Faz mal comer manteiga vencida?

Perguntado por: dhipolito . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

Consumir a manteiga deixada muito tempo fora da geladeira pode causar intoxicação alimentar.

Portanto, vale ficar de olho no produto: se ele estiver com um odor ruim e com um gosto azedo, é hora de descartá-lo. E lembre-se sempre de seguir as recomendações de conservação e o prazo de validade. Contudo, manteiga rançosa nem sempre é sinônimo de estragada.

O prazo de validade geralmente possui uma folga por questões de segurança. Então, pode ser que não faça mal comer aquele item que passou um dia depois do prazo (mas não tem garantia, viu?). Contudo, isso vale apenas para alimentos não perecíveis — como arroz e feijão crus, chocolates, biscoitos e óleo.

Prazo de validade, data de vencimento ou consumo preferencial, resumidamente, mede a vida útil de um alimento. Em outras palavras, é uma data aproximada que indica o tempo que transcorre desde o preparo do alimento até sua deterioração, quando torna-se impróprio para consumo.

Muitas vezes pode até parecer inofensivo o consumo de um determinado alimento que esteja fora da validade quando a sua aparência é boa. Contudo, essa ação pode causar diversos problemas de saúde as pessoas e entre os sintomas mais comuns estão dores estomacais, diarreia, infecção alimentar, vômitos e náuseas.

O ranço da manteiga é o nome que é dado quando a manteiga apresenta essa alteração de sabor que está ligado à formação de ácido devido ao processo de oxidação. E no caso da manteiga, se dá pelo contato das suas substâncias gordurosas com a luz, o calor e o oxigênio do ar.

Para tirar o "ranço" à mateiga, cobre a manteiga, durante 15 minutos, com água fria com uma colher de chá de bicarbonato de sódio, depois lava-a em duas águas.

A margarina não estraga, apodrece ou cria bolores se ficar exposta, já que possui uma grande quantidade de adjetivos exclusivos para a sua preservação.

POR QUE A MANTEIGA FAZ MAL À SAÚDE? Tanto a manteiga quanto a margarina são o resultado de processos industriais e químicos que transformam óleos e gorduras no produto. Por isso, podem entupir as artérias e aumentar o colesterol ruim (LDL). Tudo isso sem falar na presença do sódio, que aumenta o risco de hipertensão.

Consumidor que encontrar produto vencido à venda poderá ganhar outro de graça. O Projeto de Lei 1386/19 assegura ao consumidor que constatar produto à venda com prazo de validade vencido o direito a receber gratuitamente uma unidade de produto idêntico ou similar dentro da validade.

produto inadequado ao fim a que se destina. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, quando você compra um produto impróprio para o consumo, seja com prazo de validade vencido, avariado, ou qualquer outro defeito, o lojista ou o fornecedor tem o prazo de 30 para trocar ou consertar esse produto.

Usar um produto vencido pode ter um efeito reduzido ou até mesmo gerar um eczema de contato, além de poder irritar a conjuntiva, levando à coceira e vermelhidão, sintomas similares aos da conjuntivite.

Alimentos refrigerados como carnes, iogurtes, leites, creme de leite, leite condensado e requeijão, por exemplo, são exemplos de produtos que não devem ser consumidos após o vencimento e suas características devem ser avaliadas mesmo quando dentro do prazo.

Para alimentos e produtos que duram até três meses, exige-se que o formato de data de validade e fabricação inclua pelo menos dia e mês. Já alimentos que ultrapassem esse prazo podem informar mês e ano.

Faça o descarte adequadamente
No caso de você não conseguir trocar e nem devolver os produtos vencidos em seu supermercado, é preciso que seja feito o descarte de maneira adequada, geralmente em aterros sanitários.

Todo produto vencido encontrado pelo consumidor dentro da área de venda como prateleiras, gôndolas etc. (antes de passar pelo caixa), poderá ser trocado por outro dentro da validade. Se o estabelecimento não possuir o mesmo produto em questão, deverá entregar um similar e de igual valor.

Portanto, leites e derivados próximos ao vencimento, podem ser consumidos, desde que em boas condições”. Por outro lado, ela diz que não é aconselhável consumi-los após estarem vencidos, mesmo que seja apenas um dia depois da data, já que não é mais possível garantir a integridade desses alimentos.

A manteiga alvo da ação policial é da marca "Real da Fazenda", que pode ser encontrada em diversos supermercados de Belo Horizonte e região metropolitana. Além da adulteração nos laticínios, fraudes no registro do Sistema de Inspeção Federal (SIF) também são apuradas pelas instituições.

Enquanto a manteiga é gordura saturada e colesterol, a margarina contém gorduras insaturadas, consideradas mais saudáveis pelos nutricionistas. Parte dessas gorduras, contudo, são transformadas em gorduras trans durante a produção da margarina.