Faz mal cobrir a gaiola da calopsita?

Perguntado por: aevangelista . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.5 / 5 8 votos

Cobrir a gaiola é uma boa ideia.

Nesse caso, recomenda-se deixar a gaiola protegida e longe de onde haja corrente de ar. A melhor escolha é deixar a casinha da calopsita em um ambiente agradável e com temperatura amena, dentro de casa. Posteriormente, caso necessário, cobrir a gaiola com um lençol, para criar uma barreira contra o vento gelado.

Assim, ela pode descansar tranquilamente. Nesse sentido, uma recomendação é cobrir a gaiola com um pano durante a noite, tomando o cuidado de escolher um material fresco para não esquentar o viveiro. Lembrando que a rotina da calopsita acordada também pode influenciar a qualidade do sono.

Se você não tem um local assim na sua casa e está se perguntando “devo a gaiola da calopsita para dormir?”, saiba que essa não é uma má ideia. Com a gaiola coberta, a ave ficará mais calma, relaxada e longe da luz. A técnica também é recomendada para os dias mais frios, para proteger o pássaro do frio.

Prefira Papel Psita que além de ser 100% biodegradável não contém tinta e é higiênico para você e seguro para sua ave. Dobre o Papel Psita para que se ajuste ao tamanho da bandeja da sua gaiola, se for necessário use mais de uma folha.

Você pode sim cobrir, mas atenção ao PANO que você utiliza. Não utilize panos que desfie, pois o animal. pode se machucar.

Algumas calopsitas têm medo de escuro e passam por episódios de "terror noturno", que consiste basicamente de um surto dentro da gaiola. Para prevenir isso, ponha uma luz noturna no cômodo em que a calopsita dorme, e não cubra a gaiola totalmente durante a noite.

Dicas para proteger seus pássaros no inverno
As capas protetoras são ótimas opções para cobrir a gaiola das aves no inverno se não for possível mudar o ambiente, principalmente se forem viveiros grandes. E como aquecedor, você pode usar lâmpadas de cerâmica, fonte de calor que não retira a umidade do ar.

Se estiver mais frio do que a temperatura média suportada pela calopsita (24 ºC), pode ser a causa.

O poleiro para dormir pode ficar na parte superior da gaiola, em um canto que fique voltado para o lado mais tranquilo do ambiente, de preferência longe de portas e janelas. Assim, depois de tanto brincar, ele poderá ter um sono tranquilo e feliz.

Embora a faixa de temperatura corporal saudável das calopsitas varie entre os 39ºC e os 42ºC, elas não gostam de ambientes muito quentes ou abafados. Pelo contrário, o clima ideal para as calopsitas é ameno e arejado, com a temperatura ambiente por volta dos 24ºC.

Existem regiões em que a calopsita não gosta de ser tocada e, por isso, devem ser evitadas, como o peito e os pés. Nas fêmeas, o tutor deve evitar também fazer carinho nas costas, debaixo das asas, sobre as asas e na parte de cima e de baixo da cauda.

Carinho na cabeça
A calopsita gosta de carinho, inclusive em um lugar em especial. Em geral, os psitacídeos preferem receber carinho na cabeça pelo grande relaxamento causado. Assim, aquela famosa “coçadinha”, em muitos casos, pode ser a melhor maneira de demonstrar afeto à sua ave querida.

15 anos

De acordo com especialistas, a expectativa de vida de uma calopsita é de 10 a 15 anos. Esse tempo médio, no entanto, é mais fiel aos pássaros que vivem na natureza, onde os perigos e riscos são maiores. Em cativeiro, muitos pets ultrapassam esse número, chegando aos 20 anos sem grandes problemas.