Faz mal comer ovo antes de dormir?

Perguntado por: acortes2 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 4 votos

O consumo dos ovos no período noturno é essencial para garantir que o processo de catabolismo não se inicie durante o sono, sendo ideal para as pessoas que desejam manter e desenvolver a massa muscular sem riscos de ganhar peso.

O ovo é uma ótima opção para aumentar a ingestão de proteínas no café da manhã, pois apresenta excelente perfil de aminoácidos. Além disso, não possui um alto número de calorias e carboidrato, sendo uma opção para quem está em uma dieta low-carb, por exemplo.

Benefícios do ovo cozido à noite
O consumo dos ovos no período noturno é essencial para garantir que o processo de catabolismo não se inicie durante o sono, sendo ideal para as pessoas que desejam manter e desenvolver a massa muscular sem riscos de ganhar peso.

Confira a lista de alimentos perfeitos para comer antes de dormir:

  • Banana;
  • Frutas secas;
  • Leite morno;
  • Iogurte natural com aveia;
  • Chás calmantes, como o de camomila, erva-doce e passiflora;
  • Abacate;
  • Castanhas;
  • Cereja.

O que engorda mais: ovo cozido ou ovo frito? Um ovo grande cozido possui em média 146 cal, enquanto o mesmo frito possui 240 cal. A melhor maneira de se comer ovo é ele cozido, devido à alta taxa de gorduras e acréscimo de calorias que acontece quando se frita o alimento em óleo.

Segundo especialistas, consumir alimentos antes de dormir faz com que o organismo permaneça em “estado de alerta”, no qual estimula a produção de hormônios do estresse, como a adrenalina, e pode alterar o ritmo circardiano, o ritmo diário do organismo.

Preparações como mingau de aveia. Iogurte proteico com frutas e nozes ou castanhas. Ovos cozidos ou mexidos. Banana com pasta de amendoim.

Comer ovo antes de ir dormir pode assim ajudar a prevenir aqueles ataques de fome noturnos e 'assaltos' ao frigorífico... Qual o momento ideal para o seu consumo? A ingestão de qualquer alimento é recomendada pelo menos duas horas antes do momento em que pretende ir para a cama.

Ovos não aumentam o mau colesterol. Houve uma “difamação” de alimentos perfeitamente saudáveis. O exemplo mais clássico disso são os ovos, que estão entre os alimentos mais saudáveis que você pode ingerir.

A fruta é rica em potássio, um mineral que é essencial para ter uma noite profunda de sono. Bananas também contêm triptofano e magnésio, fazendo com que essa fruta funcione como um sedativo natural.

Sim, ele ajuda. E bastante! Proteína comum e barata presente no prato brasileiro, o ovo também é um poderoso aliado durante o emagrecimento. Além de prático e versátil, ele é um alimento de baixa caloria que ajuda na saciedade, no ganho muscular e traz diversos benefícios à saúde.

Um estudo da University of Ioannina Medical School descobriu que as pessoas que esperam mais tempo depois de comer para irem para a cama são menos propensas a ter um acidente vascular cerebral. Importante: A ultima refeição deve ser feita 3h antes de dormir.

"A melhor forma de preparo é a cozida, pois a pessoa estará ingerindo uma proteína de boa qualidade sem aumentar o aporte calórico e lipídico do alimento, visto que não há a adição de óleo para cocção", explica o nutricionista Guilherme Rosa.

Dormir de estômago vazio não é bom, já que ficamos por um longo período sem nos alimentar quando estamos dormindo, mas se alimentar excessivamente à noite também não é um hábito saudável. O mais indicado é fazer uma refeição completa e leve no horário do jantar e uma ceia duas horas antes de dormir.

O ideal é não comer grandes quantidades de alimentos antes de dormir e apostar em opções que sejam mais leves.
...

  • Café ...
  • Mate, chá preto ou chá verde. ...
  • Frituras. ...
  • Alimentos gordurosos. ...
  • Doces e bebidas açucaradas. ...
  • Bebidas alcóolicas.

Abacate, kiwi, avelãs e amêndoas
Apesar de ter mais calorias, basta controlar a quantidade. Além disso, entre as frutas para comer antes de dormir, temos o kiwi, as avelãs e as amêndoas.

No geral, não existe um consenso de quantos ovos podem ser consumidos por dia. Mas, tenha certeza de que cerca de 3 unidades diárias não geram nenhuma consequência negativa. Inclusive, atletas de alto desempenho podem ultrapassar essa quantidade. Sendo assim, não há perigo algum em comer ovos todos os dias.

Alimentos fritos, congelados, ricos em açúcar e gordura são alimentos que engordam e devem ser evitados se você quer manter a boa forma! Limite sua ingestão desses alimentos e coma mais proteínas magras, vegetais e grãos integrais.