Faz mal beijar na boca do gato?

Perguntado por: bmartins9 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.9 / 5 15 votos

Beijar o bicho de estimação: pode ou não? A boa notícia é que, com cuidado e higiene, podemos beijar o bicho de estimação sem preocupações nenhuma, uma vez que as chances de transmissão de doenças são muito baixas, principalmente se o pet e o tutor estiverem saudáveis e com a imunidade adequada.

São Paulo – Uma bactéria presente na saliva da maioria dos cães e gatos pode levar o ser humano à morte. A bactéria é a capnositopefaga e a infecção pelo contato com ela é raríssima.

Contudo, o mais importante não é somente o olhar, é o fechar e abrir lentamente as pálpebras. Um piscar lento nos parece uma sinalização de satisfação plena, ainda que não seja acompanhado necessariamente de contatos físicos. Muitos gateiros chamam esse comportamento de beijo dos gatos.

Segundo o biólogo e autor do livro “Cat Sense”, os bichanos enxergam os humanos como semelhantes e não mudam o comportamento quando estão perto dos humanos. Diferente dos cachorros, por exemplo, os felinos têm atitudes de comportamento parecidas das que exercem quando estão diante de outros gatos.

Gato dormindo com o tutor
Sempre que um gatinho fica muito perto do seu tutor, especialmente na hora de dormir, é porque ele quer demonstrar afeto. Ou seja, gato dormindo com o tutor quer dizer que o bichano tem carinho pela pessoa, pelo ambiente e pelos momentos que eles têm juntos.

Os bigodudos aprendem essa prática e, quando estão adultos, também lambem aqueles por quem têm afeto. Ou seja, se você está se perguntando “o que significa gato lambendo o dono?”, saiba que esse é um sinal de carinho e afeição!

Bom, é simples: se o seu bichano cheira o seu nariz e está sempre perto de você é porque ele certamente ama a sua companhia. Na prática, quando um gato encosta o focinho no rosto de alguém, ele está esfregando glândulas oronasais na região - coisa que esses animais só fazem com quem eles realmente gostam.

Outra área para não fazer carinho no bichano é o bigode, pois essa parte do corpo ajuda no equilíbrio e na movimentação do pet. Por causa do bigode, eles conseguem se equilibrar em lugares pequenos e estreitos. Sendo assim, é muito importante que o tutor tenha cuidado e não corte essa parte sensível.

Causada pela bactéria Pasteurella multocida, encontrada na saliva de quase 90% dos felinos, a infecção precisa ser tratada com antibióticos. Em casos extremos, ela pode ser fatal.

12 – 18 anos

De acordo com o especialista, a principal causa para halitose felina — ou mau hálito em gatos — é a falta de higiene bucal. “Com a ausência da escovação, há a formação de placa bacteriana, que se não for removida leva à formação de tártaro e gengivite”, comenta o especialista.

Os gatos não têm uma capacidade intelectual igual aos humanos, mas será que eles são capazes de entender alguma coisa que falamos? A resposta é sim! Mas diferente dos cachorros que são capazes de entender alguns comandos, por exemplo, os gatos só entendem quando chamamos o nome deles.

De acordo com um estudo publicado na Scientific Reports (1), seu gato de estimação consegue discriminar o nome que você deu a ele, e, no geral, entender o discurso verbal humano ao diferenciar padrões fonêmicos.

Conforme alguns estudos, os gatos reagem apenas às cores violeta, azul, verde e amarelo, com isso, o bichano não consegue ver um espectro tão rico de tons.