Faz mal acelerar muito a moto?

Perguntado por: lcosta5 . Última atualização: 7 de maio de 2023
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Muita gente, seja por pressa ou por simplesmente gostar de acelerar, deixa o giro do motor regularmente elevado. Esse procedimento realmente estraga sim o motor. Acontece que manter o regime do propulsor sempre elevado, exige dele uma manutenção periódica diferente, mas muitos se esquecem disso.

2) Acelerar demais
Quando ligam o carro pela primeira vez no dia, muitos acham que é necessário ficar acelerando como um piloto de Fórmula 1 para esquentar o motor mais rápido, mas isso é desnecessário e pode até mesmo estragar o motor.

Dessa forma, o ideal é manter o veículo sempre engatado e em velocidade constante, com rotação abaixo de 2.000 rpm.

O Que é Motor Fundido
Motor fundido é aquele que já não funciona mais por estar em estado de travamento. Muitas vezes, pode ser, inclusive, necessário comprar um motor novo.

De todo modo, é preciso, sim, deixar o motor funcionando de um a cinco minutos antes de partir. Termine de vestir o capacete e a luva com a moto ligada, que será o tempo suficiente. Isso garante que o motor, pistões e outros componentes tenham uma lubrificação inicial para envolver os componentes internos.

3 – Acelerar a moto parada. Deve ser a vibração no banco que causa uma sensação de prazer no ânus, porque acelerar a moto parada só faz gastar mais gasolina, emitir mais poluentes e reduzir a durabilidade do motor. Quando parar no semáforo, deixe a moto em ponto morto e na marcha lenta.

O que acontece se andar com a marcha errada? Trocar a marcha na hora errada É comum ver motoristas que evitam a troca de marcha para forçar o "ronco do motor", mas, além de danificá-lo, essa prática também aumenta o consumo de combustível e pode causar problemas mais sérios.

Para passar por um quebra-molas: Ao avistar o quebra-molas, pise no freio para diminuir a velocidade. Reduza as marchas do carro uma a uma, até a 2ª marcha. Passe pelo quebra-molas de 2ª marcha (sem pisar na embreagem).

Então quando você arrancar ou quando para de forma muito brusca o motor vai ir para frente ou para trás desgastando e podendo até quebrar os coxim, se você perceber, muitos acidentes o motor e arremessado para fora do veículo. Em casos mais “simples” o motor se soltará e cairá, impossibilitando continuar sua viagem.

O que mais pode acontecer ao sempre esticar demais a marcha? No longo prazo, a esticada de marcha pode ser responsável por arrebentar a correia dentada, superaquecer o motor, ou em casos extremos, até mesmo quebrar o câmbio do veículo.

Você só irá conseguir engatar a ré de fato em alguns carros automáticos e em baixíssimas velocidades. A reação será muito brusca e o carro irá parar. Em altas velocidades, um sistema de proteção evita que a transmissão aceite esse comando.

1ª marcha – motorista pode andar até 20 km/h. 2ª marcha – trafegar com o carro entre 40 km/h. 3ª marcha – entre 40 km/h e 50 km/h. 4ª marcha – uma velocidade confortável para o carro é 60 km/h.

Diferente do que o nome diz, a marcha lenta não é uma rotação para andar em baixa velocidade, ou em 1ª e 2ª marchas. Na realidade ela indica a rotação mínima que o motor pode girar para manter seu funcionamento e estar disponível ao girarmos a manopla direta (manopla de aceleração).

As explosões geralmente ocorrem porque resíduos da gasolina ou do álcool utilizado como combustível acabam saindo no escapamento do carro, resultado do processo de combustão. Assim, o resultado é claro: uma série de pequenas explosões bastante ruidosas, que podem e devem preocupar o proprietário do veículo.

Custo médio para retificar o motor
Uma projeção ampla sobre o custo médio, que pode ser feita pesquisando na internet, retorna uma faixa de R$ 2 mil a R$ 7 mil reais.

Usar a moto diariamente, em trajetos de ao menos 5 km, é a melhor maneira de preservar a bateria, componente que tem vida útil que dificilmente supera 2 ou 3 anos. Quando perto do fim da existência, poucos dias de inatividade de sua moto já são suficientes para que a bateria não consiga mais girar o motor de arranque.

Com o motor operando frio é mais difícil de bombear o óleo e a lubrificação ficará comprometida. Isso além de criar mais atrito entre componentes poderá aumentar a pressão e causar vazamentos com mais facilidade. Como resultado, danos a longo prazo e prejuízo certamente.

Ele causa danos em peças importantes do veículo.
Pode estragar o cabeçote, o pistão, os anéis de vedação do cilindro ou até mesmo exigir que você faça a retífica e, nos piores casos, a troca do motor. o que sairá muito caro para o seu bolso. Mas o que fazer quando você vê o motor esquentando rápido?

Agora, é possível empurrar a moto pela via, caso haja algum problema mecânico ou pane. Essa prática só se tornou possível graças à atualização do Manual Brasileiro de Fiscalização de Trânsito, que começou a valer a partir do dia 2 de janeiro de 2023.