Faz mal cachorro comer feno?

Perguntado por: ujordao . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.7 / 5 5 votos

Existem dois tipos de feno: o de capim e o de alfafa. O mais indicado para ser oferecido diariamente ao pet é o de capim. Isso porque a outra opção é rica em cálcio e pode causar alguns problemas, caso seja oferecida em grandes quantidades.

No entanto, o capim é apenas um mato verde sem o processo de desidratação. Já o feno propriamente dito, pode ser composto à base de uma mistura, ou seja, qualquer tipo de vegetal ou planta liberada para o consumo alimentício. Para que ele seja elaborado, é necessário que ele possua apenas cerca de 10% de água.

Isso porque ele possui uma grande quantidade de fibras, que são ótimas para regular a digestão! Além disso, ele também auxilia os roedores em outros aspectos de sua saúde, como: Ajuda a desgastar os dentes: como os dentes dos roedores nunca param de crescer, é preciso alimentos como o feno para ajudar a desgastá-los.

O feno é constituído de uma mistura de plantas, geralmente gramíneas e leguminosas, que após ceifadas, passam pelo processo de fenação. Esse processo ocorre quando a água é retirada, porém não há perda de nutrientes ao longo da operação.

Por exemplo, um boi de 400 kg de PV irá consumir cerca de 10 kg de MS/dia, que equivalem a, aproximadamente, 30 kg de silagem, ou 40 kg de capim verde, ou 12 kg de feno.

Os cavalos devem receber o mínimo de 1-1,5 kg de feno por 100 kg de peso corporal. Em especial, os cavalos em cama artificial, por exemplo, devido a problemas respiratórios, devem receber um adicional de 0,5 kg de feno por 100 kg de peso corporal para cobrir a necessidade total de matéria seca.

As vantagens do uso do feno são flexibi- lidade de oferta de forragem e amplitude de atendimento das exigências do rebanho, con- servação por longos períodos, aumento da produção de forragem por área, economia da utilização de concentrados, maior número de animais por unidade de área, produção em pequena ou grande ...

O feno pode ser armazenado por longos períodos. E também conserva seu valor nutritivo por muito tempo, tendo assim uma ótima aceitação pelos animais. Uma das grandes vantagens do feno é sua facilidade de transporte, podendo ser facilmente comercializado para os produtores que não tenham disponibilidade de alimento.

Mas, é liberado oferecer essa iguaria para os fofuxos. Quem tem uma área com jardim, pode deixar o coelhinho passear e comer graminhas. E, quem não tem, pode plantar alguns tipos de matinhos deliciosos em casa, como milho de pipoca, alpiste e trigo.

Existem dois tipos de feno: o de capim e o de alfafa. O mais indicado para ser oferecido diariamente ao pet é o de capim. Isso porque a outra opção é rica em cálcio e pode causar alguns problemas, caso seja oferecida em grandes quantidades.

Observa-se, sim, que o consumo em kg de matéria original da silagem é maior do que a de feno. Porém, a quantidade de matéria seca ingerida costuma ser a mesma. Isso ocorre porque a silagem tem alto teor de umidade, por exemplo 64,7%, enquanto o feno tem cerca de 12,5% de umidade.

O feno é uma mistura de forragens ceifadas e secas, geralmente gramíneas e leguminosas, que passam por um processo de desidratação e é amplamente utilizada na alimentação de ruminantes.

O feno é ótimo para ser utilizado na alimentação do rebanho. Por ser feito de forragens mistas, apresenta melhor valor nutricional se comparado a outros volumosos, visto que, com o processo de fenação, é possível fazer uma rápida desidratação das plantas forrageiras.

Também deve-se evitar que se molhe novamente o feno, através de chuvas ou goteiras no depósito, pois a umidade pode levar o material à fermentação o que, por sua vez, pode também aumentar sua temperatura e levar à combustão.

QUANTO TEMPO O FENO PODERÁ FICAR ARMAZENADO? Por um período de até um ano, sem nenhum problema que afete a qualidade do produto. Poderá nesse ínterim ocorrer a presença de “mofo”. Todavia, este fator adverso poderá ser facilmente eliminado quando de novo for exposto ao sol por um período de cerca de 4 horas.

O feno é uma alternativa viável de conservação de forragens, para atender às necessidades de alimentação animal na época seca. Tifton-85 e Florakirk são as principais gramíneas utilizadas para tal. A alimentação é um dos principais fatores que oneram o custo da produção de animais de forma geral.

Como chá: Use uma xícara de água fria e coloque duas colheres de chá de sementes de feno grego, deixe em repouso durante 3 horas. Em seguida, ferva a água e as sementes, coe e beba enquanto ainda estiver morno, beba três vezes ao dia.

Informações do produto: Feno em Fardo - 10,0 kg.

O feno pode ser composto por:

  • gramíneas;
  • azevém (Festuca arundinacea);
  • aveia;
  • coast-cross;
  • tifton;
  • cevada, entre outras espécies (dependendo da região).