Faz mal beber whisky com Red Bull?

Perguntado por: oribeiro . Última atualização: 14 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 10 votos

O problema de misturar bebidas alcóolicas como whisky e vodka com o energético é que essas bebidas, com alto teor alcoólico, provocam irritação no músculo do coração devido a intoxicação por cafeína.

Esqueça as tradicionais combinações de whisky puro com gelo ou com água de coco. Sua bebida preferida pode ficar ainda melhor se combinada com os ingredientes certos.

Por que se preocupar com a associação de álcool e bebidas energéticas? Alguns dos ingredientes contidos nos energéticos, como a cafeína, a taurina e o açúcar, ajudam a disfarçar o sabor das bebidas alcoólicas, fazendo com que a combinação se torne mais palatável, o que pode favorecer o aumento do consumo de álcool.

3 Whisky com guaraná
Esta receita de whisky com guaraná é tão fácil que não precisa nem de passo a passo. Basta fazer o seguinte: em um copo, coloque uma dose simples (40 ml) ou dupla de whisky, três pedras de gelo e complete com guaraná. Pronto!

Para muitas pessoas, a ideia de misturar energético a bebidas destiladas permite beber mais e por mais tempo. O sono é reduzido, e parece haver mais energia no corpo.

Tome muita água: A cafeína também tem um efeito diurético que desidrata o nosso corpo se não for bem controlada. Tomar água ajuda na recuperação de minerais que o seu corpo pode ter perdido na desidratação por cafeína, fazendo com que você se sinta melhor.

Recomenda-se calcular 1,5 lata de 200 ml por pessoa, tendo em mente que o energético é, quase smepre, apenas usado para preparar coquetéis.

O energético Monster tem 120mg de cafeína e o Red Bull tem 116mg. A mais alta concentração é a do Spiker Shooter, que contém 428mg de cafeína em cada 340 gramas, e o Wired X344, com 258mg. Steve ressalta que as bebidas energéticas mais conhecidas geralmente têm menos cafeína do que uma xícara de café.

Para cortar o efeito mais rápido você deve levar a pessoa a tomar um banho gelado, ingerir alguma bebida doce com refrigerante ou água com açúcar e se possível fazer com que ela se deite e descanse.

Antes de cada bebida alcoólica deve-se ingerir uma colher de chá de fermento natural em pó ou fermento ativo. A estratégia não é papo de “bebum”.

A maneira mais simples de apreciar seu whisky é bebendo-o puro, limpando seu paladar com água fria entre os goles. Muitas pessoas acrescentam água ao whisky, o que pode abrir os sabores à medida em que os líquidos se combinam.

Harvard fez um estudo (e se Harvard afirma, nós acreditamos) que confirma que um copo de whiskey por dia ajuda a prevenir possíveis AVC's. Ou seja, o consumo moderado (repetimos: moderado) baixa o risco de ataques cardíacos, morte cardíaca, entre outras doenças cardiovasculares.

“O energético nada mais é que uma substância com associação de cafeína e taurina. E essa combinação pode causar a aceleração do coração, com palpitações, também aumentando a frequência cardíaca.

Uma garrafa de cerveja com 355ml produz em média 153 kcal. Uma dose de 50ml de whisky produz 115 kcal aproximadamente. Ou seja, duas doses de whisky vão engordar mais do que uma garrafa de cerveja long neck.

1 Whisky Red Label 1 litro; 4 latas de 250 ml do Energético Red Bull.

A vantagem é que queijos e embutidos harmonizam muito bem com whisky. Em um jantar, vale montar uma tábua com parmesão, queijo suíço e salame, por exemplo. Um presunto cru, uma copa, ou um prosciutto di parma também serão perfeitos – são alimentos salgados, que ressaltarão as notas adocicadas e vínicas do whisky.

É consenso médico e científico que bebidas fermentadas, como a cerveja e o vinho, são mais saudáveis que as destiladas, como a cachaça, o whisky e a caipirinha.

Uma lata de Red Bull possui, 100mg de taurina, 600mg de glucuronolactona, 80mg de cafeína – que equivale a uma xícara de café – e vitaminas do complexo B. O Red Bull na é alcoólico e contém aspartame.

Com moderação, o whisky pode reduzir o estresse e acalmar os nervos. A combinação da desaceleração da atividade cerebral e o aumento da circulação (que fornece ao corpo mais sangue oxigenado) são essenciais para alcançar essa tranquilidade.

Como o energético age no organismo? Em até 10 minutos, a bebida energética tem o poder de aumentar a sua frequência cardíaca, e cerca de 45 minutos após a ingestão, gerar um pico de cafeína na circulação.