Faz mal comer arroz com traça?

Perguntado por: aviana . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.3 / 5 8 votos

A boa notícia é que traças e carunchos não transmitem doenças ao ser humano - ao contrário, por exemplo, das baratas e moscas.

Se você já ficou assustado porque, ao abrir um pacote de arroz ou de macarrão, deparou-se com alguns bichinhos, saiba que essa situação é bem mais comum do que aparenta. Os insetos que atacam esses alimentos — além do feijão, da bolacha e de outros — são chamados carunchos e são uma praga urbana muito comum.

Com uma esponja ou pano úmido, use também detergente e depois deixe secar bem. Se você quiser uma dica mais natural, porém não tão cheirosinha, use vinagre para eliminar qualquer vestígio de tracinha.

Caso você deixe o arroz dentro do saco, os bichos conseguem invadir com facilidade, colocando larvas e contaminando todo o alimento. Por isso, a nossa dica é recorrer às vasilhas herméticas - tanto para armazenar arroz quanto outros grãos, como farinha, feijão e até macarrão. Bem simples, né?

Esses bichinhos são chamados de carunchos, uma praga urbana bastante comum nos alimentos. Além dele, é possível encontrar traças, pelos de roedores, baratas e moscas em muitos alimentos industrializados.

Uma notícia um pouco melhor é que traças e carunchos não transmitem doenças ao ser humano - ao contrário, por exemplo, das baratas e moscas. Mas quem gosta de ficar comendo traças e carunchos? Ninguém!

Alguém sabe como matar larvas de arroz? O mais importante é manter o local totalmente higienizado, ou seja, a sugestão é lavar o recipiente, antes de armazenar o arroz, com uma solução de 500 ml de água quente, 150 ml de vinagre branco e um pouco de detergente.

Retire os casulos das traças
É a fase larval da traça de roupas. É nesta fase que se alimentam das suas roupas e tecidos, portanto, pegue uma vassoura e derrube todos os casulos e suas teias. Depois disso, jogue os restos dos casulos no lixo.

Muitas pessoas se perguntam se o caruncho faz mal e se pode prejudicar a saúde. A fim de esclarecer isso, é possível afirmar que o caruncho não pode causar intoxicações e nem doenças, sendo apenas uma praga que destrói e danifica os alimentos.

A explicação? O arroz refinado (branco) teve a sua casca de proteção retirada, o que o deixa mais “vulnerável”. Então, enxaguá-lo ou deixá-lo de molho aumenta as chances de perda de alguns nutrientes, como vitaminas do complexo B, ferro, potássio, magnésio e fósforo.

Sua cabeça é amarelada e o corpo branco é carnudo e tem forma de C. Elas se alimentam de matéria orgânica por algumas semanas e então começam a se alimentar das raízes finas e vagens. Além de amendoim, a larva branca também ataca as raízes de cana, pimenta, sorgo, milho, guandu e milheto.

Para evitar que traças e outros bichos entrem em contato com os grãos e cereais, o mais indicado é armazená-los em potes de vidro hermeticamente fechados (que não permitem a entrada de bichos e sujeiras externas).

Segundo especialista, bichinhos não afetam a saúde; principal causa da sua aparição nos alimentos é o armazenamento em longo prazo. Seja no arroz, na farinha ou no feijão, é comum abrir um pacote e se deparar com eles.

- As traças mordem? As traças possuem peças bucais do tipo mastigador utilizados na sua alimentação, sendo assim, elas apresentam mordida, porém, não existem informações de casos de mordidas de traças em serem humanos.

O arroz pode ficar assim na despensa por até dois anos ou na geladeira por até dez. Apesar de o arroz durar bastante tempo, é melhor usá-lo o quanto antes. Isso também funciona com arroz integral, mas ele só continua fresco por seis meses na despensa e um ano na geladeira ou no congelador.

Recipientes herméticos. Apesar de ser mais prático guardar os alimentos em sua própria embalagem, o ideal é que você tenha, em casa, potes herméticos dedicados ao arroz, ao feijão, ao macarrão e, até, à farinha. Assim, evita-se o aparecimento dos carunchos, que não conseguem perfurar os recipientes.

Coloque um recipiente com borra de café num cantinho do armário. Ele vai funcionar como um inseticida natural contra os carunchos.

Alguns alimentos NÃO devem ser levados ao freezer, como cream cheese, molhos de saladas, massa crua, ovos cozidos, café, maionese, arroz cru, cereais, maçã, melão, alface e batata. Muito cuidado na hora de por os saquinhos ou potes no seu freezer.

Segundo o pesquisador, o ciclo de vida vai depender muito da espécie, mas podem chegar a 200 dias o ciclo completo (sendo maior parte fase larval). Um besouro adulto pode viver em média 40 dias e a fêmea pode ovipositar centenas de ovos durante o ciclo.