Faz mal comer algo que mosca pousou?

Perguntado por: acortes . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.3 / 5 12 votos

Apesar de tudo isso, é baixo risco de contrair uma doença após ingerir um alimento em que uma única mosca tenha pousado por um curto período, diz Ana Paula Garcia, mestre em nutrição pela UFPR (Universidade Federal do Paraná) e coordenadora do curso de gastronomia da Uninter.

Após aproximadamente 24 horas, ocorre o nascimento das larvas. Estas geralmente ficam agrupadas, são vermiformes, esbranquiçadas, movimentam-se muito, não gostam de luz e alimentam-se ativamente. Após um período de 5 a 8 dias, as larvas abandonam a matéria orgânica onde estavam instaladas.

O mais comum é que, além da diarréia, o paciente apresente náuseas, febre, dor no corpo, vômitos e cólicas abdominais, mas como se trata de uma doença que pode ser causada não só por vírus, mas por qualquer outro microorganismo presente em alimentos, objetos ou água contaminados, o quadro pode se agravar se, aliado a ...

Berne, miíase ou bicheira é uma infecção parasitária causada por larvas de várias espécies de moscas que invadem a pele ou os orifícios naturais, como olhos, nariz e ouvidos.

Assim, além da sujeira transportada pelas patas das moscas, ainda é possível, ao consumir um alimento por onde ela esteve, ingerir ovos que as fêmeas botam e que, depois de 8 a 24 horas, eclodem se formando larvas.

Em 24 horas, as larvas de primeiro estágio eclodem, passando por dois outros estágios, durando de cinco a oito dias, mas, durante o inverno, o desenvolvimento larvar pode prolongar-se por várias semanas.

dor intensa; sensação de pontadas ou mesmo de picadas no local do ferimento; coceira; inchaço e mudança de cor no local do ferimento.

Sintomas da Miíase
Tudo depende do local que a mosca pousar. No caso da berne, o principal sinal é uma ferida aberta na pele de 2-3cm, com pus e líquidos. Além disso, caso haja pressão na ferida, uma larva branca pode ser vista no local. Seu tamanho depende de quantos dias ela fica na ele.

A “virose da mosca” é o nome popular dado às doenças diarreicas agudas (DDAs), um grupo de enfermidades causadoras de gastroenterites, que são inflamações no estômago e no intestino. Os principais sintomas provocados são diarreia, febre, dor abdominal, vômitos, desidratação e, em alguns casos, sangue ou muco nas fezes.

Mas em alguns casos bem particulares, sim. A ingestão dos ovos de algumas espécies de mosca por humanos ou animais pode causar a Miíase, uma doença que se dá a partir do desenvolvimento das larvas de moscas em alguma parte do corpo da pessoa ou animal que ingeriu os ovos.

Elas são conhecidas como moscas-varejeiras. Uma única mosca pode colocar 120 ovos de uma só vez. Se uma pessoa engolir esses ovos acidentalmente, as larvas podem se hospedar no seu intestino e devorar seus tecidos, causando lesões e infecções.

A presença da miíase em humanos pode ser percebida através dos seguintes sintomas:

  1. Sensação de ferroada na pele;
  2. Dor;
  3. Coceira;
  4. Vermelhidão na área afetada;
  5. Sensação de movimento sob a pele;
  6. Ferida aberta com pus ou secreção.

Nesse caso, tampe a lixeira e espere alguns minutos, depois a abra a lava bem o local. Essa é uma boa técnica de como matar ovo de mosca na comida, entretanto, comidas contaminadas por larvas devem ser obrigatoriamente jogadas fora e não podem sob nenhuma circunstância ser ingeridas.

A miíase é definida como a infecção ou infestação de humanos e animais vertebrados vivos por larvas de dípteros, que eventualmente alimentam-se de tecido vivo ou morto do hospedeiro5. Clinicamente, as miíases são classificadas de acordo com a sua localização anatômica. Podem ser cutâneas, cavitárias e intestinais.

Tratamento. O tratamento é feito com a retirada manual das larvas com a devida assepsia. Para facilitar a remoção, pode-se fechar o orifício com vaselina, esparadrapo (e até toucinho como é feito popularmente) por um tempo e pinçá-las quando vierem à superfície respirar.

Ciclo de vida das moscas
O inseto deposita cerca de 2.000 ovos durante a sua vida, que dura cerca de 30 dias. Após a ovulação, os ovos são depositados. Eles possuem cor branca e cerca de 1,2 mm de comprimento. Após 1 dia, as larvas saem dos ovos.