Faz mal comer formiga de açúcar?

Perguntado por: onogueira7 . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 10 votos

“Em contato com o ser humano as do tipo saúva [que aparecem em potes de açúcar, por exemplo] podem ocasionar de diarreias a hepatites. Portanto o risco de infecção é muito grande, principalmente em hospitais.”

Brincadeiras à parte, lembre-se comer formiga não faz bem à saúde.

Uma formiguinha pode causar doenças, como gripe, tuberculose, verminoses e até lepra, além de intoxicações alimentares, vômito e diarréia.

Se for um bolo, pode tirar a parte externa, sem problemas. Também comer uma formiga não faz mal, pois tem potencial nutritivo”, explicou Koehler.

Comer formiga faz bem para a visão? A tradicional afirmação muito ouvida na infância é um MITO. Não existe nenhuma comprovação científica de que se alimentar de formigas traz algum benefício para os olhos.

Deixe cascas de limão e de laranja dentro do pote de açúcar. Outro truque que costuma funcionar bem é deixar cascas de frutas cítricas (como as de limão ou de laranja) dentro do açucareiro ou então entre os potes de alimentos. Assim, é possível afastar os insetos por conta do cheiro forte.

Na maioria das colônias de formigas, há uma hierarquia bem simples: uma única formiga, a rainha, põe todos os ovos, e formigas operárias divididas em um sistema de castas cuidam do resto: procuram comida, cuidam dos filhotes, vão à guerra, e assim por diante.

Isso porque a temperatura alta ou baixa faz com que as formigas busquem refúgio em lugares mais amenos, como sua casa. Elas geralmente se instalam na cozinha, onde, no período da noite, podem encontrar alimentos facilmente.

Como tirar formiga do bolo
Da mesma forma que foi feito para espantar as formigas do açucareiro, use o cravo-da-índia para afugentá-las de bolo e outros doces, espalhando um punhado deles em volta do alimento.

Diversas espécies eram consumidas pelos índios brasileiros, fritas, em salmoura e misturadas com farofa. Essa tradição foi passada para os sertanejos e tropeiros, os quais, ainda nos dias atuais, não deixam a tradição ser exterminada. O fato é que, quem é caipira come formiga sim!

Elas fazem isso através dos receptores olfativos - chamados sensilas - que ficam nas suas antenas. Por meio deles, elas conseguem reconhecer moléculas de alimentos no ambiente e, depois que encontram, elas voltam ao ninho para recrutar reforços.

Diversas doenças infecciosas podem ser transmitidas pelos insetos. Elas não são nada inofensivas e estudos já apontam que as formigas são mais perigosas do que as baratas, carregando um maior número de microrganismos nocivos.

Quando a glicemia (açúcar no sangue) está muito elevada nosso corpo tenta eliminá-la através da urina. A urina então passa a conter um teor maior de glicose, o que pode atrair formigas.

Ainda segundo Feitosa, elas podem agir como polinizadoras, dispersoras de sementes, servem de alimento para outros organismos, entre outras tantas funções. No estudo, foram identificadas mais de 230 espécies de formigas, cem delas são novas para a ciência.

Formigas gostam de açúcar: verdade ou mentira? Não adianta. Elas aparecem ao menor sinal de alimento e infestam todo o ambiente. Se for doce então, parece que as formigas ficam ainda mais atentas e agem com ainda mais furor.

Pode comer tanajura? "Não faz mal comer tanajura, não é um animal venenoso, é um animal que tem um alto valor nutricional por ter uma grande quantidade de proteína, uma grande quantidade de lipídios e lipídios saudáveis que dão um gosto característico à tanajura" conta Carlos Valença.

Cravo e Canela
Você também pode adicionar cravos em torno dos pratos de bolos e dentro do açucareiro para deixar as formigas bem longe.

Frutas vermelhas ou roxas: ricos em vitamina C. Esses nutrientes têm a função de antioxidantes e flavonoides. Ou seja, combatem os radicais livres e auxiliam na prevenção de perda de visão.
...
Exemplos de frutas amarelas ou verdes:

  • Laranjas;
  • Limões;
  • Maçã;
  • Tangerina;
  • Abacate;

Morangos, amoras, cerejas, framboesas e mirtilos, entre tantas outras, são compostas por vitamina C, antioxidantes e flavonoides. Portanto, combatem os radicais livres e contribuem na prevenção da perda de visão e da degeneração macular.