Faz mal comer bacon?

Perguntado por: ofogaca . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.6 / 5 12 votos

O bacon, se consumido de forma correta pode ser benéfico sim para a saúde. De acordo com o nutrólogo WIlson Rondó Júnior, ele possui gorduras que são muito boas a para saúde. Quase 50% da gordura encontrada no bacon é monoinsaturada, que é igual o óleo de oliva.

Uma fatia de bacon por dia é suficiente para 'aumentar risco de câncer' Mesmo o consumo de quantidades pequenas de carne vermelha e processada - como uma fatia de bacon por dia - pode aumentar o risco de câncer de intestino.

Um dos principais efeitos do consumo de bacon em excesso é o aumento de gordura no corpo, e, consequentemente, do peso de uma pessoa. O bacon é considerado um alimento com macronutrientes que contribuem para a alta adição de calorias, em comparação a outros tipos de carne.

Ou seja, a maneira mais saudável de prepará-lo é no forno em vez de frito. Além disso, como o bacon já contém muita gordura, não é necessário acrescentar óleo extra. Contudo, a ideia é que ele seja um alimento ocasional, não parte integral das refeições do dia a dia.

Os nitritos são talvez as substâncias cancerígenas mais conhecidas presentes no bacon. São utilizados como conservantes e, ao chegar no estômago, viram compostos N-nitrosos, que podem causar câncer.

“Segundo o Guia Alimentar para a População Brasileira (2014), o bacon pode ser classificado como um alimento processado e seu consumo deve ser limitado apenas a pequenas quantidades, de maneira esporádica e não como parte da alimentação diária/semanal”, comenta Caroline.

Proteínas para o metabolismo
Egydio também destaca que o bacon é rico em proteínas, que é essencial para acelerar o metabolismo e ajudar na redução de peso.

Quando consumida em excesso, a pele de porco faz mal porque é rica em gorduras saturas e insalubres, bem como colesterol.

De acordo com Rondó, o bacon artesanal é a melhor opção para manter a alimentação saudável. Isso porque, o bacon artesanal é feito de forma mais natural, com menos aditivos químicos e conservantes.

- Hamburgueres com queijo e bacon - Os níveis de gordura nestes alimentos processados, são elevados e não são aconselháveis antes de dormir. A gordura estimula a produção de ácidos no estômago, que causam desconfortos como azia ou indigestão.

Tanto o bacon como a pancetta e o toucinho são da mesma matéria-prima do porco: geralmente a barriga e a parte do lombo.

Trocar os cereais de baixo teor de gordura e a fruta por salsichas, ovos e bacon logo na primeira refeição ajuda a reduzir o apetite por um período maior de tempo, além de diminuir o número de calorias consumidas ao almoço. A pesquisa descobriu que comer 35 gramas de proteína de manhã ajuda a regular a fome.

Cerca de 45% da composição do bacon é de gordura saturada. Porém, é interessante sim ter ingestão controlada dessa gordura, uma vez que esse tipo auxilia na formação de hormônios bem como na manutenção das membranas celulares”, pontua frisando: “o problema é o excesso”.

Quais são os benefícios de comer bacon e ovos no café da manhã? O principal benefício de se comer bacon e ovos no café da manhã é a sustância que a dupla fornece. De acordo com uma pesquisa, ao se consumir 35 gramas de proteína pela manhã você ajuda a regular o apetite.

Comer três fatias de bacon por dia, em vez de apenas uma, pode aumentar o risco de câncer de intestino em 20%. Para cada 10 mil pessoas que consumiram 21g por dia de carne vermelha e processada, 40 foram diagnosticadas com câncer de intestino. O valor comparativo para aqueles que ingeriram 76g, foi de 48 casos.

Cheire o bacon.
A carne deve ter o mesmo cheiro tanto no prato quanto no pacote. Dê uma cheirada no bacon se não tiver certeza de que ele está bom. Caso a carne esteja com cheiro de fresca, isso significa que ela não está estragada. Já se estiver com um cheiro estranho, azedo ou de podre, é porque passou da validade.

"Tomate seco, cogumelos, abacate, alcachofra, cebola crispy, pasta de amendoim e coco podem substituir o bacon do porco em um sanduíche, por exemplo", indica a profissional, explicando, abaixo, como é possível e fácil de preparar o seu bacon saudável em casa.

Consumo prolongado de carne vermelha aumenta a predisposição para o desenvolvimento de câncer, indicam pesquisas. O consumo de carne vermelha, grupo que inclui as carnes de boi, porco, cordeiro e carneiro, tem sido associado ao desenvolvimento de câncer.

"Alimentos contaminados por aflatoxinas (que podem estar presentes em grãos e cereais mofados), alimentos salgados (carne de sol, charque e peixes salgados), embutidos e carnes processadas (salsichas e salames) aumentam o risco para o desenvolvimento de câncer, principalmente dos colorretais", diz a médica.

A pipoca não engorda.
A pipoca é um alimento com significativo teor calórico, mas possui também boa quantidade de fibras, o que faz deste alimento uma fonte de carboidratos de baixo IG — isso quer dizer que as chances de ter sua energia convertida em gordura são baixas.

Evite gorduras saturadas e trans
Sabemos que o bacon é delicioso, mas tem uma tonelada de gordura saturada, que pode aumentar o colesterol e aumentar o risco de doenças cardíacas. Em vez disso, os atletas devem escolher gorduras saudáveis, como nozes, sementes, abacate, frutos do mar e azeite de oliva e amendoim.