Faz mal comer comida esquentada no microondas?

Perguntado por: orocha . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.7 / 5 11 votos

Felizmente para quem precisa de praticidade no dia a dia, essa informação não passa de um mito. De acordo com a própria OMS (Organização Mundial da Saúde), se o aparelho for utilizado de acordo com as instruções do fabricante, não há qualquer perigo ou malefício ao utilizá-lo para esquentar sua comida .

Sempre que for esquentar alimentos, o ideal é cubri-los com um protetor de alimentos para micro-ondas, porém, se você não tiver um à mão, use uma folha de papel toalha, que garantirá a proteção da sua comida.

A radiação microondas é um tipo de energia eletromagnética com freqüência na faixa de 103 a 104 MHz. Essa radiação não-ionizante causa migração de íons e rotação de dipolos, mas não causa mudanças na estrutura molecular1.

Veja abaixo alimentos que não devem ser requentados. Arroz: a situação fica mais perigosa quando ele não é cozido integralmente e alguns grãos permanecem crus. Isso, associado a uma temperatura morna, aumenta o risco de contaminação por uma bactéria conhecida como Bacillus cereus, que possui rápida proliferação.

Quando aquecemos o alimento em um recipiente plástico, dependendo da qualidade dessa embalagem, é possível que pequenas partículas de Bisfenol-A sejam liberadas para o alimento ou água e, dessa forma, sejam ingeridas. Por precaução, o melhor é utilizar, sempre que possível, recipientes de vidro”, destaca Bruna.

É preciso ter muito cuidado ao ferver água sozinha no seu micro-ondas. Quando a água pura é aquecida por muito tempo e entra em contato com um novo corpo (um saquinho de chá, por exemplo), inicia-se uma ebulição a 100ºC que pode provocar “espirros fervendo”.

Use uma lâmpada que reaja ao aparelho
Dessa forma, pegue uma lâmpada pequena, sem ligar em nada. Passe ela por fora do micro-ondas com ele funcionando em máxima potência, em toda a sua superfície, especialmente na porta. Se estiver ocorrendo algum tipo de vazamento, a lâmpada irá acender levemente.

Não há nenhum indício de que micro-ondas cause câncer
“É o eletrodoméstico mais cancerígeno do planeta, porque ele movimenta as moléculas do alimento, tem uma radiação violenta. A energia do micro-ondas passa por uma estrutura chamada magnetron, que transforma energia elétrica em eletromagnética.

Teoria de microondas
Essa radiação não-ionizante causa migração de íons e rotação de dipolos, mas não causa mudanças na estrutura molecular1. O aquecimento de um material por irradiação com microondas se dá devido à interação da onda eletromagnética com o dipolo elétrico da molécula.

No geral, alimentos com cascas, películas ou membranas não podem ir ao aparelho sem os cuidados corretos. Todos eles devem ser perfurados antes do procedimento. Alimentos sem muita umidade também podem pegar fogo, então, cuidado ao manusear pães no eletrodoméstico.

Benefícios do uso do micro-ondas
Em razão do tempo reduzido de cozimento, os alimentos preparados no forno micro-ondas tendem a permanecer com uma maior quantidade de nutrientes; Menor gasto energético que outros fornos, como o elétrico.

Só que descascar internamente deve ser pela má qualidade da tinta ou de fabricação. Não posso usar o microondas porque a tinta pode cair no alimento e ser tóxica ( o técnico mesmo avisou isso).

Mas quando colocamos um alimento em um prato para ser aquecido, este prato não está quente ao ser retirado do forno de micro-ondas? A resposta é sim, ele está. No entanto, as micro-ondas não são o motivo deste aquecimento, e sim o contato direto do prato com os alimentos aquecidos.

Prazo de validade do arroz cozido Se sobrar arroz cozido depois de comer, ele deve ser guardado na geladeira por até dois dias, dependendo do armazenamento.

Arroz. Se estiver guardado em temperatura ambiente ou se ficou mais de duas horas exposto e for requentado, o arroz pode fazer mal à saúde. Guarde sempre na geladeira para que não tenha problemas quando for aquecido novamente, pois, no arroz, as bactérias se proliferam rapidamente, podendo causar intoxicação.

O arroz cozido pode ser contaminado rapidamente. Portanto, os especialistas recomendam mantê-lo na geladeira por apenas 1 a 3 dias. O arroz restante, se não for armazenado adequadamente, pode causar intoxicação alimentar. Aqui estão algumas dicas de como armazená-lo corretamente.

Por isso, caso você tenha dúvidas se marmita de alumínio pode ir ao micro-ondas, saiba que não. Assim como as panelas e formas que utilizam esse elemento químico em sua composição, pois os riscos de causar um incêndio ao deixar esses materiais em contato com ondas eletromagnéticas são altos.

MITO! De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), os fornos de micro-ondas, desde que usados de acordo com as instruções do fabricante, são seguros e convenientes para aquecer e cozinhar alimentos.

Se você tem o costume de esquentar comida no micro-ondas, especialistas indicam: substitua todos os recipientes plásticos em casa por versões em vidro temperado ou em cerâmica.

a radiação emitida pelo micro-ondas é não ionizante. Ou seja, possui uma baixa frequência, que não tem potencial para alterar o DNA. “Elas servem apenas para aquecer”, arremata Furukawa. Claro que, se essa radiação fosse apontada diretamente para o nosso corpo, poderia provocar queimaduras.