmo horário toda manhã, entre 7h e 8h. Ela alerta ainda que dormir demais, acima de 10 horas, traz prejuízos para a saúde mental a longo prazo.

Por isso, entende-se que para um adulto acordar às 5 horas da manhã, ele precisa ir dormir até às 22h da noite anterior.

A pessoa que dorme depois das 23 horas está se matando. E rápido. Portanto, para entender as consequências dos maus hábitos relacionados ao sono, descobrir porque dormir tarde faz mal à saúde e conferir minhas dicas para ter um sono saudável, continue a leitura até o final. A partir desse ponto a escolha é sua.

Sono polifásico faz mal? Não se sabe ao certo quais os riscos deste método e embora alguns estudos tenham mostrado que o sono polifásico não causa danos na saúde, algumas descobertas recentes sugerem que talvez não é aconselhado permanecer neste padrão de sono por muito tempo.

Ou seja, dormir mais pode aumentar as alterações e, consequentemente, favorecer o aprendizado. Os cientistas ainda compararam os níveis de redes no tecido cerebral humano na hora da morte, que exibiam ritmos semelhantes ao sono.

Além dos problemas percebidos de imediato, existem outros danos que podem ser percebidos após uma série de noites com sono reduzido. Entre os problemas mais relatados, podemos citar: ganho de peso, aumento dos riscos de doenças cardiovasculares e derrames, diabetes, problemas gastrointestinais e envelhecimento precoce.

Para saber se o seu sono está em dia e se você está realmente dormindo bem, atente-se às seguintes questões:

  1. Quanto tempo você demora para dormir?
  2. Quantas vezes você acorda de madrugada?
  3. Você tem uma rotina para o seu sono?
  4. Como você se sente durante o dia?
  5. Noites bem dormidas, melhoram sua qualidade de vida!

Os CEOS que os pesquisadores de Harvard entrevistaram dormem, em média, 6,9 horas. Musk, por exemplo, apesar de trabalhar muito, dorme seis horas por noite e afirma que passa um tempo de qualidade com sua família.

Estudos mostram que pessoas que dormem menos, tendem a ser mais inteligentes, pois provavelmente, gastam o tempo fazendo algo, enquanto os outro dormem. Muitos ficam acordados até tarde e acordam cedo, seja para trabalhar ou estudar. Se você não consegue se adaptar para dormir mais, relaxe, isso é um bom sinal!

As diretrizes continuam as mesmas para os adultos entre 18 e 64 anos de idade, cuja a recomendação é de 7 a 9 horas de sono.

Adultos jovens (18-25 anos): 7-9 horas por dia. Não devem dormir menos de 6 horas ou mais do que 10 ou 11 horas. Adultos (26-64 anos): o ideal é dormir entre 7 e 9 horas, embora muitos não consigam. Idosos (65 anos ou mais): o mais saudável é dormir de 7 a 8 horas por dia.

Um estudo realizado pela Universidade da Califórnia comprovou que dormir menos de oito horas por noite tem efeito cumulativo que afeta a cognição do indivíduo (ato ou processo da aquisição do conhecimento que se dá através da percepção, da atenção, associação, memória, raciocínio, juízo, imaginação, pensamento e ...

Pode-se sentir mudanças de humor, paranoias e até mesmo alucinações. Um exemplo de como o nosso corpo reage após horas e dias sem dormir é o caso do americano Randy Gardner, que em janeiro de 1964 entrou para o Guinness Book (o livro de recordes mundiais) após ficar 264 horas (cerca de 11 dias e 25 minutos) sem dormir.

Uma pesquisa mostra que alguns dos maiores gênios da História tinham que dormir pelo menos seis horas por dia. O autor americano Mason Currey pesquisou o dia a dia de trabalho de 161 mentes brilhantes, entre escritores, pintores, cineastas, filósofos e cientistas.