Faz é verbo de ligação?

Perguntado por: afarias8 . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.8 / 5 2 votos

Verbos como ser, estar, continuar, parecer, tornar-se, virar, andar, ficar, encontrar-se, viver e permanecer são considerados verbos de ligação. Travaglia (2004) sugere que verbos como acabar, achar, apresentar-se, deixar, fazer, mostrar, passar, tomar e tratar-se também podem ser de ligação.

Intransitivo. Quando o verbo estar vier acompanhado de um adjunto adverbial de lugar, ele funcionará como verbo intransitivo, ou seja, aquele que tem sentido completo e não demanda objeto direto nem indireto. Vejamos alguns exemplos: Paulo estava no trabalho.

Verbos de ligação

  • Verbos de ligação ligam uma característica ao sujeito, indicando um estado. Não indicam uma ação realizada. ...
  • Um estado permanente:
  • Um estado transitório:
  • Um estado aparente:
  • A continuidade de um estado:
  • Um estado mutatório:
  • Verbo de ligação: Eu ando ansiosa. Verbo intransitivo: Meu filho já anda.

Verbos de ação são aqueles que enunciam as ações relatadas no texto (cortar, lutar, transportar, pagar, extrair, morar, trazer, etc.). Vejamos um exemplo: MODERNA.

Verbos significativos indicam uma ação. Verbos de ligação não indicam uma ação, apenas um estado, ligando uma característica ao sujeito.

O verbo ir, atuando como verbo transitivo indireto, necessita de um objeto indireto para completar o seu sentido.

Verbo transitivo direto é aquele cujo complemento verbal não apresenta uma preposição, como: “beber”, “ler”, “usar” etc. Já o complemento do verbo transitivo indireto possui preposição. O verbo também pode ser bitransitivo, isto é, transitivo direto e indireto ao mesmo tempo, como “dar”, “oferecer” etc.

Resposta: Sim. 'Estar' é um verbo de estado.

Qual é o verbo de ligação? R.: Chamar.

Um verbo de estado expressa uma propriedade de uma situação ou condição que está localizada no sujeito. Ele apresenta situações dinâmicas, e os envolvidos no processo verbal não sofrem nenhuma alteração, e por isso, o argumento desse verbo é inativo.

Resposta verificada por especialistas. A única frase que possui um verbo de ligação é esta: Aquele carro é caro.

Neste outro exemplo, o verbo andar corresponde a um estado e, portanto, classifica-se como verbo de ligação.

Pela simples função de ligar uma qualidade ao sujeito da oração os verbos de ligação têm esse nome. O passarinho estava triste pela manhã. A ação de resplandecer liga-se ao sujeito "a lua" e não se atende a nenhum outro termo. Esse tipo de verbo é classificado como intransitivo.

2. Elementos de ligação que exprimem tempo. Então, enfim, logo, logo depois, imediatamente, logo após, a princípio, pouco antes, pouco depois, anteriormente, posteriormente, em seguida, afinal, por fim, finalmente, agora, atualmente, hoje, frequentemente, constantemente, às vezes, eventualmente.

Exemplos de verbos que indicam uma ação. Verbo fazer, construir, pular, correr, espirar, estudar, tossir, piscar, escrever... indicam movimentos.

Significado de Foi
Forma regressiva de ser. substantivo deverbal Ação de ir; ato de se deslocar de um local para outro: foi de navio; foi-se pelo mar.

Verbos transitivos são os verbos que precisam ser acompanhados por complemento, pois não conseguem transmitir uma informação completa sozinhos. Exemplo: Tenho prova amanhã. Dizer “eu tenho” é muito vago. O verbo ter precisa de um complemento.

São exemplos de verbos de estado: ter, existir, coincidir, denotar, entre outros. Pestana (2013) afirma que os Verbos de Ligação (VL) são aqueles que não indicam a ação do sujeito, promovendo uma ligação dele ao predicativo do sujeito (PESTANA, 2013, p. 708).

* Estado permanente – representado pelos verbos ser, viver. * Estado transitório – verbos estar, andar, achar-se, encontrar-se. * Estado mutatório – verbos ficar, virar, tornar-se, fazer-se. * Estado de continuidade – verbos continuar, permanecer.

Por fim, no transitivo direto e indireto, há a ligação do complemento ao verbo tanto direta quanto indiretamente e ao mesmo tempo. Exemplo: “Maria doou cobertores aos necessitados”. “Doou” é verbo transitivo direto e indireto. “Cobertores” é objeto direto, e “aos necessitados” é objeto indireto.