Faz mal comer frango?

Perguntado por: abarbosa4 . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 15 votos

Segundo o Greenpeace, o seu consumo está associado ao aumento de doenças não transmissíveis, como câncer, obesidade, diabetes tipo II, doenças cardiovasculares, doenças intestinais (diverticulite) e doenças crônicas do fígado.

10 entre 10 nutricionistas recomendam o peito de frango grelhado nas principais refeições do dia. Menos gorduroso e calórico, ele é fonte de grandes nutrientes!

De acordo com o Ministério da Saúde, inclusive, o ideal é que cada pessoa consuma cerca de 300 e 500 g de carne por semana (o que significa um bife bem pequeno por dia). Vale destacar que isso inclui carnes vermelhas e brancas (ou seja, frango e peixe - apesar de serem menos gordurosos - entram no mesmo pacote).

O frango aumenta a energia do corpo graças às vitaminas B6 e B3. Se você está sentindo um pouco de cansaço ou desgastado, tente comer carne de frango para dar impulso de nutrientes, como vitaminas e minerais. As calorias presentes nesta carne auxiliam no aumento dos níveis de energia.

Qual o melhor tipo de carne? As carnes brancas de aves, como pato, codorna ou galinha, possuem menos gorduras e calorias e, por esse motivo, geralmente são consideradas mais saudáveis e podem ser consumidas mais frequentemente.

Segundo o Greenpeace, o seu consumo está associado ao aumento de doenças não transmissíveis, como câncer, obesidade, diabetes tipo II, doenças cardiovasculares, doenças intestinais (diverticulite) e doenças crônicas do fígado.

Ao tentar higienizar os alimentos antes de cozinhá-los, algumas práticas podem acabar aumentando os riscos de infecção. É o caso do frango, cujas bactérias podem contaminar outros objetos da cozinha durante o preparo.

Não se deve lavar o frango por uma questão bem simples: lavá-lo pode espalhar bactérias por toda a cozinha. Quando lavamos o frango, a água espirra para todos os lados da pia, de louças que estejam da perto, da parede e até da nossa roupa, aumentando as chances de contaminação.

Voltando ao frango comum: use o garfo e faca retire sem pressa a carne e coma com calma. A partir do momento que não conseguir mais separar a carne do osso deixe-o delicadamente em um canto do prato. Em tempo: nada de separar um pratinho só para os ossos…

Peito. Uma das partes que as pessoas mais gostam do frango, o peito é uma carne com baixo teor de gordura e com pouca pele, o que a torna uma opção mais saudável.

O frango é indicado por quem deseja obter massa magra pelo fato de conter, principalmente, proteína responsável pela reconstrução do tecido muscular, promovendo seu crescimento e sendo, portanto, essencial na alimentação de quem deseja “ganhar músculos”.

Aves e peixes são considerados as melhores proteínas animais que você consumir em sua dieta, disse Laster. O peixe é saudado por especialistas pelos seus ácidos graxos e ômega-3, que podem proteger contra doenças cardiovasculares. Além disso, o peixe também é rico em vitamina D, selênio e proteína.

Os estudos sugerem uma média de 2 a 3 ovos inteiros por dia, mas não existe uma quantidade certa, porque é muito individual. Há pessoas saudáveis e muito ativas, por exemplo, que consomem pouco mais que 3 ovos por dia sem problema algum.

O arroz integral com frango é uma das combinações mais saborosas e saudáveis, pois é rica em fibras, vitaminas e proteínas - substâncias que são fundamentais para o organismo.