Faz frio no deserto?

Perguntado por: lperes . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.1 / 5 14 votos

Desertos são frios à noite. Porém, muito quentes de dia. Por que isso acontece? Bem, os climas desérticos são reconhecidos por pouca ou nenhuma chuva, além de elevadas amplitudes térmicas, isto é, uma grande variação entre as temperaturas máximas e mínimas registradas em determinado intervalo de tempo.

A temperatura do deserto à noite pode cair até 42 graus Celsius. E, se você estiver fazendo uma viagem de um dia para o Deserto do Saara, no Norte da África, vai precisar levar água, protetor solar e um saco de dormir para passar à noite. Isso porque as temperaturas despencam no Saara assim que o sol se põe.

O Deserto do Saara é o mais quente do mundo, decorrente de seu clima hiperárido. Ele apresenta elevada amplitude térmica, uma vez que ocorre diversas variações de temperaturas. Assim, durante o dia as temperaturas podem atingir os 50 °C enquanto à noite podem chegar a -10 °C.

Sim, no deserto mais árido do mundo chove, e pode chover muito. Dos meses de Janeiro a Março você pode pegar dias de chuvas por lá. Isso ocorre pelo inverno Altiplânico (ou inverno boliviano). Neste período a umidade da Floresta Amazônica chega até a região causando estragos.

Embora as temperaturas variem muito no maior deserto, episódios com neve e geada são raros. As únicas outras incidências registradas de neve em Ain Sefra foram 1979, 2017, 2018 e em 2021. O frio intenso chegou ainda ao Líbano e à Arábia Saudita, onde também ocorreu preciptação de neve nos últimos dias.

Na verdade não tem nada de insensato, pois a cor preta absorve menos luz que as outras cores e por isso é mais usada no deserto. As roupas de cor preta são isolantes térmicas de forma a impedir que o calor externo entre e assim mantêm as pessoas menos aquecidas numa temperatura menor que a do exterior.

Descubra qual é o lugar mais frio do mundo! A Antártida, continente que fica no sul da Terra, é o lugar mais frio do planeta. Foi lá que os termômetros marcaram a primeira temperatura mais baixa já registrada: -89 graus Celsius, em 1983.

O Vale da Morte (Death Valley) é uma região desértica no leste do Estado da Califórnia. O local é constantemente lembrado por ser o lugar mais quente do mundo, lá já foi registrada a temperatura do ar mais alta da Terra: incríveis 56,7°C.

Se você for dormir no deserto, estes passeios duram cerca de 16 horas. Isto é consideravelmente mais longo do que um tour pelo deserto padrão, que geralmente dura cerca de 2-7 horas. O fator que normalmente determina quanto tempo você passa no deserto é o número de atividades que você faz no deserto.

Tome algum isotônico ou um pouco de água com sal (cerca de 5 ml de sal para cada litro d'água). Coloque peças de roupa molhadas sobre a pele para se refrescar com a evaporação.
...
Se notar algum dos sintomas abaixo, beba mais do líquido:

  1. Urina escura ou com cheiro forte.
  2. Pele seca.
  3. Tontura.
  4. Desmaios.

Os desertos são, em sua maioria, ambientes repletos de areia e rochas. Durante o dia, essa camada arenosa funciona como uma espécie de espelho, refletindo boa parte da luz do Sol que incide sobre ela, razão pela qual os dias nestes ambientes são tão quentes.

Mas não é a primeira vez que neva no deserto. Na verdade, isso já aconteceu outras quatro vezes nos últimos 42 anos: em 1979, em 2016, em 2018 e em 2021. Essas alterações no termômetro podem parecer surpreendentes, porém são esperadas.

Rússia, Finlândia, Groenlândia e Islândia são alguns desses países e estão na região do Círculo Polar Ártico. A exceção é a Antártida, no extremo sul do planeta. Viajar por esses lugares, onde as temperaturas ficam abaixo dos 10º graus ou sejam negativas em grande parte do ano, pode trazer inesperadas surpresas.

Os demais estados, incluindo todo o Norte, Nordeste e grande parte do Centro-Oeste possuem climas tropicais ou semiáridos e baixas latitudes e altitudes, tornando a neve (virtualmente) impossível.

Durante o dia, as temperaturas são superiores a 35°C, podendo chegar a mais de 50°C a depender dos fatores climáticos. À noite, essas temperaturas podem alcançar números negativos.

Além disso, a areia só absorve calor numa camada muito fina, o que faz o solo se resfriar em bem pouco tempo. É assim que, com o cair da noite, sem nenhuma reserva de calor, a temperatura pode desabar de tórridos 40 graus para siberianos 10 negativos.