Faz mal comer banana passada?

Perguntado por: vinfante . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 8 votos

Uma das preocupações mais frequentes relacionadas a frutas consideradas “passadas” é se há algum malefício para a saúde. De acordo com a nutricionista Aline Barros, comer banana madura não faz mal. “Não tem nenhum problema consumir banana madura.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) alerta para se ter cuidado e não se comer fruta ou vegetais parcialmente podres, devido aos perigos dos bolores e micotoxinas. Numa tentativa de evitar o desperdício alimentar, muitas pessoas optam por retirar a parte podre dos alimentos e consumir o resto.

Muitas vezes a cor da casca não interfere na qualidade da banana, ela pode estar preta por fora, mas por dentro estará apta para o consumo. Uma dica é guardar a fruta a uma temperatura acima de 13°C, pois abaixo de 10°C as bananas passam a apresentar aparência nada agradável.

Muitas pessoas acreditam que os pontinhos pretos que existem no centro da banana são sementes. Entretanto, aquelas estruturas são óvulos não fecundados. A banana cultivada é um fruto partenocárpico, ou seja, que se desenvolve sem que haja fecundação e, portanto, não possui semente.

Bananas maduras com manchas pretas são frequentemente jogadas fora, mas elas podem ser consumidas com segurança e, na verdade, oferecem benefícios à saúde.

10 dias

As frutas armazenadas de maneira correta na geladeira possuem vida útil de no máximo 10 dias. Depois desse prazo, a banana amadurece por completo, tendo seu sabor alterado.

Quando a maioria das frutas é amassada, cortada ou triturada, rapidamente se torna escura. Esta descoloração é chamada de escurecimento enzimático, e é oriunda de reações catalisadas por uma enzima conhecida como polifenol oxidase (PPO), presente nessas frutas.

Colocar bananas maduras na geladeira pode até ajudar a continuar madura por alguns dias, mas colocá-la ainda verde vai prejudicar o processo de amadurecimento, deixando-a preta. Por ser uma fruta tropical, as bananas não tem defesa natural contra o frio em suas células.

Conclusão. Comer fruta oxidada não apresenta um risco para a saúde humana, em princípio. De todos os modos, são reduzidas as propriedades benéficas que fruta traz para a saúde. Por isso, é imprescindível aplicar bons métodos de conservação para atrasar este processo.

As bananas são um ótimo alimento para comer quando se está doente. Elas são fáceis de mastigar e suaves em sabor, mas também fornecem uma quantidade decente de calorias e nutrientes”, defendeu a nutricionista Taylor Jones, em artigo publicado.

Uma das maiores qualidades da banana são os níveis elevados de potássio, por isso, caso tenha o mineral em grande quantidade no organismo, pode sofrer de hipercalemia, causando dores no peito, batimentos cardíacos irregulares, dificuldades respiratórias, fadiga, sensação de sonolência, náuseas ou vómitos.

Mas quais os riscos de consumir fruta oxidada? Em boa verdade, não há malefícios (do que li e averiguei), apenas menos benefícios. A oxidação está associada a perda de vitaminas. Não existem perigos de comer alimentos oxidados, apenas estaremos a consumir menos vitaminas.

Em entrevista ao jornal britânico Daily Mail, Oliver Steinbock, o principal autor do estudo, explicou que as manchas aparecem rapidamente, em torno de dois dias. Porém, a fruta não fica completamente marrom por conta do colapso dos estômatos, que se fecham e cortam a entrada do oxigênio.

pontuações avermelhadas que posteriormente quando o fruto. amadurece ela endurece forma o empedramento tão comum na banana maçã esse fruto ele pode ser consumido é fruto não tem problema nenhum em termos de.

As pessoas que consomem vitamina de banana com frequência podem observar que, assim como ocorre com a fruta, a bebida também sofre oxidação e muda de cor conforme entra em contato com o ar.

Para evitar que a fruta escureça depois de cortada e descascada, basta mergulhar o alimento em uma solução caseira de água com limão. Em um recipiente grande, coloque água, adicione algumas gotinhas de limão e junte a fruta.

As frutas contêm uma substância que serve para protegê-las por dentro, já que a casca faz isso por fora; é uma enzima chamada polifenoloxidase. Quando são cortadas, as células da fruta se quebram e forma-se um machucado. Em alguns casos, ao entrar em contato com o ar, a parte exposta escurece por causa dessa enzima.

Não precisa se preocupar. O vídeo é fake. Especialistas ouvidos pelo portal VivaBem afirmam que a presença de larvas nas frutas seria facilmente detectada pelos danos na casca. Isso que dizer que não há comprovação científica de desenvolvimento de parasitas de dentro para fora da fruta.

A Banana Passa é de alto valor nutritivo. Fonte de vitaminas A, B, C e minerais tais como ferro sódio, magnésio, potássio, fósforo e zinco. É muito saborosa, serve como aperitivo, um lanchinho entre as refeições e claro, para saciar aquela vontade de docinho.