Faz mal comer larva de chocolate?

Perguntado por: rcastro . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.1 / 5 20 votos

As larvas não fazem mal à saúde - mas será difícil encontrar um consumidor impassível ao encontrar esse complemento inesperado dentro do doce. Os fabricantes confirmam as informações, mas dizem que a responsabilidade é dos lojistas na hora de guardar os produtos.

Na verdade, porém, as larvas nascem de ovos postos por moscas, mas estes são tão minúsculos que são invisíveis a olho nu. Sendo os alimentos em decomposição a refeição ideal para as larvas, as moscas são ótimas a encontras peças de fruta podre na sua cozinha.

Essas larvas são compostas basicamente por proteínas. Mesmo assim, ingeri-las não é recomendável. "No caso de as larvas estarem contaminadas, elas podem causar reações como dor abdominal, diarréia e vômito; é melhor não arriscar", comenta a nutricionista.

Envenenamento bacteriano: sintomas parecidos com a salmonela decorrentes da ingestão de larvas que tiveram contato com fezes ou material em decomposição. Reação alérgica: algumas pessoas podem ter alergia às larvas e apresentar sintomas respiratórios ou asmáticos.

Adentra o organismo na forma de microscópicos ovos, junto com alimentos ou água contaminados. Quando ainda é uma larva, viaja pelo corpo até chegar ao intestino delgado, onde cresce, se reproduz e libera os filhotes junto com as fezes.

A forma mais natural de eliminar as larvas é com água fervente, e essa dica funciona ainda melhor se for na lata de lixo e os insetos estiverem ali Nesse caso, tampe a lixeira e espere alguns minutos, depois a abra a lava bem o local.

Quando comidas cruas, as larvas do insetos comestíveis têm um gosto semelhante ao de coco e, quando são fritas, têm um gosto semelhante ao de bacon. São ricas em proteínas, potássio e cálcio.

Nada. Se a larva estiver em um alimento estragado, pode ocorrer uma intoxicação alimentar, mas por causa da condição do alimento em si e não exatamente pelas larvas, já que as mesmas são ricas em proteínas e gorduras tornando-se uma opção muito nutritiva.

Nesse estágio elas se recolhem para se transformarem em mosca, quando a metamorfose acontece!

Ao viver em um ambiente distinto, as larvas podem se abrigar de predadores e reduzir a competição por recursos com a população adulta. Animais no estágio larval consumirão alimentos para alimentar sua transição para a forma adulta.

Redação. A Agência Europeia de Segurança Alimentar (EFSA) aprovou, ontem, as larvas-de-farinha (larva do besouro Tenebrio molitor) como o primeiro inseto seguro para o consumo humano na Europa.

Sintomas

  1. Sensação de ferroada na pele.
  2. Coceira.
  3. Vermelhidão na área afetada.
  4. Sensação de movimento sob a pele.

A miíase é doença parasitária provocada pelas larvas de moscas Cochliomyia hominivorax, Dermatobia hominis, e Cordylobia anthropophaga, vulgarmente conhecidas como "mosca varejeira", "mosca berneira" e "mosca tumbu", respectivamente.

As larvas permanecem sob a pele, valendo-se do tecido subcutâneo como fonte de alimentação. Caso não sejam extraídas, depois de aproximadamente 50 dias elas atingem a maturidade e caem no solo, onde dão andamento ao ciclo evolutivo até se tornarem insetos adultos.