Faz mal acordar e já tomar banho?

Perguntado por: opadilha . Última atualização: 3 de abril de 2023
4.5 / 5 16 votos

Banhos podem animar sua manhã e também podem ser relaxantes quando tomados antes de dormir. Adoramos os dois resutaldos, depende do nosso humor.

Cientificamente falando, pode ser mais vantajoso o banho da noite, que faz mais pela sua saúde e pelo seu corpo. Inclusive ele pode fazer muito pelo seu sono e descanso, fazendo você se sentir melhor no dia seguinte. Aquelas 7-9 horas diárias de sono podem ser potencializadas depois de um bom banho antes de dormir.

O banho gelado aumenta a disposição, o estado de alerta e a sensação de bem estar porque melhora a circulação sanguínea, aumentando a demanda de oxigênio do corpo, o que acaba por diminuir o cansaço. Dessa forma, tomar um banho gelado assim que acordar pode ajudar a ter mais motivação para realizar as tarefas diárias.

Banho frio é ótimo para acordar o corpo.
Aquela respiração profunda que damos ao entrar em contato com a água fria ajuda a oxigenar o corpo.

Evite tomar banho quente nos horários de maior consumo (de pico): entre 18h e 19h30min e, no horário de verão, entre 19h e 20h30. Para economizar o consumo de água, corrigir prováveis vazamentos já ajuda, e muito.

Tanto que pode se tornar uma fonte de distração e estresse, devido à dependência. Navegar pelas redes sociais, verificar e-mails ou mandar mensagens logo ao acordar também pode causar alterações cerebrais. Uma reportagem da Forbes relaciona uma mudança das ondas cerebrais por conta do uso do celular.

Não existe um número ideal de banhos por dia. O que é importante destacar é que tomar muitos banhos no mesmo dia pode acarretar no ressecamento da pele. Especialmente no inverno, quando temos o costume de tomar banhos mais longos, o tempo de banho acaba influenciando diretamente em seu ressecamento.

Sem hábitos saudáveis o nosso corpo não repousa adequadamente, e isso pode causar um cansaço extremo, que traz preguiça pela manhã. Procure investir sempre em exercícios físicos, hidratação e uma boa alimentação para acordar mais disposto e empolgado.

Como o banho ajuda a melhorar o sono? A mudança de temperatura corporal promovida durante o banho quente melhora o sono, pois a temperatura corporal está envolvida na regulação do ciclo circadiano, o “relógio biológico interno”.

É importante ainda ficar atento ao banho - tem gente que toma uma ducha quente antes de se deitar para relaxar, mas isso não é bom porque a água quente causa uma vasodilatação, que aumenta a adrenalina e prejudica o sono.

Uma forma de amenizar essa sensação de que a “mente não acordou”, é justamente tomar um bom banho de manhã. Lembre-se que o banho não precisa ser demorado, menos de 5 minutos já é mais do que o suficiente para despertar e se sentir mais ativo.

Muita gente deixa de se agasalhar enquanto sente o calor decorrente do exercício físico. Isso pode afetar o organismo, que trabalha para se recuperar do esforço e pode dar sinais de baixa defesa para combater contaminações ou doenças.

Mas será que tomar banho todos os dias faz mal? De acordo com os dermatologistas consultados pelo Portal, a falta de banho não é recomendada e há riscos de comprometer a saúde. “A pele tem uma população bacteriana equilibrada, que pode aumentar na região das dobras, principalmente por calor e umidade.

Melhora a circulação sanguínea
A água é mais fria que a temperatura natural do corpo e isso faz com que este “se esforce mais” para manter a temperatura. Quando tomado regularmente, o banho frio pode ajudar a aliviar o sistema circulatório.

Cientistas do Reino Unido indicam que o melhor horário para dormir é entre as 22h e 23h. Cair no sono depois desse horário aumenta em até 25% as chances de desenvolver doenças cardiovasculares.

Apesar de o banho frio de fato oferecer mais benefícios, há também pontos positivos na água mais quente. O mais evidente é a sensação de relaxamento que ela proporciona. Há estudos mostrando que esse efeito pode levar a um sono melhor, ao alívio de fadigas musculares e da tensão corporal.

Consequências da água muito quente
Na pele, há um ressecamento e pode haver dermatites, que são inflamações cutâneas. Além disso, outras doenças de pele podem ser agravadas com água muito quente.