Faz mal cozinhar em panela de alumínio batido?

Perguntado por: efelix8 . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.5 / 5 17 votos

Conclusão: panelas de alumínio trazem perigo zero para a sua saúde. “Mas nem por isso são a opção mais saudável para cozinhar”, afirma a nutricionista Roseli Rossi. Outros tipos de panela, como a de vidro, são melhores, porque evitam a proliferação de bactérias e não transferem resíduos para os alimentos.

Além das antiaderentes, as panelas de alumínio também merecem atenção redobrada. “Essas panelas não são as melhores opções, pois o alumínio pode se soltar na comida e, logo, ser absorvido pelo corpo. Já existem estudos que mostram a neurotoxicidade deste metal, relacionando-o ao Alzheimer”, diz a nutricionista.

O Alumínio Batido é um material excelente para todos os tipos de necessidades, apresenta uma durabilidade incrível, resistência e praticidade. Muito utilizado na confeitaria para o preparo de doces por sua capacidade de esquentar de maneira uniforme e rápida, assim como na produção de comidas típicas brasileiras.

Lave com água e detergente neutro, usando uma esponja macia. Depois, encha a metade da panela com água e deixe ferver. Quando a água ferver, desligue o fogo e espere a panela esfriar. Repita o processo mais duas vezes antes de usar o utensílio.

Panelas que liberam resíduos nocivos à saúde devem ser evitadas, enquanto materiais como teflon antiaderente, vidro temperado, cerâmica, pedra sabão e ferro fundido podem ser apostas para pratos mais saudáveis.

As melhores panelas para a saúde são aquelas feitas de aço cirúrgico, cerâmica, porcelana ou vidro, pois são atóxicas, ou seja, não possuem substâncias na sua composição, como níquel, chumbo ou alumínio, que podem causar intoxicação no organismo.

Quando em excesso, o alumínio pode ser responsável por desencadear problemas mentais (demência, Alzheimer, etc.) e até autismo em bebês ainda no ventre da mãe. Além disso, podem causar fadiga crônica, dificuldade de concentração, depressão, ansiedade, insônia, tosse excessiva, entre outros.

"As panelas de ligas metálicas e as revestidas danificadas podem prejudicar a saúde. Particularmente as antiaderentes que contêm PFOA (ácido perfluorooctanóico) e de alumínio também não são muito recomendáveis, devido à possibilidade de desprendimento do material nos alimentos", conta.

Quando o alumínio é ingerido, via alimento, sua toxicidade aguda é baixa pois, em pessoas saudáveis, a maior parte do alumínio absorvido é excretado pelos rins. No entanto, em pessoas que sofrem de problemas renais, esse processo de excreção não funciona bem o suficiente, o que ocasiona um acúmulo de alumínio no corpo.

As Panelas de Alumínio são as mais comuns e ótimas condutoras de calor e possuem um preço excelente, além de cozinhar a comida de maneira uniforme.

Quando falamos de panelas de alumínio fundido estamos nos referindo a peças que contam, na sua fabricação, com uma espessura mais grossa se comparadas a outras panelas de alumínio. Por isso, as caçarolas de alumínio fundido grosso são excelentes produtos para quem deseja uma cozinha prática e funcional.

R$4,50.

Guardar panela na geladeira não é indicado
Além de ocupar muito espaço dentro da geladeira, as panelas levam carregam consigo muitos resíduos derivados da preparação do próprio alimento. É por esse e por outros motivos que não é indicado guardar a panela dentro da geladeira.

Panelas de alumínio só devem ser usadas para preparar o alimento. Depois de pronta, a comida não deve ser armazenada dentro deste recipiente. Isso porque o alumínio é prejudicial à saúde e solta resíduos que contaminam o alimento. O excesso de alumínio pode trazer danos à saúde.

Pode sim! Pode fazer a cura em qualquer momento da vida da panela – principalmente nas que já perderam a cobertura antiaderente ou naquelas de alumínio, e também de cerâmica, pedra e etc. Para as de ferro é basicamente indispensável – ela enferruja mesmo!

Cidinha Lamounier: O feijão a gente pode fazer na panela de vidro, porque ele tem caldo. No caso do arroz e do feijão, as mais indicadas são as de inox e de alumínio. Elas distribuem o calor de uma forma igual, então você tem um padrão na alimentação.