Faz mal comer fruta em jejum?

Perguntado por: iferrari2 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.6 / 5 2 votos

Consumir frutas em jejum ajuda a absorver melhor seus nutrientes. A dica é de Theo Webert, clínico geral com especialização em nutrologia, do Rio de Janeiro. Isso acontece porque, ingeridas dessa forma, as frutas não precisam “concorrer” com nutrientes de outros alimentos.

Eles estão ligados a processos de estresse oxidativo no organismo e não são boas fontes de energia depois de um longo período de tempo sem comer. Por isso, evite frituras e alimentos muito gordurosos, embutidos derivados de carne vermelha, bebidas gaseificadas e alimentos açucarados quando estiver em jejum.

Como Quebrar O Jejum Em Outros Casos
Isso inclui alguns alimentos low-carb — como carnes, ovos, e legumes. Mas também pode incluir outros alimentos com maior quantidade de carboidratos — como tubérculos (batata, mandioca, mandioquinha) e frutas mais doces (banana, caqui, manga, dentre outras).

Maçã em jejum emagrece: benefícios da fruta
Além disso, o alto teor de fibras significa que elas oferecem uma dose saudável de prebióticos (fibra indigestível que as bactérias “boas” do seu intestino comem). Prebióticos podem melhorar a saúde gastrointestinal, bem como aumentar a absorção de cálcio.

maçã

Trata-se da maçã. Segundo um estudo publicado pelo The Journal of Nutrition, ela pode ajudar a saciar o apetite em adultos saudáveis. A seguir, descubra os motivos que fazem da fruta uma aliada da saciedade e como os pesquisadores chegaram a essas conclusões.

Trocar a fruta pelo almoço não é uma boa opção, pois ela não contém os nutrientes necessários para essa refeição, considerada uma das principais do dia. A fruta é uma excelente opção para os lanches intermediários.

A fruta, além de suculenta e saborosa, é rica em nutrientes que ajudam o organismo a trabalhar de forma correta e equilibrada, suprindo as horas em que ficamos em jejum.

Maçã

Maçã. Esta fruta é perfeita para acordar o corpo. A frutose, um açúcar natural, os hidratos de carbono, a fibra e os nutrientes que a fruta contém dão a energia perfeita ao cérebro e ajudam-no a contrariar os efeitos do cansaço típico das primeiras horas da manhã.

Assim como existem as melhores frutas para comer à noite, também existem aquelas que não são recomendadas para a ingestão no período noturno. “O ideal é evitar frutas que carregam muita frutose, como o mamão e a manga, por exemplo”, sugere a nutricionista.

A melhor opção é sempre comer frutas no café-da-manhã e em períodos intermediários do dia – entre as principais refeições. Quanto mais frutas você consumir, maior oportunidade de seu corpo se “limpar” por completo, lembrando que é sempre importante evitar exageros, priorizando sempre o bom senso.

Não quebre seu jejum com uma fruta, mas a fruta pode participar dessa refeição. Nas suas refeições você também pode optar por carboidratos naturais, ou seja, não industrializados, por serem de baixo índice glicêmico e possuírem boa quantidade de fibras.

Banana: se você comer bananas quando estiver de estômago vazio, vai aumentar o nível de magnésio no sangue. Isso pode prejudicar o seu coração. Especiarias: comidas picantes podem causar danos e irritação na mucosa gástrica, e consequentemente aumentar a produção de ácido no seu estômago.

12 horas

Após cerca de 8-12 horas de jejum, seu corpo começa a extrair energia principalmente de sua gordura corporal. Além disso, o nível de açúcar no sangue cai e, com ele, a produção de insulina. Quando os níveis de açúcar no sangue estão baixos, o corpo pode queimar a gordura corporal muito melhor.

O cardápio para jejum intermitente deve priorizar alimentos saudáveis, como frutas e vegetais frescos, leguminosas e cereais integrais, como arroz e macarrão integrais, que são ricos em fibras, vitaminas e minerais, que ajudam a equilibrar o nível de açúcar no sangue, importante para o controle da fome durante o jejum.

Continuar lendo Faz mal fumar em jejum?