Faz mal comer muita paçoca?

Perguntado por: omonteiro5 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 17 votos

Em Roraima, um dos alimentos mais consumidos, é a paçoca feita de carne e farinha. O hábito em em excesso pode ser um fator de risco para doenças cancerígenas de acordo com o médico oncologista Alex Jardim, pesquisador da Universidade Federal de Roraima. (UFRR).

O principal ingrediente da paçoca
Ele é uma fonte proteica, que possui em sua composição nutricional uma boa quantidade de ácidos graxos poli-insaturados que são capazes de reduzir os níveis de colesterol e triglicérides. Ele é rico em nutrientes antioxidantes e auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares.

Consumo - Mesmo sendo uma receita saudável e fonte de nutrientes que podem proporcionar bem-estar, a paçoca funcional deve ser consumida com moderação, pois permanece rica em calorias. Além disso, alérgicos ao amendoim não devem comer a paçoca, assim como outros alimentos que possam conter esse ingrediente.

Amendoim em excesso pode causar alergias, inflamações e até câncer.

Um produto que tem em sua composição 80% de proteína, ideal para ser utilizado no pós-treino, já que aumenta a espessura dos músculos e favorece a hipertrofia muscular.

Existem 70 calorias em 1 unidade (14 g).

Comer amendoim a noite faz mal
Mito. Não existe nenhuma evidência científica que confirme que o consumo do alimento deva ser evitado à noite.

Para se ter uma ideia do potencial engordativo, Paula faz algumas comparações com alimentos bem conhecidos: 1 paçoquinha = 1 bola de sorvete de chocolate.

A paçoca é rica em açúcar e em gorduras vegetais do amendoim, por isso, viciante para a maioria das pessoas. Porque contém muito açúcar. Açúcar é comparado as substâncias psicotrópicas em termos de efeitos psicológicos. Não só a paçoca vicia, mas praticamente tudo aquilo que nos dá prazer.

Conforme informações, a quantidade de gorduras encontrada na composição do amendoim pode resultar em um aumento na oleosidade da pele, o que pode gerar, em tese, a espinha. No entanto, o efeito observado varia de pessoa para pessoa.

Quanto comer de amendoim, assim como acontece com qualquer outro alimento, depende das necessidades individuais nutricionais de cada pessoa. Mas, em geral, recomenda-se no máximo o consumo de 40 gramas diariamente.

Ingredientes: Amendoim, açúcar cristal e sal. Alérgicos: contém amendoim. Armazenagem: Armazenar em local seco e ventilado, ao abrigo do sol e umidade, na embalagem original, fechada e protegida do contato direto com o solo.

Karla Confessor afirma que atletas e pessoas que praticam exercícios podem recorrer a ela no pré-treino, dado que amendoim é uma fonte boa de carboidrato. – A paçoca não deixa cheio antes do treino e seu consumo é muito prático. Ela também conta com fibra, que gera saciedade e diminui a fome.

O amendoim é útil para ambos os sexos. Devido ao teor de zinco, tem um papel importante no controlo da produção de testosterona e na fertilidade.

Amendoim pode gerar problemas respiratórios
Mas você sabia que ele deve ser consumido com moderação? Isso porque, além de ser altamente calórico, ele pode causar dor no estômago e até problemas respiratórios em excesso.

Os sintomas da alergia ao amendoim vão desde coceiras, inchaço, congestão nasal, dor abdominal, vômitos, tontura e até, nos casos mais graves, anafilaxia. O sinal mais grave começa subitamente e se o paciente não for socorrido rapidamente, o caso pode ser fatal.