Faz mal comer ovo quebrado?

Perguntado por: dribeiro . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.1 / 5 14 votos

Um ovo quebrado com as membranas internas expostas não deve ser consumido. Ao ficar quebrado no local de venda, o alimento está exposto a inúmeros fungos e bactérias que podem ser prejudiciais à saúde. Caso a preocupação da leitora seja a salmonela, a questão é menos grave.

Pode comer ovo! Esse hábito não deve nem prejudicar e nem ajudar a consolidação da fratura.

A contaminação dos ovos por salmonela se dá, inicialmente e na maioria das vezes, através da casca. Tempo e temperatura de armazenagem são fatores fundamentais para que as salmonelas passem da superfície da casca para as estruturas internas do ovo (Staldeman, 1986; Silva, 1995).

Como saber se o ovo está bom: teste da água
Os ovos que estão frescos devem afundar horizontalmente na água; os que ainda estão bons, mas já não estão tão frescos, podem ficar inclinados no fundo do copo; já os ovos estragados e podres devem flutuar na água.

Quebre o ovo e veja se ele exala um odor forte.
O cheiro sulfuroso será percebido assim que o ovo for quebrado (e possivelmente antes) e ele deve ser jogado fora. Um ovo estragado tem um odor podre mesmo estando cozido.

Fácil, simples e barato!

  1. OLHA AÍ O OVO ESTATELADO NO CHÃO.
  2. CUBRA TODO O OVO COM SAL – SAL FINO DE COZINHA.
  3. ESPERE DE 10 A 20 MINUTOS PARA O SAL DESIDRATAR O OVO.
  4. O SAL VAI ENDURECENDO E VAI FACILITAR A LIMPEZA.
  5. PRONTO! ...
  6. DEPOIS LIMPE COM UM PAPEL ABSORVENTE E UM MULTIUSO OU DETERGENTE OU VINAGRE.

Dica para não rachar e vazar: Sempre use água fria para iniciar o cozimento do ovo. Colocá-los em água quente vai fazer a casca rachar e vazar a clara. Outra dica é colocar uma pitada de sal na água para selar a casca e evitar vazamentos na hora de cozinhar.

A validade do ovo na geladeira tem um período que varia entre 3 a 5 semanas consecutivas. Colocá-los no refrigerados é a melhor forma de conservação, pois permite que eles fiquem conservados em bom estado por muito mais tempo, sem perder suas propriedades nutritivas e nem alterar o sabor.

O ovo cru ou mal passado pode conter a bactéria Salmonella sp., que causa febre, vômitos e diarreias fortes, sendo ainda mais perigosa nas crianças. Por isso, deve-se evitar o seu consumo mal passado e também os produtos que tem ovos crus como ingredientes, como mousses, maioneses, coberturas e recheios de bolos.

Alimentos são considerados remosos quando demonstram potencial inflamatório no nosso organismo. Ou seja, seu consumo favorece o surgimento de inflamações ou dificulta processos de cicatrização e recuperação de doenças e intervenções cirúrgicas.

Além disso, é muito importante evitar o consumo de bebidas alcoólicas e alimentos com muito açúcar, pois podem prejudicar a cicatrização do osso.
...
Dessa forma, alguns alimentos indicados são:

  • Leite e derivados;
  • Abacate;
  • Brócolis;
  • Frutas cítricas.

Além disso, antes de utilizar o ovo, confira se a casca está intacta. Caso ela esteja com rachaduras, o melhor a se fazer é jogar fora. Isso porque a casca rachada pode ser um sinal de que o alimento está contaminado com o vírus da salmonella.

A contaminação pode ocorrer tanto pela casca, quanto pela gema.

De acordo com nutricionistas, para eliminar o risco da salmonela, os ovos devem passar por um processo de cozimento - fritos por três minutos de um lado e dois minutos de outro, a 120°C; ou cozidos por sete minutos em água fervente.

Continuar lendo Faz mal comer ovo velho?