Faz mal comer muito chocolate?

Perguntado por: rrezende . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.6 / 5 17 votos

O consumo exagerado do chocolate pode ocasionar diarreia, refluxo, náuseas, dores estomacais, dor de cabeça e até desencadear um processo alérgico. Isso acontece porque o doce derivado do cacau é rico em gorduras e açúcares, que podem sobrecarregar o organismo quando consumidos em excesso.

Em qual quantidade posso comer sem culpa? Segundo a nutricionista, não existe um consenso sobre a quantidade diária recomendada de chocolate. “Comer entre 30 g e 40 g por dia pode ser considerável saudável. Isso é equivalente a uma barra pequena ou a quatro quadradinhos”.

Confira os alimentos que ajudam a desintoxicar o organismo depois do exagero de chocolate:

  1. – Cuide do fígado. Depois de muita gordura, açúcar e leite, dê uma atenção especial ao fígado. ...
  2. – Água. ...
  3. – Segure o carboidrato. ...
  4. – Chás para digerir. ...
  5. Não sabe o que fazer com tanto ovo de Páscoa? ...
  6. Congele o resto.

Quantas barras de chocolate uma pessoa pode comer por dia? Não há consenso por parte de especialistas sobre a quantidade saudável de consumo diário. No entanto, comer entre 30 e 40 g de barras de chocolate por dia é uma maneira de consumir o doce moderadamente.

Melhora a cognição.
Um estudo de 2017 na Frontiers in Nutrition sugere que consumir cacau leva a melhorias de curto e longo prazo na cognição geral, atenção, velocidade de processamento e memória no trabalho .

Ele explica a diferença: "Chocólatra é a pessoa com compulsão pelo doce, como há os compulsivos por drogas, jogos e internet". Ele exemplifica: a pessoa come uma caixa de chocolate em alguns minutos, ou seja, uma grande quantidade em um espaço curto de tempo.

O chocolate tem muitas calorias e o consumo excessivo delas causa aumento de peso. Estar acima do peso pode resultar em vários problemas de saúde. Mas se você só comer um ou dois pedaços, ao invés da barra inteira, você será capaz de controlar seu peso, enquanto satisfaz sua vontade de chocolate.

O chocolate amargo é uma fonte de magnésio, cobre, ferro e manganês. Além disso, também estão presentes em sua composição o potássio, zinco e selênio, minerais com propriedades antioxidantes, que ajudam a acelerar o metabolismo e diminuir a resistência à insulina.

O chocolate mais saudável é o que tem alto teor de cacau.”
Tem chocolate amargo com apenas cacau e açúcar (2 ingredientes), tem outros com cacau, açúcar e manteiga de cacau (ou seja, 3 ingredientes) e tem outros com mais de 4. E isso afeta a quantidade de nutrientes, e consequentemente o quanto saudável é o produto.

Se o chocolate for consumido antes de dormir pode prejudicar o sono. Mas fora desse horário, ele pode ser um ótimo aliado. Isso porque o chocolate possui em sua composição ingredientes que podem ser benéficos para o sono, como ativos antioxidantes, minerais e vitaminas.

Especialistas indicam consumir a guloseima depois do almoço e também listam as melhores opções para incluir no cardápio. Infelizmente, a hora ideal para devorar um chocolate não é quando bate aquela vontade incontrolável.

Cereais: 60-80 min. Leite: 120 min. Mel: 60-90 min. Chocolate: 120 min.

Os sintomas mais comuns do problema são náuseas, refluxo, diarreia, dor no estômago e até dor de cabeça e irritabilidade. Pessoas que normalmente já têm problemas gástricos ou digestivos, além das crianças e idosos, são as mais afetadas.

A quantidade ideal para o consumo de chocolate diariamente é de 30 gramas, o que corresponde a um quadrado de um tablete com aproximadamente 170 gramas, segundo informações da nutricionista de Ribeirão Preto (SP) Suzi Bianco.

"Embora esperássemos que o chocolate - especialmente o meio-amargo - aumentasse os batimentos cardíacos, devido ao fato de conter substâncias altamente estimulantes, tanto a duração das alterações quando o efeito poderoso que tiveram na mente foram algo que nenhum de nós havia previsto." Para o estudo, os pesquisadores ...

Sim, o chocolate realmente acalma. Isso porque o alimento possui substâncias que favorecem a produção de serotonina, hormônio do bem-estar. Ou seja, quando comemos chocolate, automaticamente o nosso cérebro produz a sensação de relaxamento e melhora do humor.

Evite gordura trans a todo custo
E se for consumida a longo prazo, a gordura trans pode resultar em uma espécie de encolhimento do cérebro, que é um pouco semelhante com o envelhecimento causado pela doença de Alzheimer. Isso acontece porque as gorduras trans vão lentamente danificando as artérias cerebrais.

Estudos da National Sleep Foundation (Fundação Nacional do Sono) atestam que a cafeína presente em uma barra de chocolate pode permanecer no corpo por, em média, três a quatro horas, mas esse número pode chegar até a doze horas em pessoas sensíveis, o que pode atrapalhar (e muito!) o seu sono.

Ele explica a diferença: “Chocólatra é a pessoa com compulsão pelo doce, como há os compulsivos por drogas, jogos e internet”.