Faz frio no espaço?

Perguntado por: asampaio . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4 / 5 6 votos

O espaço é um lugar muito frio. A temperatura certa no vácuo e longe de qualquer astro é de cerca de -270 graus C. Essa temperatura seria suficiente para congelar o hidrogênio na Terra - mas ainda está alguns poucos graus acima do que é considerado o "zero absoluto" - o ponto mais frio possível.

Mais especificamente, a onda infravermelha migra dos objetos mais quentes para os mais frios, agita as moléculas dos lugares onde chega, e os aquece. Ou seja, quando a radiação infravermelha atinge nossa atmosfera — camada de gases que envolve nosso planeta — ela aquece o ar.

2500ºC

Qual a temperatura fora da Estação Espacial? Por conta da radiação solar, essa região do espaço pode chegar a temperaturas altíssimas, de até 2500ºC. Pouquíssimos metais podem suportar essa temperatura sem derreter, e os materiais dos quais a estação espacial é feita, como alumínio, não passam nem dos 700.

Como é o ar no espaço? Se é o espaço sideral, aquele que existe entre os planetas e estrelas, ele não tem ar, nele predomina o vácuo (ausência de matéria). Se você se refere aos gases que existem no universo, o mais abundante é, sem dúvida, o hidrogênio.

O astronauta canadense Chris Hadfield até relatou em seu perfil no Twitter: “Chorar no espaço? Os seus olhos fazem lágrimas, mas elas ficam em forma de uma bola líquida. Na verdade, elas até pinicam. Lágrimas espaciais não caem”.

A Lua viaja ao redor da Terra em uma órbita oval à 36.800 quilômetros por hora. A Lua não possui atmosfera, então as temperaturas variam de -184 graus Celsius durante à noite a 214 graus Celsius durante o dia, com exceção dos pólos onde a temperatura é constantemente -96 graus Celsius.

Antártida

Descubra qual é o lugar mais frio do mundo! A Antártida, continente que fica no sul da Terra, é o lugar mais frio do planeta. Foi lá que os termômetros marcaram a primeira temperatura mais baixa já registrada: -89 graus Celsius, em 1983.

Amâncio Friaça, do Instituto Astronômico e Geofísico da USP, responde: "A fonte de energia do Sol é uma reação chamada fusão nuclear, na qual quatro núcleos de hidrogênio são convertidos em um núcleo de hélio.

Não. O Sol libera energia oriunda da fusão de hidrogênio que ocorre no seu interior pela elevada pressão gravitacional. Não é "fogo".

branco

Do espaço, o Sol aparece em sua verdadeira cor: o branco.

Como sabemos que o espaço é infinito? Com base na Teoria da Relatividade, os cientistas bolaram uma fórmula para estudar os limites do Cosmos. Depois de milhões de cálculos malucos, a conclusão foi a seguinte: se a densidade do Universo for menor do que 0,00188 g/cm3, ele é infinito.

5.778 K

Zero absoluto é a mais baixa temperatura que pode ser representada em qualquer escala termométrica. Trata-se de uma temperatura teórica, equivalente a 0 K (lê-se zero kelvin), na qual todas as partículas constituintes de um sistema termodinâmico devem encontrar-se perfeitamente em repouso.

Energia Solar no Espaço
As missões no espaço costumam ser longas e demandam muita energia. Você pode não ter imaginado, mas a energia solar gerada por painéis fotovoltaicos é utilizada em missões espaciais desde a década de 60, logo após o início da corrida espacial no mundo.

Em um processo de fusão nuclear libera uma grande quantidade de energia contida nos átomos. Quando a fusão de incontáveis átomos ocorre em uma “bola” imensa e pesada como o Sol, um “incêndio” é inevitável.

272 ºC

No vácuo total (ausência de matéria), a temperatura despenca para até 272 ºC negativos, 1 grau acima do zero absoluto. “É como medir a temperatura mínima do espaço.