Faz mal comer ovo velho?

Perguntado por: acavalcanti . Última atualização: 7 de janeiro de 2023
4.1 / 5 4 votos

Comer ovos estragados pode ser problemático e gerar mal-estar após o consumo. Essa bactéria causa intoxicação alimentar e tem como efeito diarreia, febre e outras adversidades que costumam demorar até 72 horas para passar.

Muito conhecido e usado pelas donas de casa, nesse teste o ovo é imerso em um copo ou vasilha cheia de água. Se ele estiver bom, vai afundar de modo horizontal. Se não for fresco, mas ainda adequado ao consumo, irá ficar levemente inclinado. Se boiar, está velho e possivelmente estragado.

Para esses casos, segundo a especialista, uma boa dica para identificar a qualidade do ovo é colocá-lo na água: se o ovo estiver fresco, irá afundar; caso ele esteja mais envelhecido, irá flutuar, podendo estar impróprio para consumo.

Ver se o ovo está estragado depois de cozido
Você pode ainda perceber se o ovo é antigo através da cozedura e da localização da gema. Se o seu ovo cozido for fresco, a gema ficará bem centradinha na clara. Caso o ovo seja antigo, a gema ficará na lateral da clara.

60 dias

Afinal, quanto tempo dura o ovo na geladeira? Assim como todo alimento, os ovos têm um prazo de validade determinado. Em geral, esse período é de 60 dias após a data da postura, contanto que sejam mantidos sob refrigeração.

Teste do copo com água
O teste se baseia no fato de que quanto mais fresco o ovo, mais água ele tem em sua composição. Isso deixa o ingrediente pesado, levando-o a afundar. Por outro lado, os ovos mais velhos têm pouca água – que evapora com o passar do tempo – e maior presença de ar dentro da casca.

Como saber se o ovo está bom: teste da água
Pode ser um copo ou uma vasilha funda. Os ovos que estão frescos devem afundar horizontalmente na água; os que ainda estão bons, mas já não estão tão frescos, podem ficar inclinados no fundo do copo; já os ovos estragados e podres devem flutuar na água.

O sabor também fica sem insulso, e o alimento perde muitos de seus valores nutricionais com o passar do tempo. O ovo que não estiver fresco também será mais ácido, o que pode prejudicar o organismo de diversas formas. Além disso, os ovos que não estiverem frescos estão a um passo de se estragar.

Se a gema estiver plana e quebrar com facilidade, o ovo está velho. Se a gema se move com facilidade, isso significa que a calaza (o filamento da clara que segura a gema no lugar) enfraqueceu e que o ovo está envelhecendo.

Se você identificou o ovo estragado e não quer que a sua casa fique empesteada com o cheiro desagradável, a melhor opção de como descartar ovo podre é jogá-lo no vaso sanitário.

Oliveira e Silva (2000) salientam que a clara, normalmente possui baixa contaminação por salmonelas por conter enzimas (lisozima) que atrapalham o desenvolvimento bacteriano. Por isso é importante não comer ovos crus ou sobremesas contendo ovos crus.

No mais, se você tem o hábito de fazer compras em supermercados ou mesmo receber por delivery, é de grande importância limpar a superfície da embalagem com álcool, pois ela pode servir para transportar o vírus. Essa desinfecção é uma grande aliada no enfrentamento da doença.

Conservando os ovos:
Se for necessário a utilização apena das gemas ou claras em uma receita, guarde da seguinte forma: Coloque a gema ou a clara em um vidro limpo e coberto com água filtrada, hermeticamente fechado, a gema dura até 4 dias na geladeira e a clara 7.

Se você compra os ovos e os guarda na geladeira, saiba que esse é o método mais recomendado. Isso porque as baixas temperaturas dentro da geladeira impedem a proliferação de bactérias — tal como a salmonela —, impedindo uma possível intoxicação alimentar.

Quanto maior for esse tempo, maior será a quantidade de sulfeto de ferro produzida e, consequentemente, mais intensa será a coloração escura na superfície da gema. Mas trata-se de algo perfeitamente seguro, e que não está relacionado com o grau de frescura dos ovos.

1. Ovo na vasilha com água. Um ovo ruim vai flutuar; jogue esse ovo fora!

Galo botar ovo é raro. Isso só pode acontecer se o animal for hermafrodita, ou seja, possuir um testículo e um ovário ao mesmo tempo. Deve ser o caso deste galo.

Esses sintomas podem começar dentro de horas após a ingestão do alimento contaminado, mas pode demorar dias ou até mesmo semanas em alguns casos. A intoxicação alimentar geralmente dura de um a 10 dias. Tudo depende do organismo que causou a infecção e quais as condições de saúde da pessoa infectada.

Para tratar a intoxicação alimentar em casa, é importante repousar e beber bastante líquidos para evitar a desidratação e favorecer a eliminação das toxinas produzidas pelos microrganismos, além de ter uma alimentação leve e de fácil digestão para evitar a piora dos sintomas.