Faz mal comer ovo depois de uma cirurgia?

Perguntado por: umedeiros . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.3 / 5 4 votos

Portanto, somente quem tem alergia a ovo precisa restringir esse alimento quando está se recuperando de uma cirurgia ou precisando cicatrizar algum corte ou ferimento.

Não. O que faz inflamar ou infeccionar são bactérias da própria pele. Pode comer ovo. Cuide muito bem da higiene na região da cicatriz.

Segundo nutricionistas, o que deve ser evitado na dieta do pós-operatório são carboidratos em excesso, alimentos fermentados, bebidas alcoólicas, café e refrigerante, porque todos eles dificultam a chegada dos nutrientes ao local operado, atrasando a cicatrização.

A preparação desses alimentos pode destruir essas bactérias quando completamente cozidos, fritos ou assados, mas esse processo não destrói suas toxinas, que geralmente são resistentes ao cozimento. Sendo assim, considera-se que o ovo é remoso devido principalmente à dieta dos animais.

5 alimentos que ajudam na cicatrização pós-cirúrgica

  • Água. Indispensável para qualquer condição, a água garante o bom funcionamento dos órgãos, principalmente dos rins, que acabam sendo sobrecarregados devido aos anti-inflamatórios usados durante a recuperação. ...
  • Sucos naturais. ...
  • Carnes leves. ...
  • Cenoura. ...
  • Folhosos verdes.

Assim, de modo a favorecer uma cicatrização de qualidade, é importante evitar o consumo dos seguintes alimentos:

  1. Abacate. ...
  2. Alimentos industrializados. ...
  3. Camarão. ...
  4. Carnes gordurosas e carne bovina. ...
  5. Embutidos. ...
  6. Fast food. ...
  7. Frituras. ...
  8. Soja.

Os remosos, também chamados de "carregados" são alimentos ricos em gordura hidrogenada, proteína ou gordura animal, que prejudicam o organismo e facilitam o surgimento de uma inflamação (ou piora uma já existente), principalmente na pele.

Quais frutas são remosas?

  • Abacate.
  • Abacaxi.
  • Ata (fruta semelhante à pinha)

E sabe o que pode ser um ótimo aliado na cicatrização? O chazinho!
...
4 tipos de chás que auxiliam a cicatrização

  1. Camomila. A camomila pode ser uma grande aliada para a cicatrização da cirurgia plástica devido às suas propriedades antibacterianas, além de acelerar em processos de edemas. ...
  2. Aloe Vera (Babosa) ...
  3. Carobinha. ...
  4. Arruda.

Parece um conceito difícil ao escutar o termo, mas alimentos remosos são aquelas opções no seu cardápio que atrapalham o processo de cicatrização, sendo ricos em açúcares e sal, gordura, óleo e afins.

Aves, peixes, feijão, lentilha e ervilha
Ricos em ferro, ajudam a prevenir a anemia e problemas de cicatrização. Podem ser consumidos durante o pós-operatório.

Sim, não existe nada que contra indique seu consumo. A alimentação após o procedimento deve ser rica em cálcio e ferro, além da hidratação que não deve ser esquecida.

Pessoas com colesterol alto também devem ficar longe do consumo excessivo de alguns alimentos. É o caso do ovo, cujo consumo é contraindicado para aqueles cujos níveis de gordura no sangue estão acima do normal. Por isso, é fundamental ir ao médico para que ele possa recomendar a melhor dieta para cada caso.

Entre os alimentos com propriedades anti-inflamatórias estão gengibre, cúrcuma, tomate orgânico, alho, pimenta, maracujá, romã, frutas vermelhas, chá verde, azeite de oliva, linhaça, chia e peixes como sardinha, arenque, cavala, salmão e truta.