Faz mal comer melancia e tomar leite depois?

Perguntado por: dcosta . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

Misturar melancia com leite não pode? Mito. Assim como o mito de que consumir melancia à noite faz mal, possíveis malefícios ao consumir melancia com leite também são infundados. Não existem pesquisas capazes de comprovar que a mistura causa danos à saúde.

Uma ideia de bebida saudável e saborosa é fazer um suco de melancia com leite, para dar mais cremosidade e mais energia para o dia. A fruta é rica em potássio, que ajuda a estimular a produção de urina e prevenir doenças como cálculo renal, além de reduzir o inchaço e diminuir toxinas do corpo.

Do ponto de vista nutricional, não há mal algum em comer melancia à noite. Muito pelo contrário, essa é uma fruta altamente nutritiva, com diversas vitaminas e minerais indispensáveis.

A hidratação reduz o risco de ter dores de cabeça, um sintoma comum nesta fase do mês. Além da ingestão de água, também o chá de menta pode atenuar os sintomas da síndrome pré-menstrual. O consumo de frutos ricos em água, como a melancia, é uma boa forma de manter os níveis de hidratação dentro do ideal.

E o efeito pode ser notado algumas horas após a ingestão da melancia. Estudos indicam ainda que os benefícios do licopeno e do betacaroteno presentes na fruta melhoram quando ela é consumida em temperatura ambiente.

O ferro é fundamental para bebês e crianças que estão em fase acelerada de crescimento. Por isso, não é recomendado oferecer leite após as frutas ou papinhas. Provavelmente, sua bebê quer um gostinho mais adocicado depois da refeição. Tente fazer uma papinha de frutas mais doces, como manga, mamão ou banana.

As vitaminas de leite com frutas podem equivaler a uma refeição em termos nutricionais quando combinadas com aveia e outros ingredientes. Além disso, elas são uma ótima opção para o café da manhã e o lanche da tarde, segundo a nutricionista Priscila Maximino e o cirurgião do aparelho digestivo Fábio Atui.

Modo de preparo
Coloque a melancia cortada no liquidificador com a água filtrada e bata bem. Coloque então a banana cortadinha e continue a bater. Adoce a gosto, coloque na geladeira e sirva geladinha.

É possível afirmar que uma melancia inteira, com cerca de 10kg, ou até meia estão fora dos parâmetros de moderação. De maneira geral, o ideal é o consumo de uma ou até duas porções por dia.

Mergulhe as fatias de melancia no chocolate e depois salpique-as com os toppings que preferir: flocos de coco, amêndoas, avelãs, pistácio… a escolha é sua. Volte a colocar as fatias de melancia no congelador durante mais 45 minutos para o chocolate assentar. No momento de servir, salpique com um pouco de flor de sal.

Assim como existem as melhores frutas para comer à noite, também existem aquelas que não são recomendadas para a ingestão no período noturno. “O ideal é evitar frutas que carregam muita frutose, como o mamão e a manga, por exemplo”, sugere a nutricionista.

A vitamina C e os antioxidantes previnem o envelhecimento e atuam como protetor solar. É capaz até de reduzir cálculos no rim. A nutricionista explica ainda que a melancia pode ser ingerida mais de uma vez ao dia, é bom evitar apenas comer a fruta à noite após as refeições porque pode ser indigesta.

Se você estiver procurando o que comer antes de dormir e não tiver muito tempo, pode apostar nas frutas. Opções como maçã, abacate e banana são recomendadas para este momento por serem fontes de nutrientes, fibras e por garantirem a sensação de saciedade pelo tempo em que você vai permanecer acordado.

Por ser rica em vitamina C e A, atua como um excelente antioxidante para o corpo, favorecendo o fortalecimento do sistema imunológico na prevenção de doenças. Ela ainda possui cálcio, fósforo, magnésio, potássio.

As mulheres menstruadas estão proibidas de jejuar durante o Ramadão porque o sangue do período é considerado impuro. Nem todos são obrigados a jejuar, como é o caso das grávidas, pessoas idosas, doentes, mulheres em período de amamentação e as crianças.

Pode comer ovo menstruada? Sim, pode comer ovo menstruada! Ao longo do tempo, instaurou-se a crença de que o ovo poderia deixar a menstruação com mau cheiro. Essa ideia não tem nada a ver, afinal, o sangue menstrual não possui cheiro fétido, apenas um odor natural de ferro.

Catuaba: age como estimulante energético e afrodisíaco. Cansaço, falta de memória, esgotamento mental, nervosismo e fadiga podem melhorar com o uso da planta. Ginseng: atua como afrodisíaco natural. Também funciona como anti-inflamatório, diurético e estimulante.

Um estudo sugere que o licopeno ajuda a diminuir o colesterol, a pressão sanguínea e o dano oxidativo. A melancia também contém citrulina, um aminoácido que pode aumentar os níveis de óxido nítrico no organismo, o que ajuda os vasos sanguíneos a se expandirem, e consequentemente, reduzir a pressão arterial.