Faz mal comer soja texturizada?

Perguntado por: ocarvalho . Última atualização: 4 de abril de 2023
4.1 / 5 14 votos

A resposta é simples: qualquer pessoa pode comer proteína texturizada de soja! Basta diferenciar a quantidade e frequência, para que seja coerente a cada tipo de dieta. Aliás, o consumo regular da soja pode até ser benéfico para alguns grupos de pessoas.

Os efeitos negativos para a saúde envolvem a dificuldade de digestão da proteína, a estimulação de processos inflamatórios e a redução da absorção de minerais como o zinco, o cálcio e o ferro. As desvantagens do consumo da soja podem ser reduzidas com tratamento térmico adequado ou com o processo de fermentação.

Algumas pesquisas sugerem que adicionar carne de soja à sua dieta pode fornecer uma variedade de benefícios à saúde. Os alimentos feitos à base de soja parecem ter efeitos positivos na saúde do coração. Em uma revisão de 35 estudos, o consumo de soja reduziu o colesterol LDL “ruim”.

A resposta é simples: qualquer pessoa pode comer proteína texturizada de soja! Basta diferenciar a quantidade e frequência, para que seja coerente a cada tipo de dieta. Aliás, o consumo regular da soja pode até ser benéfico para alguns grupos de pessoas.

Por isso, para quem gosta de soja, não há nenhuma contraindicação de consumi-la todos os dias, principalmente no caso de dietas veganas e vegetarianas. “Sempre falo que não existe uma regra para todos os alimentos. Então, ela pode ser ingerida todos os dias, só depende da maneira como você a consome.

A produção da soja é configurada em monocultura, que, conforme dito anteriormente, provoca danos (até irreversíveis) ao meio ambiente. Cultivar uma única espécie gera exaustão do solo, causando defasagem de nutrientes e, consequentemente, empobrecimento nutricional.

A soja texturizada se torna uma boa fonte de fibras alimentares para a refeição, garantindo saciedade e facilitando o trânsito intestinal, além conter baixo teor de sódio, melhorando ainda mais a saúde cardiovascular.

A soja pode ser consumida de diversas maneiras na nossa alimentação. Jobst acredita que as melhores são em forma de tofu ou missô e, por último, em grão. “O ideal é consumir a soja fermentada.

A soja é rica em vitaminas, como A e C, e minerais, como cálcio e fósforo. Esses componentes fazem com que o alimento tenha a capacidade de fortalecer a pele e cabelos porque estimula a produção de ácido hialurônico e colágeno, além de beneficiar a saúde dos ossos, prevenindo doenças como a osteoporose.

Como as demais leguminosas, entretanto, a soja contém fatores antinutricionais que podem causar gases e flatulência e atrapalhar a absorção de outros nutrientes. “Deixar a soja de molho por pelo menos oito horas e cozinhá-la bem amenizam em grande parte a presença dos fatores antinutricionais”, ensina a nutricionista.

A soja é riquíssima em macronutrientes, principalmente em proteína. Portanto se seu objetivo é ganhar massa muscular, aconselho adicionar o edamame em sua alimentação. Cozido e temperado fica um aperitivo delicioso. O suplemento de proteína a base de soja não é indicado para praticantes de atividade física.

Isso é mito! Estudos clínicos e metanálises recentes comprovam que não há qualquer relação do consumo da soja com o aumento da circulação de estrogênio.

O consumo de proteína de soja após o exercício de força é uma estratégia nutricional efetiva para estimular o ganho de massa muscular. Isso se deve, em parte, a quantidade de aminoácidos essenciais e de leucina presente na dose de consumo.

Pessoas alérgicas à soja ou um de seus componentes e com problemas de tireoide não devem comer carne de soja ou outro produto ou alimento preparado com o ingrediente.

A soja é rica em saponinas, antioxidantes (isoflavonas) e fibras, compostos que, em conjunto, ajudam a diminuir o colesterol total, o LDL e os triglicerídeos, prevenindo o surgimento de doenças cardiovasculares, como AVC, aterosclerose e a hipertensão arterial.

A Proteína de Soja Texturizada (PST) é obtida através da extrusão termoplástica da farinha de soja desengordurada, onde a combinação de alta temperatura e alta pressão inativa os fatores antinutricionais presentes originalmente no grão de soja.

A proteína texturizada de soja tem oligossacarídeos que dão aquele sabor caraterístico de soja (amarguinho) que ninguém gosta e que gera gases. Para tirar esta parte que não nos interessa, deixe de molho meia hora ou mais, na água morna com de vinagre de arroz ou limão.

100 g de soja fornece mais de 30g de proteínas, quase a mesma quantidade que encontramos em 1 filé pequeno de carne bovina.

Segundo os especialistas, alimentos à base de soja não são prejudiciais, e podem, sim, ser até benéficos para as mulheres com câncer de mama.

A soja classificada como Fora de Tipo por defeitos graves (queimados, ardidos e mofados) não poderá ser comercializada quando destinada diretamente à alimentação humana, podendo ser rebeneficiada para efeito de enquadramento em tipo quando o somatório do percentual desses defeitos for de até 12% (doze por cento) no ...