Faz mal comer a casca do chuchu?

Perguntado por: emenezes . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 11 votos

Todas as partes do chuchu podem ser consumidas, como a polpa, os brotos, a casca, as sementes e as folhas. O chuchu é encontrado em supermercados e feiras, tem um sabor leve e pode ser ingerido cru, em saladas, ou cozido, em preparações como ensopados, suflês e sopas.

Todas as partes do chuchu podem ser consumidas: a polpa, os brotos, a casca, as sementes e as folhas. Gosto assim: desperdício zero! O chuchu é fonte de vitamina C e flavonóides.

Esfregue o chuchu
Antes de descascar o legume, corte-o ao meio e esfregue uma metade na outra. Você vai perceber que uma espécie de espuma vai começar a se formar.

Originária da América Central, o chuchu é conhecido por ser um forte aliado no combate à hipertensão, por conter minerais como sódio e potássio, que regulam a pressão arterial, além de ser fonte de fibras, ter propriedades diuréticas e trazer poucas calorias, apenas 19 kcal em cada 100 gramas do produto.

Com poucas quantidades de calorias e também pela presença dos agentes antioxidantes, o consumo de chuchu também é responsável pela limpeza e desintoxicação do organismo, ajudando a desinchar o corpo e na perda natural de gorduras localizadas.

Modo de preparo

  1. Lave bem o chuchu e descasque a fruta;
  2. Corte em pedaços médios;
  3. Acrescente no liquidificador os pedaços de chuchu, o suco do limão e a água;
  4. Bata todos os ingredientes até formar um líquido homogêneo;
  5. Beba em seguida.

Esse vegetal é rico em potássio, que ajuda a manter os níveis normais da pressão arterial, além de outros minerais como cálcio (bom para a saúde dos ossos), magnésio (bom para a saúde cardiovascular), fósforo (previne o envelhecimento do cérebro) e zinco (poderoso antioxidante).

Para aplicar basta cortar pedaços da casca e esperar que o chuchu libere a mucilagem, que deve ser aplicada no rosto limpo. Em seguida,aguarda cinco minutos e lava o rosto somente com água.

Os primeiros são ricos em vitaminas e sais minerais. Já as folhas são boas para fazer um chá diurético que combate o ácido úrico, a pressão alta e ainda deixa calminho.

Legumes e verduras
Quanto às folhas, você pode lavá-las e armazená-las em potes de vidro que assim, elas irão se manter sempre frescas. O tempo médio de durabilidade dos legumes e verduras é até 5 dias, quando crus. Se os legumes forem cozidos, duram apenas 3 dias.

- Chuchu: corte em cubos e faça o branqueamento. Escorra bem a água e congele por até 8 meses. O chuchu depois de congelado fica mole, mas pode ser usado para fazer uma bela sopa!

O que é Chuchu:
Popularmente, o termo "chuchu" é utilizado no sentido figurado para designar uma pessoa querida, encantadora, aquela considerada favorita. Nesta acepção, a origem da palavra vem do francês "chouchou", cujo significado se refere a alguém que é o preferido em um grupo.

Todas as partes do chuchu podem ser consumidas, como a polpa, os brotos, a casca, as sementes e as folhas.

Isso porque o nosso xixi carrega uma quantidade expressiva de ureia - e é clinicamente provado que ela faz bem para a pele. Ela consegue exfoliar pele seca e, ao mesmo tempo, manter a água dentro da pele hidratada, sendo um ingrediente importante de boa parte dos hidratantes.

20 minutos

Tempo: de 15 a 20 minutos. Direto na água em panela de pressão. É um dos métodos mais rápidos. Chuchu sem casca e cortado aos pedaços e coberto de água.

Encharque um pano de limpeza ou uma bola de algodão em acetona pura. Caso não tenha acetona em mãos, tente removedor de esmaltes. Pressione o pano, ou o algodão contra a cola até que essa dissolva. Remova completamente.

Seu chá pode ser usado também para tratar problemas cardiovasculares e inflamações, podendo ainda ser usado como um excelente diurético. Ajuda a cicatrizar feridas evitando que se formem marcas definitivas. Coloque a água em um recipiente e leve ao fogo.

Exercícios aeróbicos, como caminhada, pular corda, subir e descer escadas são os mais indicados. Vale lembrar, porém, que se você vai iniciar uma atividade física – especialmente se é sedentário ou está acima do peso – o ideal é buscar uma avaliação com um cardiologista antes.