Faz mal deixar a bicicleta no sol?

Perguntado por: hmendes . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.1 / 5 8 votos

O ciclismo é uma atividade de alta intensidade e esforçar-se debaixo de temperaturas altas é perigoso. Ficar exposto ao sol por muito tempo pode provocar tonturas, dores de cabeça, desidratação e até desmaios.

Guidão, câmbios, selim, sapatas de freio e parafusos desregulados podem provocar acidentes sérios, causar desconforto durante o pedal e apressar o desgaste de diversos componentes de sua bike, reduzindo a vida útil de seu equipamento.

Quando ocorre a junção entre o ferro e o oxigênio, esses dois elementos sofrem uma reação que resulta a ferrugem (óxido de ferro). Ferro, água e ar. Esses três elementos já bastam para sua bicicleta ficar com aparência de velha.

Pedalar na chuva não estraga a bike, mas os contaminantes do chão podem danificar diversos componentes se nada for feito, principalmente a relação. Por isso, lave a bike sempre que possível, principalmente se você pegou chuva muito forte.

Por que o pneu da bicicleta murchou? Normalmente o pneu murcha por conta de um furo na câmara de ar, ela está localizada dentro do pneu da bicicleta. É através dela que o pneu fica cheio. Um simples e pequeno furo pode atrapalhar seus planos de pedalar e até mesmo se prejudicar durante uma competição.

Mesmo com a capa, é possível molhar alguma parte da roupa ao andar de bike na chuva. Por isso, uma ótima dica é levar uma roupa e meias extras ao sair em dias chuvosos. Porém, lembre-se de colocá-las em um saco plástico na sua mochila. Assim, as peças não correm o risco de molhar.

Basta utilizar uma mistura de água e bicarbonato de sódio na mesma proporção. Aplique a pasta diretamente nas áreas afetadas e deixe agir por 15 a 30 minutos. Utilize uma esponja ou palha de aço para remover a ferrugem. Por fim, remova o que restou da mistura com um pano limpo.

Usar parafina é uma excelente dica de proteção, mas infelizmente, ela não pode ser aplicada em todas as peças da sua bike. A corrente e a transmissão, por exemplo, não devem receber o produto. Uma alternativa é a utilização de lubrificantes que ajudam a repelir a água, com os de ação teflon.

A prática estimula e melhora a circulação sanguínea, diminuindo os riscos de doenças cardiovasculares, além de fortalecer os músculos do coração e reduzir a pulsação em repouso.

É bem simples: você precisa cobrir bem a bicicleta, com uma capa de material impermeável como nylon ou uma lona. Ainda assim, com o tempo podem aparecer os efeitos da maresia. Banhos periódicos seguidos de um 'tratamento' com um bom desengripante vão conservar a magrela.

Para continuar progredindo e melhorando sua forma física, você precisa andar de bicicleta a cada 2 ou 3 dias, mesmo que seja apenas um no rolo . O mínimo que você pode obter e ainda ver ganhos significativos em fitness é de três treinos ou pedal por semana.

Se você se pergunta “quanto tempo devo pedalar por dia”, não se preocupe, pois a quantidade recomendada por especialistas é pequena. O ideal é que as pessoas pedalem 30 minutos de bike por dia, o que pode ser considerado um curto período em comparação com outras atividades cotidianas.

Afinal, o que é melhor: pedalar ou caminhar? Se você está na dúvida, a resposta depende de três fatores: regularidade do exercício, intensidade e alimentação. Caso eles estejam alinhados, pedalar é a opção que mais queima calorias. A pedalada de 20 minutos pode equivaler a 4 km de caminhada e queima 800 calorias.

Qual a velocidade média de uma bicicleta? Ciclistas que não participam de competições conseguem atingir cerca de 20 km/h em ruas pavimentadas. Ou seja, podemos afirmar que a velocidade média de uma bicicleta gira em torno de 15 km/h a 25 km/h, levando em consideração a estrada e o ciclista.

Se usada com muita regularidade, o ideal é que você lave ela pelo menos uma vez por semana. Se utilizar ela para Mountain bike, pode ser que seja necessário lavar antes da próxima pedalada ou a cada quinze dias.

A atividade física realizada com grande conteúdo de alimento no estômago, causa a compressão do diafragma, originando a conhecida “dor no flanco”, que chega a ser um desconforto impeditivo para a continuidade do exercício.

Para uma bicicleta de estrada é legal fazer uma lavagem todo mês, mesmo que ela não esteja tão suja, assim você não vai precisar lidar com nenhuma limpeza pesada e mantem seu equipamento em estado ótimo de funcionamento. Para mountain bikes a frequência de lavagem é maior, a cada 15 dias é legal.

Agora, um pneu muito baixo, muito murcho, ele é perigoso pois pode furar com o impacto, o aro morde a câmara de ar (conhecido também como “mordida de cobra”), além disso, você faz mais esforço para pedalar e cansa mais rápido.

Andar com o pneu murcho é perigoso tanto para o motorista, quanto para os passageiros do veículo. Isso porque a baixa pressão do pneu afeta a direção do automóvel, principalmente nas curvas e na frenagens. Em curvas, por exemplo, o carro entra de forma lenta e desalinhada, já que há falta de aderência ao solo.

Pneus muito cheios
Caso você pese a mão quando for encher os pneus da sua bicicleta, sentirá ainda mais os impactos de buracos, lombadas e desníveis do solo. Isso também pode aumentar o risco de derrapagem e perda da eficiência se estiver em estrada de terra.