Faz mal acordar no susto?

Perguntado por: emoura . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.5 / 5 3 votos

O susto pode afetar a saúde do coração? O susto por si só, não. Em toda situação de stress, e o susto é uma delas, liberamos no organismo várias substâncias estimulantes que levam ao aumento transitório da frequência cardíaca e da pressão arterial.

De modo geral levar sustos não faz mal à saúde, salvo em pessoas muito emotivas ou com problemas cardíacos graves.

É uma emoção capaz de desencadear a liberação de hormônios de estresse, como quando a gente toma um susto, só que de forma mais intensa e contínua, e desta forma causar sintomas físicos desconfortáveis decorrente de algo ameaçador que se pensa a respeito de um evento futuro.

Quando estamos dormindo, ocorre uma expansão do campo energético áureo e em uma parte do cérebro, esse campo energético cresce. São nesses estágios de ampliação, que podemos sentir solavancos e acordar assustados. Trata-se de um fenômeno natural, associado ao processo de expansão ada aura.

Chamada de mioclonia do sono, essa condição envolve pequenos espasmos e tremedeiras repentinas que acontecem enquanto a pessoa dorme. É um sintoma involuntário, que pode ocorrer afetando músculos menores e causando movimentos principalmente dos braços ou das pernas, assemelhando-se a espasmos musculares.

A especialista contou que se trata de uma manifestação de estresse agudo, que promove a liberação de hormônios estimulantes, como adrenalina, podendo gerar o aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial, dilatação de pupila, desvio de fluxo sanguíneo de pele e intestino para a musculatura.

“Quando levamos um susto, o sistema nervoso libera, de forma maciça, adrenalina. Depois que passa o acidente, a força da liberação do neurotransmissor e o impacto desta memória no cérebro pode gerar trauma mental, causando um ciclo vicioso.

O intuito do susto é, biologicamente, preparar o corpo humano a reagir contra a ameaça, mesmo quando esta ameaça de fato não existe (ex: filmes de terror).

Ficar ansioso em resposta a um evento específico é tão normal quanto sentir medo, tristeza, felicidade ou irritação. Na verdade, a ansiedade pode até ser benéfica em algumas situações, pois ela nos deixa mais alerta e preparado para enfrentar situações de perigo.

Segundo os pesquisadores, o medo distrai a mente, o que pode ser positivo: quando algo assustador acontece, a pessoa fica em estado de alerta e não se preocupa com coisas "banais" para o momento do susto, como a louça na pia ou a prova do dia seguinte.

Além disso, a médica reforça que a descarga de adrenalina e cortisol no organismo, hormônios liberados com emoções fortes como o susto, podem estimular a contração uterina. Então, na dúvida, ou na sensação de contrações uterinas (sensação de endurecimento abdominal), é necessário ficar alerta.

O aumento da velocidade do ritmo cardíaco enquanto estamos dormindo ainda pode estar ligado a outros fatores, como: hipertireoidismo (uma tiroide hiperativa produz em excesso o hormônio tiroxina) quadros de anemia (devido à falta de glóbulos vermelhos saudáveis)

Geralmente, os sintomas de ansiedade costumam piorar nos momentos em que a pessoa se encontra sob grande estresse. É importante levar em conta diferentes fatores que podem influenciar esse estresse, como familiares, laborais, sociais etc.

Alimentos que pioram a ansiedade

  • Doces;
  • Bebidas açucaradas;
  • Bolos;
  • Biscoitos;
  • Pães brancos;
  • Cafeína;
  • Chá mate, chá verde e chá preto;
  • Bebidas alcoólicas.

Ou seja, sonhar com queda é uma forma do organismo compensar essa diferença na posição aparentemente repentina, liberando estímulos para que acordemos e mudemos de configuração. Tudo é feito de forma intencional, por mais estranho que pareça. A mente desordena nossa imobilidade, com a sensação de uma queda física.

A ansiedade noturna vai dizer respeito a preocupações e medos, sejam eles fundados em algo concreto da vida da pessoa ou algo inconsciente”, diz Baviera.

Acordar às 3 da manhã pode ser um sinal de que você está espiritualmente desperto. Estágios do sono . Durante alguns estágios do sono, a atividade cerebral está mais baixa, mas ainda nos permitem uma consciência suficiente para não morrermos de falta de ...

Resposta de Carlos Alexandre Volponi Lovatto: Sim é possível. Precisamos saber se realmente é um desmaio e qual a causa disso. Pode ser apenas do sonho, do coração, pressão baixa...existem inúmeras causas.

Para tratar a insônia:

  • Deite-se de costas com os joelhos dobrados para poder alcançar os pés com as mãos.
  • Pegue um pé na mão e enrole os dedos dos pés.
  • Sinta a curva na planta do pé.
  • Aplique pressão firme e massageie este ponto por alguns minutos usando movimentos circulares ou para cima e para baixo.

“O medo ativa um estado na nossa mente que é um estado de alerta em que nós passamos a prestar mais atenção nas coisas que estão à nossa volta, nos permitindo ter respostas rápidas. Ele também, dependendo da intensidade, vai ativar reações no nosso corpo.

Como o corpo reage ao levar um susto?

  • Maior transpiração;
  • Tremores involuntários;
  • Mudanças nas expressões do rosto;
  • Aceleração nos batimentos cardíacos;
  • Dilatação das pupilas e olhos arregalados;
  • Contração dos músculos, gerando “pulinhos”.