Faz mal comer muito Trident?

Perguntado por: ugalvao . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.4 / 5 9 votos

Então chiclete faz mal? Pra não ser um vilão para nossos dentes, o chiclete escolhido precisa ser na versão sem açúcar. “Contanto que o consumo não seja exagerado e a mastigação, por um período muito prolongado, porque isso pode causar problemas na mandíbula", alerta o especialista.

O ato de mastigar um chiclete traz mais prejuízos que benefícios. A mastigação induz o estômago a preparar-se para a digestão do alimento que está na boca. Para isso, usa as enzimas salivares e mais suco gástrico. A fabricação excessiva desses componentes pode causar, por exemplo, gastrite.

VERDADE: O dentista Alexandre Bussab explica que, desde que mascado com moderação – duas unidades por dia – o chiclete pode ajudar em algum distúrbio da articulação temporomandibular (ATM).

Os prejuízos da mastigação em excesso do chiclete
“Mesmo que você não tenha um problema sério, o mastigar excessivo de chicletes, por muitas horas diárias, pode causar uma hipertrofia da musculatura da mastigação” ressalta o dentista.

Trident é uma marca de gomas de mascar sem açúcar, sendo indicada até por dentistas por não provocar cárie. Também é muito consumida por diabéticos.

Benefícios do hábito de mascar chicletes na saúde bucal

  • Purificação do hálito.
  • Aumento na produção de saliva.
  • Redução na formação de cáries.
  • Redução na formação de manchas brancas.
  • Controle do bruxismo.
  • Pessoas com problemas gástricos.
  • Desgaste nos dentes.

De acordo com o site da Adams, produtora do Trident, o papel não é feito de arroz, como alega a lenda, e sim de celulose não comestível. O chiclete é envolto em um papel parafinado com o único intuito de proteger a goma e impedir que elas grudem umas às outras. Então, não é que engolir o papelinho irá fazer mal.

A dica é procurar pela palavra “xilitol”. Ele tem o mesmo poder adoçante do açúcar, mas o diferencial está na proteção para os dentes. As bactérias presentes na boca não conseguem fermentá-lo, o que impede a formação da cárie.

“Os chicletes mais indicados são as gomas de mascar sem açúcar e com xilitol. Mascar chicletes sem açúcar aumenta a concentração de bicarbonato na saliva, o que é muito bom para restaurar o pH bucal”, diz a dentista.

Isso ocorre graças a uma característica da borracha sintética que compõe o chiclete: ela é termoplástica, ou seja, pode ser moldada por meio do calor (alta temperatura).

Para ela, além de ter hora certa para mascar chicletes, ele ainda deve ser saboreado por no máximo 15 minutos para não cansar a mandíbula. “Vamos evitar os transtornos gástricos e a dor na articulação temporomandibular”, diz Karyne.

Prática ativa várias funções corporais e contribui para saúde bucal. O hábito de usar goma de mascar estimula a produção de saliva e ajuda a diminuir a acidez dentro da boca. Esse processo ameniza a deterioração do esmalte dos dentes causada pelos fragmentos de alimentos que ficam na cavidade bucal após as refeições.

O recomendável é mascar chiclete de manhã, um depois do almoço, entre as refeições e após o jantar.

De acordo com a Cleveland Clinic, centro médico e acadêmico referência no Canadá e em outros países, não há problema em engolir o chiclete de vez em quando. Contudo, fazer isso sempre, como mascar e engolir a goma por dias seguidos, pode causar problemas. O motivo é que o chiclete é feito de substâncias sintéticas.

As desvantagens de mascar chiclete
Os mais comuns, e mais saborosos, costumam ser recheados com substâncias que propiciam a cárie, por exemplo. Outro fator é a ATM. Mascar chiclete é um dos hábitos que podem causar distúrbios e desgastes na articulação mais importante para a mastigação.

Treinar com um chiclete na boca pode te ajudar a perder peso mais rápido, sabia? Pelo menos, é isso que um novo estudo diz. Descubra como e o motivo! O negócio é o seguinte: uma nova pesquisa mostrou que o chiclete pode aumentar a frequência cardíaca durante a atividade física, potencializando os resultados do treino.