Faz mal comer coração de porco?

Perguntado por: landrade . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 17 votos

Assim, como toda carne vermelha, o ideal é que esta carne seja consumida apenas de 2 a 3 vezes por semana, pois ao longo do tempo, se consumida em excesso, pode aumentar o risco de problemas no coração.

A gordura de porco está entre a categorias de gorduras saturadas, aquela que faz mal ao coração, aumenta o colesterol e pode ser percursor do desenvolvimento de alguns tipos de câncer.

Alguns cortes de carne suína apresentam uma quantidade maior de proteínas do que o frango e a carne bovina. Uma porção de 100 g de lombo suíno assado, por exemplo, fornece 36 g de proteína, enquanto a mesma quantidade de coxa de frango e fraldinha oferecem, respectivamente, 15 g e 24 g desse nutriente.

Carne de porco

Também chamados de “alimentos carregados”, o que os reimosos costumam ter em comum é a alta concentração de proteína e gordura animal. Carne de porco e de pato, camarão, caranguejo, moluscos e ovos encabeçam a lista.

O QUE É A TENÍASE? É uma doença causada pelo parasitismo da tênia (solitária) no intestino do homem. A Taenia saginata é trasmitida pela ingestão da carne do boi, e Taenia solium pela carne de porco.

Carne de porco é ótima fonte de proteínas e vitamina B1, que ajuda no metabolismo genético e no bom funcionamento do sistema nervoso. Entre ela e a carne de frango com pele, não tenha dúvida: a de porco é mais saudável.

Um estudo da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Universidade Estadual de Campinas, Unicamp, revelou que a carne suína tem menos colesterol do que a carne de boi e de frango.

Banha de porco
Contudo, “pelo sabor que garante aos alimentos, pode ser interessante”, justificou a nutricionista. Com 40% de gorduras saturadas e monoinsaturadas, a banha é uma gordura saudável, anti-inflamatória e possui ácido oleico, que ajuda a diminuir o colesterol ruim.

A carne suína é tida como uma das mais saudáveis disponíveis na nossa alimentação, de acordo com especialistas em saúde e alimentação. Ela tem menor teor de gorduras do que a carne de boi, mantendo características como o volume de proteínas, vitaminas do complexo B e ferro em sua composição.

Para a população rural da China, o alto conteúdo energético da banha de porco significa que o alimento é um artigo de luxo e importante fonte de nutrição.

A banha de porco é mais saudável que o óleo vegetal? Sim. Ainda segundo o médico vascular, há comprovações científicas de que esta gordura suína é menos nociva à saúde do que o óleo vegetal. Evidentemente que é mais saudável.

Os alimentos mais ricos em colágeno são aqueles que possuem proteína de origem animal; portanto; as carnes são importantes fontes, tanto as brancas quanto as vermelhas. Pés, joelhos e orelhas de porco também possuem muito colágeno, assim como os pés de boi.

Não, o diabetes não o proibe de comer carne de porco. Mas é comum diabetico ter dislipidemia ( taxas altas de gorduras no sangue). Neste caso é necessario a restriçao da carne com gorduras e tambem necessario o uso de uma estatina.

Carne de vaca, porco e frios são todos ricos em gorduras saturadas, que uma pessoa com doença hepática gordurosa deve tentar evitar. Carnes magras, peixes, tofu ou tempeh são substitutos adequados.

Muita gente acha que o ovo é remoso, mas, em sua composição, ele não tem muitos dos itens que provocam a reima. Além disso, é um alimento natural. O ovo pode apresentar um pequeno grau de reima, mas sabe-se que as proteínas existentes no ovo ajudam na recuperação, pois são base para a regeneração dos tecidos.

Os pacientes podem apresentar convulsões, danos neurológicos (paralisias ou dormências em um segmento do corpo), sinais de aumento de pressão intracraniana (dor de cabeça, vômitos e torpor), alteração do comportamento, meningite (febre, dor de cabeça e rigidez do pescoço), entre outros sintomas.

Quais os sintomas?

  1. Neurocisticercose. Cisticercos localizados no cérebro: Dores de cabeça frequentes; Convulsões; Confusão mental.
  2. Pode se localizar na musculatura ocasionando: Inchaço; Inflamação; Dificuldade nos movimentos.
  3. Cisticercose ocular: Pode levar a cegueira.

Suínos X Bovinos
Em relação a quantidade de minerais, a carne bovina contém mais ferro, zinco e cobre, porém a carne suína tem mais potássio, magnésio, fósforo e menos sódio que a carne de vaca. Já em relação às vitaminas, a carne de porco é mais rica em B1, B2 e vitamina E.

De acordo com a nutricionista Patrícia Bertoni, a ideia de que carne de porco faz mal é totalmente equivocada, pois o alimento é fonte de vários nutrientes (como as proteínas) que devem fazer parte da alimentação diária. "A carne de porco deve sim ser considerada saudável e incluída na sua dieta.

O peito de frango, por exemplo, além de ser o mais rico em proteínas é também o que possui menos colesterol e menos gordura saturada, perdendo para os demais cortes no teor de ferro e vitamina B12.