Faz mal comer ovo e carne de porco?

Perguntado por: rinfante . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

Pode comer normalmente, não há nenhuma interação.

Muita gente acha que o ovo é remoso, mas, em sua composição, ele não tem muitos dos itens que provocam a reima. Além disso, é um alimento natural. O ovo pode apresentar um pequeno grau de reima, mas sabe-se que as proteínas existentes no ovo ajudam na recuperação, pois são base para a regeneração dos tecidos.

Na Lei de Moisés, Deus proibiu os israelitas de comer carne de porco, entre outras coisas. Os israelitas deveriam ter uma dieta muito particular, que refletia suas crenças. Fazer distinção entre comida "pura" e "impura" deveria ajudar os israelitas a lembrar que também é preciso.

Segundo Primi, a carne suína tem o mesmo valor proteica que os outros tipos de carne. Por isso, não haveria problemas, por exemplo, de comer porco todos os dias. As preparações podem ser tanto assadas quanto em bife.

Ovo-lacto vegetarianos: vegetarianos que evitam carne de animais, mas consomem laticínios e produtos com ovos. Lacto-vegetarianos: vegetarianos que evitam carne e ovos, mas consomem produtos lácteos, como leite, queijo, iogurte, manteiga, entre outros.

A carne oferece aminoácidos que são necessários para a formação do colágeno, mas cortes bovinos muito gordurosos e a carne suína em geral têm um potencial inflamatório muito elevado, produzindo os mesmos efeitos de agravamento da lesão e favorecimento de uma supercicatrização.

Carne leve e saudável
A carne suína é tida como uma das mais saudáveis disponíveis na nossa alimentação, de acordo com especialistas em saúde e alimentação. Ela tem menor teor de gorduras do que a carne de boi, mantendo características como o volume de proteínas, vitaminas do complexo B e ferro em sua composição.

Alimentos como arroz, feijão, e carnes levam, em média, três horas para serem digeridos pelo nosso organismo. E, ao contrário do que costumávamos a ouvir, a carne suína tem o mesmo período de digestão que a carne bovina e o frango. A exceção fica por conta da carne de peixe, que é digerida em uma hora.

Como dissemos, o ovo pode ser um alimento utilizado no processo de cicatrização, pois contém propriedades essenciais para a regeneração dos tecidos. A proteína do ovo, por exemplo, é de alto valor biológico, sendo quase totalmente aproveitada pelo organismo.

Quais são os alimentos remosos? Na lista de alimentos a serem evitados, estão açúcar, refrigerante, embutidos (salsicha, linguiça, presunto) e carne processada, principalmente a de porco.

O lombo, a picanha e o filé mignon de porco, por exemplo, são opções de carnes magras por possuírem pouca gordura em suas composições.

3. Carnes gordas: miúdos, bacon, costela, vísceras (fígado, coração), pernil, pele do frango, embutidos (salsichão, salsicha, mortadela, salame), são ricos em gorduras saturadas.

Carne vermelha e outras proteínas
Como as comidas gordurosas, comer carne vermelha – ou de frango e porco em grande quantidade – pode sobrecarregar seu estômago fazendo com que você se sinta 'pesado demais' para conseguir dormir. Calma.

Em relação a quantidade de minerais, a carne bovina contém mais ferro, zinco e cobre, porém a carne suína tem mais potássio, magnésio, fósforo e menos sódio que a carne de vaca. Já em relação às vitaminas, a carne de porco é mais rica em B1, B2 e vitamina E.

A banha de porco oferece nutrientes como as vitaminas do complexo B, C e D, além de minerais como cálcio, fósforo e ferro. Inclusive, essa gordura perde apenas para o óleo de fígado de bacalhau quando se trata do teor de vitamina D, o que faz dela um excelente auxiliar para a absorção de cálcio pelo organismo.

7 Também o porco, porque tem cascos fendidos, e a fenda dos cascos se divide em dois, mas não remói; esse vos será imundo. 8 Da sua carne não comereis, nem tocareis no seu cadáver; esses vos serão imundos.

ovovegetarianos: consomem apenas ovos e cortam os demais produtos de origem animal; lactovegetarianos: consomem apenas laticínios (leite, queijo, iogurte, manteiga, dentre outros) e cortam os demais produtos de origem animal.

O ovo tem grandes níveis de vitaminas importantes, como a D. Em 100g, você pode encontrar 87 UI, contra apenas 12 UI da carne vermelha. Somada a outras vitaminas e minerais, essa se torna uma poderosa arma contra a imunidade baixa. Assim, você tem mais proteção contra gripes, resfriados e infecções variadas.

Lactovegetariano – É vegetariano que consome leite e laticínios, mas não consome ovo. Ovovegetariano – É o vegetariano que consome ovo, nada de leite e laticínios. Pescetarianimo – É a alimentação mais próxima do vegetarianismo, porém, é permitido o consumo de peixes e frutos do mar.

Conheça os alimentos inflamatórios

  • Carne vermelha. Por ter proteínas, vitaminas, minerais e aminoácidos, a carne vermelha, quando ingerida em excesso, induz o fígado a produzir uma substância que causa inflamação nas artérias. ...
  • Ultraprocessados. ...
  • Açúcar. ...
  • Gorduras trans. ...
  • Frituras. ...
  • Vegetais de folhas verde-escura.