Faz mal comer comida requentada?

Perguntado por: atavares . Última atualização: 2 de junho de 2023
4.5 / 5 14 votos

Se esses alimentos não forem aquecidos a uma temperatura interna segura, as bactérias podem sobreviver e causar intoxicação alimentar, o que pode levar a quadros mais graves de saúde, especialmente em grupos vulneráveis, como crianças, idosos, mulheres grávidas e pessoas com sistema imunológico enfraquecido.

Formação de substâncias tóxicas
Ou seja, esquentar comida no microondas faz mal quando utilizados por muito tempo recipientes inadequados que podem liberar substâncias tóxicas no alimento.

Ninguém gosta de desperdiçar comida. É por isso que, normalmente, o que sobra de uma refeição em casa costuma ir para a geladeira. Mas, se antes ou depois disso os alimentos forem deixados em temperatura ambiente por mais de duas horas, começa o desenvolvimento de bactérias que podem causar contaminações.

Reaqueça antes de comer
Principalmente se a comida foi comprada, deixada por duas horas ou mais fora de refrigeração num dia quente", ressalta Fujiwara. Nesse caso, as bactérias vão para a geladeira e apenas desaceleram o ritmo de proliferação.

Quantas vezes posso requentar a mesma comida? A agência britânica recomenda que se requente uma refeição apenas uma vez.

Esquentar a comida no forno micro-ondas é uma estratégia bastante prática para quem está com pressa e precisa requentar ou descongelar algo que já estava pronto. A boa notícia é que usar o micro-ondas é completamente seguro para a saúde, desde que o alimento esteja em um recipiente adequado, preferencialmente de vidro.

Quanto tempo a marmita pode ficar fora da geladeira? E se estiver em uma bolsa térmica? “A comida cozida dura de um a quatro dias na geladeira. Fora da geladeira, até duas horas e, na bolsa térmica, até quatro horas”.

Batata. Em seguida, Kim mencionou a batata. O problema com o vegetal não é exatamente reaquecê-lo, mas deixá-lo fora da geladeira por muito tempo. A batata, ao permanecer por mais de duas horas fora do refrigerador, pode levar ao crescimento de clostridium botulinum, toxina que causa o botulismo.

Os principais sintomas são vómitos, náuseas, diarreia e dores abdominais. O período de incubação é de duas a seis horas. A causa bacteriana mais comum para uma intoxicação alimentar é a bactéria Campilobacter, que se encontra na carne crua de aves, no leite não pasteurizado, em carnes vermelhas e na água não tratada.

ARROZ BRANCO (cru, em grãos, ainda na embalagem fechada)
Mais uma dica: depois de cozido, o arroz dura de 4 a 6 dias na geladeira. Você deve refrigerá-lo até duas horas depois do cozimento e conservá-lo em recipiente hermético.

De acordo com site de Saúde Nacional do Reino Unido, manter o arroz em temperatura ambiente pode fazer com que esporos de uma bactéria existente no arroz cru se desenvolvam.

Banho Maria
Coloque o produto fechado em uma panela, cubra com água e leve ao fogo. Depois de ferver, aguarde cerca de 8 minutos e pronto!

De acordo com informações da Agência Espanhola de Consumo, Segurança Alimentar e Nutrição ( AECOSAN), vinculada ao Ministério da Saúde, só se pode congelar novamente um alimento que foi descongelado caso ele seja cozido antes de voltar ao freezer.

Mas quando eles são requentados, as bactérias que sobreviveram podem começar a se multiplicar e aumentar rapidamente em número, tornando o alimento impróprio para o consumo. De acordo com as diretrizes, o ideal é resfriar as sobras dentro de 2 horas, no máximo, e comer dentro de três a quatro dias.

Não guarde sobras abertas na geladeira (sem tampa), pois além de ressecar, elas podem se contaminar com o ar da geladeira caso haja alguma bactéria circulando. Aliás, nada na geladeira deve ficar sem tampa. Essas sim podem ficar na porta da geladeira e só irem para o congelador pouco antes de serem consumidas.

Isso é o que dizem os especialistas. O arroz cozido pode ser contaminado rapidamente. Portanto, os especialistas recomendam mantê-lo na geladeira por apenas 1 a 3 dias.