Faz mal deixar o gato dormir com a gente?

Perguntado por: anobrega . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.1 / 5 12 votos

“Depende. Se alguém da família tem alergias ou outro problemas de saúde, dormir com gato faz mal. Caso contrário, de modo geral, não há problemas”, afirma o veterinário. Por isso, pode deixar seu peludo subir em sua cama sem medo.

De maneira geral, não há problemas do felino dormir na cama de seu tutor, desde que você não tenha alergia. Por isso, caso encontre o pet em sua cama, a recomendação é: aproveite a companhia e o carinho do animal. Faz muito bem.

Você pode colocar a cama do pet em um local no alto, bem ventilado, que tenha sol durante o dia e seja seguro para o bichano se alongar, se aconchegar e dormir. Uma dica de segurança é que o animal fique sempre longe de janelas abertas ou portas que possam ser abertas, machucá-lo e até servir para uma possível fuga.

Mesmo sabendo que os gatos gostam de dormir no escuro e no claro, a verdade é que os felinos têm a visão noturna aguçada. O gatinho enxerga melhor do que o tutor na falta de luminosidade total. Porém, mesmo assim, é necessário ter um pequeno facho de luz para que ele enxergue melhor que o ser humano.

O seu gatinho é um caçador por natureza e o seu instinto provavelmente entrará em ação de madrugada, quando você ainda tiver algumas horas de sono. Ele terá uma enorme necessidade de lhe trazer sua “presa” e irá miar até você acordar para cumprimentá-lo pela missão que acabou de executar para você.

A sensibilidade dos gatos faz com que eles sejam capazes de absorver energias, assim como um filtro, limpa o que é negativo, como tristezas e angústias, tanto de pessoas como do ambiente que vive. Quando eles dormem, transmutam essa energia as eliminando, por isso são animais que costumam dormir bastante.

2 – Pode dar banho no gato toda semana
Como já sabem, os gatos se limpam com as famosas lambidas. Então, você até pode dar banho em gato, mas não com tanta frequência. Especialistas recomendam que o bichano passe por um banho mais profundo ocasionalmente, para retirar as impurezas que podem se acumular.

Os gatos não conseguem falar para dizer se estão sentindo algum desconforto físico ou comportamental, como estresse ou carência. Caso o pet esteja miando demais, vale uma consulta com o veterinário para certificar se há algo errado.

Os gatos, assim como todos os outros animais domésticos, podem ser reservatórios de parasitas, fungos, bactérias e vírus, que podem ser transmitidos para as pessoas, principalmente quando entram em contato com as suas fezes, saliva, urina ou pelo, podendo levar ao desenvolvimento de doenças.

Gato dormindo com o tutor
Sempre que um gatinho fica muito perto do seu tutor, especialmente na hora de dormir, é porque ele quer demonstrar afeto. Ou seja, gato dormindo com o tutor quer dizer que o bichano tem carinho pela pessoa, pelo ambiente e pelos momentos que eles têm juntos.

A toxoplasmose (CID 10 B58. 8), também conhecida como doença do gato, é uma doença infecciosa causada pelo protozoário chamado Toxoplasma gondii, encontrado nas fezes dos gatos e outros animais. A doença pode causar sintomas semelhantes aos da gripe em algumas pessoas e até infectar o cérebro.

Gatos felizes parecem amassar pãozinho para mostrar que estão contentes. Os gatos costumam fazer esse movimento enquanto são acariciados ou quando se aconchegam em um local confortável para cochilar.

Gato se esfregando: significado espiritual do comportamento está relacionado a limpeza e proteção astral.

O local certo. Geralmente, eles gostam muito de carinho nas costas e na região da cabeça, entre as orelhas e perto dos olhos.

Depende. Se alguém da família tem alergias ou outro problemas de saúde, dormir com gato faz mal. Caso contrário, de modo geral, não há problemas”, afirma o veterinário. Por isso, pode deixar seu peludo subir em sua cama sem medo.

Conforme alguns estudos, os gatos reagem apenas às cores violeta, azul, verde e amarelo, com isso, o bichano não consegue ver um espectro tão rico de tons.

Muita gente pensa que deixar o animal sozinho em casa pode estressá-lo, mas isto é apenas um mito. Os gatos tem personalidade para ficar tranquilamente sem qualquer companhia por alguns dias, desde que tenham acesso fácil a comida e água fresca.

Seu gato te ama? Veja os 10 sinais de que ele é apaixonado por você

  1. Ele esfrega a bochecha em você ...
  2. Ele treme a pontinha do rabo. ...
  3. Ele faz contato visual. ...
  4. Ele liga o “motorzinho” ...
  5. Ele senta em você ou ao seu lado. ...
  6. Ele amassa você ...
  7. Ele lambe seu cabelo e suas orelhas. ...
  8. Ele traz um rato morto para dentro de casa.

12 – 18 anos