Faz mal comer torresmo?

Perguntado por: ecunha . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 7 votos

Cerca de metade da gordura dos torresmos é gordura saturada, que contribui para o aparecimento de doenças cardiovasculares, uma vez que pode aumentar os níveis de colesterol.

Caso esteja em dúvida se cachorro pode comer torresmo, saiba que o alimento não é recomendado para cães em hipótese nenhuma! Em geral, ele é feito a partir da pele e do tecido adiposo ou da barriga, partes naturalmente gordurosas do corpo do porco. O torresmo ainda é um alimento frito em óleo.

Tudo depende da quantidade de torresmo que será ingerida. Na verdade, comer uma porção de torresmo esporadicamente certamente estará ingerindo calorias, mas não há nenhum mal, além disso. Você só receberá uma grande quantidade de energia, mas que será gasta de forma natural pelo corpo no dia a dia.

Normalmente se faz com a pancetta (barriga suína) e da pele com gordura retirada em cima do lombo do porco (toucinho). Há duas alternativas para torresmo no açougue: com couro e toucinho, ou panceta com carne, toucinho e banha.

Torresmo é tipicamente pele de porco temperada e frita. É um prato muito simples que consiste em poucos ingredientes e um processo de cozimento muito básico. Apesar dessa simplicidade, o torresmo oferece um sabor complexo amado por milhões em todo mundo. Tradicionalmente, é feito de carne de porco.

Como qualquer outro alimento, a banha de porco deve ser consumida sem exagero, podendo assim proporcionar alguns benefícios à saúde, já que contém vitamina A, vitamina C, vitaminas do complexo B, Folato, colina e betaína.

Já os embutidos e o toucinho devem ser evitados. O motivo: ambos têm excesso de gordura e, no caso de salsichas e linguiças, há substâncias capazes de aumentar o risco de câncer. Em termos de proteínas, pode ficar tranquilo: esse nutriente está garantido na carne suína, e é de ótima qualidade.

Além de trazer riscos para o coração, alimentos gordurosos também podem alterar sua rotina de sono.

Em uma porção de 100 gramas de torresmo encontram-se: 545 calorias, 0 gramas de carboidratos, 61 gramas de proteínas, 31 gramas de gordura em que: 11 delas são saturadas, 14 monoinsaturadas, 3,65 poli-insaturadas.

Depois que se destrincha o porco, sobra a pele chamada de manta do porco. Dela retira-se o bacon e produz-se o torresmo e a pele à pururuca. O torresmo e a pele à pururuca são retirados da manta do toucinho.

A carne suína é rica em proteínas de alto valor biológico, o que contribui para uma boa saúde muscular, já que essas proteínas, quando quebradas geram aminoácidos essenciais - estes aminoácidos são os responsáveis pela manutenção de massa magra.

A banha de porco oferece nutrientes como as vitaminas do complexo B, C e D, além de minerais como cálcio, fósforo e ferro. Inclusive, essa gordura perde apenas para o óleo de fígado de bacalhau quando se trata do teor de vitamina D, o que faz dela um excelente auxiliar para a absorção de cálcio pelo organismo.

Evite alimentos gordurosos
Alimentos gordurosos, como carne vermelha, embutidos, alimentos industrializados e frituras devem ser evitados por pessoas com problemas no fígado.

*O toucinho: já essa parte é o resultado da mistura de uma fibra magra com o couro do porco, também curado e defumado. E através do toucinho é que se cria um dos petiscos mais famosos do Brasil: o torresmo. O torresmo é feito através da fritura de pequenos pedaços de toucinhos.

São um petisco popular no sul e ao longo da fronteira EUA-México, onde são chamados de "chicharrones". Nos EUA , o crescimento da popularidade da carne suína teve seu auge quando a "dieta Atkins", pobre em carboidratos, ficou popular no início dos anos 2000. Torresmos não contêm carboidratos e contêm muita proteína.

100g de torresmo frito tem 468 calorias. A tabela nutricional da torresmo frito tem 1,7g de carboidratos, 33,9g de proteínas, 35,1g de gorduras e 0,0g de fibras.